sexta-feira, abril 12, 2024

Petrolândia: "O trabalho dignifica o homem", diz "Chico do Pão", vendedor ambulante de Petrolândia, em atividade há várias décadas; Conheça a sua história

Fotos: Assis Ramalho



No dia 12/04/24, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia entrevistou o vendedor ambulante Francisco de Assis dos Santos, popularmente conhecido em Petrolândia e região como Chico do Pão. Nascido na velha Barreiras, a vida desse petrolandense é uma verdadeira história de luta. Ele iniciou sua trajetória no comércio na década de 1970, trabalhando como ambulante. Era entregador de pão nos tempos da padaria de Nonato, no povoado de Barreiras, na antiga Petrolândia. 

Chico também trabalhou em olaria (fábrica de telhas e tijolos),  na produção de carvão vegetal e em firmas terceirizadas da Chesf, durante a construção da Barragem de Itaparica (Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga).

Chico do Pão, que atualmente tem 71 anos, também se aventurou, junto com a família, em viagem para cidades do Mato Grosso (MT), em busca de trabalho e melhores condições de vida. Nos tempos atuais, trabalha como vendedor ambulante, comercializa bolos - que são produzidos por ele. 

Com sua famosa bicicleta, Chico percorre ruas de Petrolândia, dia e noite. ''O trabalho é o que dignifica o homem'' diz Chico do Pão. 

Veja abaixo a integra da entrevista onde Chico fala de vários assuntos da longa tragetória de sua vida.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeito de Petrolândia sanciona Lei Nº 1433 que declara a música "Recordações" como Patrimônio Cultural Imaterial do Município

Capa de um dos discos de Ruy Sá (Reprodução)
Projeto de lei foi de autoria do vereador Dedé de França, na foto com a família do homenageado (Foto: Assis Ramalho)
Homenagem do Blog de Assis Ramalho no falecimento de Ruy Sá, em 2014

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, edição desta sexta-feira (12/04), a Lei Nº 1.433/2024, sancionada pela prefeito Fabiano Jaques Marques no último dia 10. A Lei declara a música "Recordações", composição de Ruy Sá, como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrolândia. Confira abaixo a Lei Nº 1.433, na íntegra.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA - GABINETE DO PREFEITO
LEI Nº 1.433/2024.

Ementa: Declara Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Petrolândia a Canção Recordações de autoria do Músico Ruy Sá, e dá outras providências.

O Prefeito do Município de Petrolândia, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara de Vereadores aprovou e Ele sanciona a seguinte Lei;

Art. 1º - Fica reconhecida a canção RECORDAÇÕES, de autoria do músico Ruy Sá, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Petrolândia/PE.

Petrolândia: Codevasf doa trator agrícola com grade aradora e arado reversível ao Assentamento Lago Azul

Foto ilustrativa (Reprodução Facebook)

No dia 08/04/24, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da 3ª Superintendência Regional/Pernambuco da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), publicou no Diário Oficial da União o Extrato de Doação de um trator agrícola e de uma grade aradora em favor da Associação Agropecuária do Assentamento Lago Azul-Kariru, localizada na zona rural de Petrolândia, na estrada para o Sobrado. O termo de doação foi assinado pelos representantes da Codevasf e da Associação no dia 13/03/2024. 

Confira abaixo o documento. 

EXTRATO DE DOAÇÃO

PROCESSO: 59530.000283/2024-20-e

ESPÉCIE: Termo de Doação de Bens Móveis, nº 03.0029.00/2024, que faz a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF em favor da Associação Agropecuária do Assentamento Lago Azul - Kariru, CNPJ: 19.835.530/0001-88, no município de Petrolândia, no estado de Pernambuco. OBJETO: Doação onerosa de 1 (um) trator agrícola, YANMAR, SOLIS 90, 75 CV, tombamento nº 321.680-6, CHASSI: MYYDK1256895MS, 1 (uma) grade aradora, tombamento nº 309.823-1, e 1 (um) arado reversível, tombamento nº 321.030-5, avaliados no valor total de R$ 236.550,00 (duzentos e trinta e seis mil, quinhentos e cinquenta reais), pertencentes à CODEVASF, sob a responsabilidade da 3ª Superintendência Regional. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Resolução Regional nº 063, de 23 de fevereiro de 2024, do Comitê de Gestão Executiva da 3ª SR - CODEVASF de acordo com o art. 29, XVII, da Lei nº 13.303/16, conforme previsto na Norma para Alienação de Bens - NOR 454 e com os procedimentos contidos no Processo Administrativo n° 59530.000283/2024-20-e. DATA DE ASSINATURA: 13/03/2024. ASSINAM: Jaques José da Silva Souza, Superintendente Regional Substituto da Codevasf 3ª/SR e Benedito Manoel dos Santos, Presidente da Associação.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Marcação de consultas e exames de 15 a 19/04/2024 na Secretaria de Saúde

 Secretaria de Saúde de Petrolândia em fev/2024 (Foto: Lúcia Xavier Ramalho) 

Confira o calendário semanal de marcações de consultas e exames na Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja D'Leles (antiga Minas Calçados), no centro de Petrolândia.

A programação pode ser alterada sem aviso prévio.

Horário de marcação: 07h30 às 12h00

Segunda-feira (15): Dentista-Atendimento Clínico Infantil (Dra. Gláucia) / Ultrassonografia Mama
Terça-feira (16): Dentista-Avaliação, limpeza, restauração (Dra. Nayara) / Dentista (Dr. Pedro)
Quarta-feira (17): Ultrassonografia Abdômen Total
Quinta-feira (18): Dentista-Canal (Dra. Renata)
Sexta-feira (19): Audiometria

Atenção - DIARIAMENTE:
MARCAÇÃO de exames laboratoriais, raio X e obstetra

DAS 07h30 às 11h00: CADASTRO DE ENCAMINHAMENTO PARA ESPECIALIDADES MÉDICAS E PROCEDIMENTOS


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Polícia apreende uma tonelada de maconha e erradica plantação em Ibimirim, no Sertão de PE

Maconha foi encontrada pronta para a venda (Foto: Reprodução/Polícia Civil )

A Polícia Civil apreendeu uma tonelada de maconha na zona rural de Ibimirim, no Sertão. Além da apreensão, ocorrida na última quarta-feira (10), a polícia também erradicou uma plantação de maconha na propriedade.

A operação foi realizada por meio da Delegacia de Homicídios de Arcoverde e da Delegacia de Buíque. O material estava em plantação e também em uma espécie de estufa, de acordo com a polícia. Tudo foi destruído.

"Uma tonelada estava em processo de plantio e uma outra quantidade estava já pronta para ser embalada e revendida", afirmou o o delegado de Buíque, Adriano Ferro.

Por g1 Caruaru

Caravana Federativa do governo federal chega a Pernambuco, nesta segunda-feira (15), em Olinda (PE), a partir das 10h30

Foto: Divulgação

A Caravana Federativa, iniciativa do governo federal, que leva atendimento a gestores locais que desejam ampliar a participação de seus municípios em programas do governo federal, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, chega a Pernambuco.

Começa, nesta segunda-feira (15), em Olinda (PE), a Caravana Federativa, uma iniciativa do governo federal para levar serviços e atendimentos aos gestores municipais. O secretário André Ceciliano, da Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF), da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), da Presidência da República, participará de todo o evento representando o ministro da SRI, Alexandre Padilha.

A Caravana Federativa é uma ação itinerante do governo do presidente Lula que leva aos estados representantes de 37 ministérios e bancos públicos para o atendimento a prefeitos e gestores locais que desejam ampliar a participação dos municípios nos programas do governo federal. O evento conta com a parceria do governo do estado de Pernambuco e da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco).

Audiência pública na Alepe debate interrupções no fornecimento de energia em Pernambuco

Foto: Giovanni Costa/Alepe

Queixas da má qualidade do serviço de energia elétrica em Pernambuco marcaram a audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, na última terça-feira (9). O objetivo do encontro foi discutir problemas no fornecimento de energia a setores produtivos do Estado, como a bacia leiteira e o polo de confecções do Agreste.

Jéssica Cavalcanti, pequena confeccionista do município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, relatou as dificuldades enfrentadas quando as quedas de luz comprometem a produção. “Não trabalho com estoque, produzo semanalmente para vender na feira. A falta de qualidade do serviço de energia está tirando o pão da mesa das costureiras, das pessoas que riscam, dos cortadores… Impacta na minha vida, que vendo, e na vida do comprador”, analisou.

O turismo foi outra área, lembrada na audiência, que sofre com as falhas no fornecimento de energia elétrica. Presidente da Câmara Municipal de Bonito, no Agreste Central, o vereador Paulo Sérgio cobrou a melhoria do serviço da Neoenergia. “Bonito é um município turístico de alcance nacional. De janeiro até hoje, só em um fim de semana não faltou energia na rota turística da cidade. Isso é inadmissível, estamos sofrendo com esse descaso”, afirmou o vereador.

Primeira indústria de e-metanol do Brasil será instalada em Pernambuco com investimento de R$ 2 bilhões

Governadora em exercício Priscila Krause recebe executivos da European Energy que anunciam investimentos de grupo dinamarquês no Complexo Portuário de Suape (Foto: Miva Filho/Secom Gov PE

Pernambuco receberá a primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil. A governadora em exercício Priscila Krause se reuniu, nesta sexta-feira (12), no Palácio do Campo das Princesas, com um grupo de executivos da European Energy, companhia dinamarquesa consolidada no Brasil no ramo de energia limpa. Durante o encontro, foi discutida a implantação da indústria de produção de e-metanol que será instalada em uma área de dez hectares dentro do Complexo Industrial de Suape, no Litoral Sul do Estado. Para o projeto, a empresa está aportando um investimento de R$ 2 bilhões.

De acordo com Priscila Krause essa é uma iniciativa que dialoga com o desenvolvimento de uma economia limpa, que tem sido prioridade para o Estado. “Mais uma vez, Pernambuco sai na frente atraindo a instalação de um projeto pioneiro em energia renovável no país. Isso fortalece um trabalho que vem sendo feito por nossa equipe, inserindo o Estado nesse momento de transição energética para que possamos ter a nossa produção com o máximo de descarbonização possível”, destacou a governadora em exercício.

Prefeito de Araripina recebe reitor do IF Sertão para discutir construção do campus

Jean Carlos Alencar, Socorro Pimentel e Raimundo Pimentel (Foto: Divulgação)

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, recebeu nesta sexta-feira (12) o pró-reitor de Orçamento e Administração e reitor eleito do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, para dar seguimento às tratativas para a construção do campus do IF no município.

Juntos à deputada estadual Socorro Pimentel, eles visitaram o terreno doado pela prefeitura para a obra, localizado na Vila Santa Maria, próximo ao Sesi, Senai e ao antigo prédio da Faciagra. No local, a prefeitura está concluindo a obra de uma escola de 22 salas de aula.

A construção do IF em Araripina está prevista para iniciar ainda este ano, como parte do plano do Governo Federal de construir 100 novos institutos federais em todo o país. Araripina foi uma das cidades selecionadas para receber um dos novos campi graças à agilidade com que a prefeitura tratou o assunto e apresentou o terreno ao Ministério da Educação.

“A Compesa é imprivatizável” - Artigo de Heitor Scalambrini Costa

Foto: Compesa

“A Compesa é imprivatizável”

Heitor Scalambrini Costa
Professor associado aposentado da Universidade Federal de Pernambuco

O título em epígrafe foi dito pelo atual presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), Alex Machado Campos, em entrevista concedida ao tomar posse em 1 de setembro de 2023.

Também é de conhecimento público que a governadora de Pernambuco, em 3 de maio de 2023, assinou um contrato (de R$ 8.351.175,77) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que apresentasse propostas de participação de investimentos privados, ou seja, a concessão dos serviços específicos de saneamento, água e esgoto, atualmente prestados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). Este contrato teve a chancela do Conselho do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (CPPPE), vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão.

Importante destacar que a promessa do presidente da COMPESA, ocorreu mesmo antes dos resultados do estudo apresentado pelo BNDES, que somente foram divulgados em 18 de março de 2024. No relatório final, o BNDES apresentou 3 propostas. A de concessão total, a de concessão parcial, e a de conceder ao capital privado somente os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Aprender - Artigo de Edson Mendes


APRENDER 

A parte não existe sem o todo. O todo não existe sem a parte. Entender a complexidade nos obriga a pensar. E, pensando-a, compreender que os tecidos, tecidos, é que dão vida e substancia à grande teia da existência. O pensamento complexo, que é sintético e, portanto, dialético, reúne, religa, reconecta o aparentemente fragmentado, tornando-o sistêmico e recursivo, contraditório, mas real.

O todo é, ao mesmo tempo, maior e menor que as partes. A perna decepada continua existindo no cérebro que sente. A tapeçaria, vista de longe, esconde os fios que a tecem. De muito perto, contudo, os vemos – mas não à peça. As duas dimensões, do complexo e do simples, estão contidas e contêm-se como o côncavo e o convexo. Como a vida e a existência, que não são iguais, porque, se é certo que uma pedra existe, já não é tão certo que viva.

Nós não compreendemos. Não sendo possível argumentar sem o alicerce da complexidade, o pensamento critico torna-se obtuso. É preciso, mais que ouvir, escutar, mais que ver, enxergar, mais que entender, compreender. Simplistas, simplificamos. Alheios, alheiamo-nos. Esquecemos o motivo pelo qual inventamos a cidade, a praça, a calçada, a escola, a prisão. Seu uso privatizado, e seu desuso coletivo, nada significam para o olhar dos insensíveis, ou ignorantes, que somos todos nós quando só enxergamos o que vemos.

Petrolândia: Em parceria com a Bio Extratus, DHFARMA promoveu nesta sexta (12) análise capilar gratuita para clientes

 


Farmácia DHFARMA promoveu, em parceria com a Bio Extratus, a campanha de análise capilar gratuita, nesta sexta-feira (12). 

Os trabalhos foram feitos  pela jovem Alexia Almeida, representante da Bioextratus,  Alexia presta serviço para a empresa HG Nordeste distribuidora de cosméticos.

A ação ofereceu às clientes uma consultoria especializada, com uso de aparelho de alta tecnologia, que realiza leitura e interpretação sobre a saúde do couro cabeludo, fios e pontas, facilitando a indicação de tratamento adequado para cada tipo de cabelo.

A análise capilar constata a partir de um fio de cabelo, o estado em que ele se encontra e as deficiências que precisam ser tratadas. Tal processo vem se modernizando a partir do uso de aparelhos que permitem a visualização dos diferentes tipos capilares e suas características únicas.

Esta técnica permite ao profissional saber qual o tipo de tratamento adequado e quais produtos usar para um melhor resultado em casos de queda, caspa, oleosidade excessiva.


A DHFARMA também ofereceu Aferição de pressão e medição de glicose grátis.

veja abaixo, fotos

PRODETER BNB se reúne com apicultores e instituições de apoio da Rota do Mel do Pajeú no Sertão Pernambucano



O Coordenador do PRODETER-BNB, Agente de Desenvolvimento, Josenildo Pereira, se reuniu no dia 08 de abril de 2024, segunda-feira, com equipe de apoio da Rota do Mel do Pajeú, coordenada por Cicero Aldo, integrantes do Plano de Ação Territorial do Mel, e membros da Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Município de Serra Talhada. A reunião ocorreu no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada.

Na oportunidade, o coordenador apresentou as principais ações do Plano de Ação Territorial da Apicultura e da Rota do Mel do Sertão do Pajeú, além de destacar o apoio institucional das ações da UFRPE/UAST-Unidade Acadêmica de Serra Talhada e os investimentos da CODEVASF e ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco na região.

Abono Salarial: CAIXA paga R$ 4 bilhões a partir de segunda-feira (15) aos trabalhadores nascidos em março e abril; Confira o calendário



Confira o calendário completo de pagamento:

A CAIXA inicia, na próxima segunda-feira (15), o pagamento do Abono Salarial 2024, referente ao ano-base 2022, para os nascidos em março e abril. O crédito do benefício é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Neste mês, serão pagos R$ 4 bilhões aos trabalhadores. Os valores do Abono Salarial variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2022.

Como sacar:

Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA receberão o crédito, automaticamente, em sua conta do banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital.

A movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo Aplicativo CAIXA Tem, que permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da CAIXA.

Dia D da Vacinação em Petrolândia: sábado é dia de combater a gripe; veja quem pode se vacinar

 


🌟⏰ Neste sábado (13), das 7h às 17h, em todos os postos de Saúde do município, estará acontecendo o Dia D para proteção! Estamos prontos para vacinar contra a influenza aqui em Petrolândia! Venha garantir sua saúde e fortalecer nossa cidade contra a gripe!


Divulgação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Policial militar é assassinado com vários tiros no Agreste de Pernambuco

O policial militar reformado foi morto a tiros em uma estrada de terra, em São Bento do Una, no Agreste do Estado (Foto: Reprodução/Redes Sociais )

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) instaurou um inquérito para investigar e prender dois homens suspeitos de matar a tiros um policial militar reformado, no Agreste do Estado de Pernambuco.

O caso aconteceu na quinta-feira (11), mas foi confirmado pela corporação nesta sexta-feira (12).

O sargento reformado, de 63 anos, foi morto com dez disparos de arma de fogo, em uma estrada de terra que dá acesso ao povoado de Jurubeba, na Zona Rural do município de São Bento do Una, distante 205 quilômetros do Recife.

Segundo a Polícia Civil, o PM reformado foi morto após largar de um serviço que fazia de segurança. No momento da execução, a vítima estava em uma motocicleta trafegando pela estrada de terra quando foi interceptado por dois homens desconhecidos que estavam em um veículo.

“De acordo com relatos de familiares, a vítima fazia trabalho de segurança e após largar teria saído de motocicleta. Dois desconhecidos o seguiram em outro veículo, o fazendo parar no local, momento em que realizaram disparos contra ela e fugiram em seguida”, disse a Polícia Civil por meio de nota.

Embora a corporação não confirme, o policial morto foi identificado como Ademir Matias da Silva.

O corpo da vítima foi periciado por uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) e, em seguida, encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste pernambucano.

Até a última atualização desta matéria, não havia informações sobre a identificação e prisão dos suspeitos.

Por: Wilson Maranhão

Professora é morta a tiros na frente da família, no interior do Ceará

Verônica Pereira Cavalcante foi morta a tiros na frente da família em Parambu, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal

Uma professora foi morta a tiros na frente da família após ter a casa invadida por criminosos no distrito de Oiticica, a cerca de 6 km de distância da sede da cidade de Parambu, no interior do Ceará, nas primeiras horas desta sexta-feira (12).

Segundo o delegado Gisleian Lima, da Delegacia Municipal de Parambu, o crime aconteceu por volta de 2 horas, vitimando Verônica Pereira Cavalcante, de 39 anos.

"As primeiras informações é de que ela estava em casa com o marido e os filhos quando os criminosos invadiram a residência e atiraram contra a professora. Até o momento sem autoria. Não há caracterísitcas típicas de feminicídio, pois não há nada que aponte para violência de gênero. A suspeita preliminar é de homicídio mesmo", falou o delegado Gisleian Lima.

Ainda conforme o delegado, a polícia realiza buscas para tentar identificar e capturar os suspeitos.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram acionadas para o local da ocorrência, onde realizaram os primeiros levantamentos. As investigações acerca do caso estão a cargo da Delegacia Municipal de Parambu.

Luto por professora

Petrolândia: Farma21 conta com mix completo de medicamentos, perfumaria, genéricos, similares e preço acessíveis aos consumidores






Desde quando chegou à Petrolândia, a Farma21 carrega no seu DNA características que se alinham perfeitamente a sua missão: de estar pertinho dos clientes oferecendo sempre o melhor.

A Farma21 conta com um mix completo de perfumaria, medicamentos genéricos, similares e preço acessíveis aos consumidores.

A Farma21fica localizada na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, Quadra 09, no centro da cidade. Pois, trata-se de mais uma ótima opção de farmácia na cidade de Petrolândia-PE.

Contato (87) 9.9125-3821

O horário de funcionamento da Farma21 é diário (todos os dias) das 06:30 às 10:30

Torcedor morre após se engasgar com carne de espetinho antes de jogo do Sport contra o Ceará



Sérgio Augusto tinha 39 anos e morreu na quinta-feira (11) — Foto: Reprodução/Instagram

Um torcedor do Sport morreu após se engasgar com a carne de um espetinho antes da partida do clube contra o Ceará, que aconteceu na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A partida e o engasgo aconteceram na quarta-feira (10) e Sérgio Augusto Vila Nova de Melo morreu um dia depois, na quinta-feira (11).

Sérgio Augusto tinha 39 anos e chegou a ser socorrido e internado no Hospital da Restauração (HR), no Derby, região central do Recife, mas não resistiu e morreu.

Ele tinha ido assistir o jogo do time pela Copa do Nordeste quando se engasgou. Um agente da Polícia Militar (PM) que estava no local foi chamado por outros torcedores para ajudar Sérgio.

Ele fez a manobra de Heimlich no torcedor, para tentar desobstruir a garganta, e, de acordo com a corporação, Sérgio voltou a respirar, mas precisou ser levado para o HR. Lá, ele foi internado na ala vermelha do setor de traumatologia do hospital, mas não resistiu.

Nas redes sociais, o clube lamentou o falecimento do torcedor "com sentimento de profunda tristeza". Sérgio era casado e deixa um filho.

"Meus sentimentos a seu pai Marcos, sua mãe, seu irmão Saulo, seu filho Bruno e a todos os seus familiares e amigos. Deus o receba nessa nova morada e com sua infinita bondade e conforte sua família", disse Maciel Júnior, diretor de comunicação do Sport.

Por g1 PE

Petrolândia/Jatobá: Azimute 2 x 1 Vitória-BA, jogo histórico no Estádio da Adecita, completou 40 anos

 

Intercaladas, equipes do Vitória e do Azimute. Jogadores do alvirrubro Azimute, em pé: Polimar, Edilson Galego, Fernando, Edízio Bezerra, Assis Ramalho, Everaldo e o técnico Paulo Daltro (último à direita). Agachados: Grilo (goleiro), Lisboa, Edson Madera, Gilson e Ney.
Obs: No decorrer do 2ª tempo, entraram Valmir Brasil no lugar de Edízio Bezerra, e Cezar Campos no lugar de Everaldo.

No dia 18 de dezembro de 2023, completou exatamente 40 anos que a comunidade de Petrolândia e região, vivendo o auge da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (Represa de Itaparica), presenciou a realização de um jogo de futebol que entrou para a história do esporte regional.

Em 1983, o time chesfiano do Azimute, do qual este blogueiro era zagueiro, venceu o todo-poderoso time do Vitória da Bahia.

Naquele ano, o esquadrão baiano foi contratado pela diretoria do Azimute, time ligado à Chesf, para vir ao Acampamento de Itaparica (então localizado em Petrolândia, atualmente um bairro do município de Jatobá), entregar as faixas ao Azimute, vencedor do disputadíssimo Campeonato Itaparicano de 1983.

Veja quem são as vítimas do acidente que matou cinco pessoas na zona rural de Petrolina



Policial Militar reformado morto em acidente em Petrolina — Foto: Reprodução

As cinco vítimas do acidente na PE 628, na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram identificadas. Na manhã desta quinta-feira (11), o carro onde elas estavam caiu no canal principal do Projeto Público de Irrigação Pontal. A suspeita é que o motorista tenha perdido o controle do veículo quando tentava fazer uma curva.

Dois homens, duas mulheres e um bebê de nove meses morreram. As mulheres e o bebê era da mesma família. Todos os ocupantes do carro eram vizinhos.

Veja quem são as vítimas

Fernando Lopes, conhecido como Bigodão - Sargento reformado da Polícia Milita – era o motorista do carro;

Francisco Reginaldo da Silva – passageiro;

Damiana Pereira da Silva – avó da bebê e mãe de Beatriz;

Beatriz Pereira da Silva - filha de Damiana e mãe da criança;

Ana Júlia Alves da Silva, de 9 meses, filha de Beatriz;

Entenda o caso

Cinco pessoas morreram após um carro cair em um canal na PE 628, na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O acidente aconteceu por volta das 10h, desta quinta-feira (11). A suspeita é que o motorista tenha perdido o controle do veículo quando tentava fazer uma curva.


Carro ficou submesso em canal na PE 628, em Petrolina — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina

O Instituto Médico Legal de Petrolina ( IML) e a Polícia Científica chegaram ao local do acidente por volta de 15h40. Após os procedimentos, os corpos foram levados para o IML.

Em nota, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que é responsável pelo canal de irrigação, lamentou o acidente a morte das cinco vítimas.

"A Codevasf lamenta profundamente o trágico acidente ocorrido nesta quinta-feira no canal principal do Projeto Público de Irrigação Pontal e solidariza-se com familiares das vítimas e com a comunidade. A Companhia acompanhará com atenção a coleta de informações sobre as circunstâncias do acidente".

Por Emerson Rocha, g1 Petrolina

Cinco pessoas morrem após carro cair em canal na zona rural de Petrolina

Acidente deixa cinco mortos em Petrolina — Foto: Emerson Rocha/g1 Petrolina

Cinco pessoas morreram após um carro cair em um canal na PE 628, na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O acidente aconteceu por volta das 10h, desta quinta-feira (11). A suspeita é que o motorista tenha perdido o controle do veículo quando tentava fazer uma curva.

Dentro do carro estavam dois homens, duas mulheres e uma bebê, de nove meses. As duas mulheres e a criança eram avó, mãe e filha. Elas eram vizinhas do motorista e da outra vítima. As vítimas foram identificadas como Damiana Pereira da Silva; Beatriz Pereira da Silva, de 21 anos, e Ana Júlia Alves da Silva, de nove meses.

Caso aconteceu na tarde dessa quinta-feira (11) - Foto: Instagram/Reprodução/@blogpetrolinaemdestaque
O motorista foi identificado pelos vizinhos que compareceram ao local do acidente como Fernando Lopes, conhecido como Bigodão. Ele era sargento da policial militar reformado. O outro homem, foi identificado apenas como Francisco Reginaldo da Silva.


Policial Militar reformado morto em acidente em Petrolina — Foto: Reprodução

O Instituto Médico Legal de Petrolina ( IML) e a Polícia Científica chegaram ao local do acidente por volta de 15h40. Após os procedimentos, os corpos foram levados para o IML.

Em nota, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que é responsável pelo canal de irrigação, lamentou o acidente a morte das cinco vítimas.

"A Codevasf lamenta profundamente o trágico acidente ocorrido nesta quinta-feira no canal principal do Projeto Público de Irrigação Pontal e solidariza-se com familiares das vítimas e com a comunidade. A Companhia acompanhará com atenção a coleta de informações sobre as circunstâncias do acidente".

Por Emerson Rocha, g1 Petrolina

Meta de Lula são 1.000 institutos federais profissionalizantes

Ao começar a discursar, Celina foi vaiada pela plateia. Lula se colocou ao lado dela e as hostilidades cessaram - (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

Ao participar da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), no Sol Nascente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que tem como meta pessoal implantar mil instituições de ensino técnico. Ele lembrou que, em 100 anos, foram criados 140, mas, apenas em seus três mandatos, esse número subiu para 782.

"Quero chegar a 1.000 porque da mesma forma que o Pelé, o Romário e o Túlio Maravilha queriam marcar 1.000 gols, quero, quando deixar essa terra, ter feito 1.000 escolas técnicas nesse país", disse, citando alguns dos principais jogadores do futebol brasileiro que alcançaram a marca histórica.

A unidade do IFB do Sol Nascente integra o plano de expansão dos institutos federais por meio do Novo PAC. O investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões para construção de 100 novos campi pelo Brasil a fim de gerar 140 mil novas vagas de educação profissionalizante.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a conquista do Sol Nascente. "Aqui, a gente vai ter um instituto que vai dar oportunidade para 1.400 jovens do Sol Nascente, que vão fazer ensino técnico ligado ao ensino médio e a chance de obter licenciatura. Minha palavra é de agradecimento ao presidente, que reafirma o compromisso com educação pública de crianças e jovens", afirmou.

Considerada a maior favela do Brasil, Lula afirmou que o Sol Nascente não se parece com comunidades periféricas tradicionais. Enalteceu a organização dos moradores e a intervenção do poder público.

"Faz um mês que vim de helicóptero quando me comunicaram que passava pelo Sol Nascente. Fiquei olhando onde é que estava a favela. O Sol Nascente não tem nada a ver com o que a gente conhece no Rio, São Paulo, Pernambuco ou Ceará. É melhor que muitos bairros de classe média baixa em São Bernardo do Campo e outras cidades. Achei que ia chegar aqui e encontrar um lugar feito de pedaços de madeira, de zinco, que não tinha rua, que não tinha nada. Estou em uma cidade e isso se deve ao trabalho de vocês e ao atendimento que o poder público. É uma conquista extraordinária", afirmou.
Teatro Nacional

50 anos do Reservatório Moxotó: águas do Velho Chico - Por: Regina Borges


Regina Borges: Professora, escritora e pesquisadora

50 anos do Reservatório Moxotó: águas do Velho Chico

Lembrar é também uma honra à memória

 O destino do Velho Chico é ser mar, mas até a sua chegada na divisa entre Piaçabuçu – AL e Brejo Grande – SE, ele enfrenta uma série de grandes desafios, entre eles estão as barragens, estruturas gigantescas de concreto e, como o próprio nome já sinaliza, tem como propósito barrar o fluxo d’água. Ao entorno desses barramentos são formandos imensos reservatórios, os quais têm como finalidade não apenas ampliar a geração de energia elétrica, mas também garantir a regularização do volume de água.


Foi assim que em 1974, nas proximidades das grandes cachoeiras de Paulo Afonso-BA, o nosso Velho Chico viu, mais uma vez, o seu rito de viagem ser alterado. À época, a CHESF* já tinha construído grandes usinas hidrelétricas - Paulo Afonso (PA) I, PA II, PIII e a do Moxotó (1971), mais tarde renomeada de Apolônio Sales. A PA IV seria concluída somente em 1979. No entanto, diferentemente das primeiras usinas, para as quais foram utilizadas o fluxo natural do rio, à montante da barragem Apolônio Sales foi formado o reservatório Moxotó**, o pioneiro nesse território de Itaparica.

E foi ali que o nosso Velho Chico, impedido de correr livre, foi se alargando, e vorazmente saiu engolindo tudo o que via pela frente. Atingiu 90 km² de terras, tomou novas formas, mudou a paisagem e a vida de milhares de ribeirinhos que viviam às suas margens.

Se por um lado a CHESF trabalhava com muita determinação na execução do plano de desenvolvimento do Nordeste, o qual exigia cada vez mais demanda pela produção de energia elétrica; por outro, o deslocamento compulsório de milhares de ribeirinhos entraria, de forma dolorosa, para a história do sertão nordestino.

E neste ano, ao completar 50 anos da grande inundação em decorrência do enchimento do reservatório Moxotó, faz-se necessário que esse fato seja relembrado, porque conhecer a história é preservar os laços costurados pela memória.

Mulheres dizem que foram dopadas e estupradas pelo empresário pernambucano Rodrigo Carvalheira

Empresário Rodrigo Carvalheira em foto de arquivo — Foto: Reprodução/Instagram

"Acordei numa cama e tinha muito sangue. [...] Quando eu fui tomar banho, foi quando eu vi o quanto eu estava machucada [...] ainda estava com sangue, com muita dor". A declaração é de uma das mulheres que afirma ser uma das vítimas do empresário pernambucano Rodrigo Carvalheira, preso na manhã desta quinta-feira (11), no Recife, sob suspeita de agressão e estupro.

Em entrevista exclusiva para a TV Globo, a mulher, que preferiu não se identificar, contou que foi dopada e estuprada pelo empresário. Além dela, outras duas mulheres denunciaram o mesmo crime (confira mais abaixo). Além de negar as acusações, a advogada do empresário disse que foram "armação política" (veja no final desta reportagem).

A mulher que relatou ter sido dopada disse que o caso aconteceu após uma festa, em 2009, quando ela tinha 18 anos, mas foi denunciado à polícia no final do ano passado. Ela estava em uma boate no Recife com os amigos quando foi abordada por Rodrigo, que perguntou se ela "queria ficar mais alegre para curtir a festa".

"Ele me deu um comprimido, eu tomei. E aí continuou a festa e eu vi que eu estava ficando, tipo, muito louca, comecei a passar mal. [...] Eu lembro que saí do banheiro e ele estava me esperando na porta [...] Quando eu vi, ele 'e aí, bateu?', e eu: "Titela, eu estou passando meio mal, preciso ir para casa', aí ele 'não, fique tranquila, eu te levo'", contou a mulher.

Ela afirmou que tem poucas lembranças sobre o que aconteceu durante a carona, mas que entendeu o que tinha acontecido quando acordou (veja vídeo acima).

"Fiquei muito mal, principalmente porque eu era virgem. Fui conversar com ele, fiz: 'Titela, como tu fala isso para as pessoas, tipo, eu não lembro de nada, estava apagada', aí ele disse que 'sim, fiz e faria de novo', falou, tipo, debochando", declarou.

A mulher disse que, após o episódio, entrou num modo de "autodestruição" e começou a se cortar e a usar drogas. "Eu soube que ele tinha feito isso com outras meninas, outras mulheres, e uma das vítimas estava denunciando ele e eu tive força para denunciar também", contou.

Ela declarou que, nessa época, falou pela primeira vez sobre o estupro com a mãe.

"Vou nem dizer [que foi como] um soco, foi muito mais do que isso. Isso foi nas minhas entranhas, foi na minha alma e a única coisa que consegui foi pegar minha filha no colo e acolher ela e lamentar esses anos todos que ela passou por isso sozinha", disse a mãe.

Outras duas vítimas denunciaram o empresário

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 56 milhões; veja os números e os demais sorteios desta quinta (11/04/2024)) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



O sorteio do concurso 2.711 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (11), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 56 milhões.

Veja os números sorteados: 14 - 36 - 38 - 46 - 55 - 60

5 acertos - 69 apostas ganhadoras: R$ 49.876,99
4 acertos - 4.507 apostas ganhadoras: R$ 1.090,84

O próximo sorteio da Mega será no sábado (13).


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia