segunda-feira, março 11, 2024

Mourão: Governo Bolsonaro teve fim melancólico; tínhamos de admitir derrota

O vice-presidente Hamilton Mourão durante palestra na Expo Dubai. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O senador e ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o fim do governo Bolsonaro foi melancólico e que a derrota nas urnas deveria ter sido admitida.

Em entrevista ao UOL News da manhã desta segunda-feira (11), ele disse também e que o tenente-coronel Mauro Cid é a parte mais fraca no processo contra o ex-presidente e defendeu o general Freire Gomes.

'Perdemos por pouco, mas perdemos'

''Acho que o governo teve coisas muito boas e, no final, teve esse fim que considero melancólico. Não fiquei satisfeito com o final do nosso governo''.

''Tínhamos que ter reconhecido a derrota. Perdemos por pouco, mas perdemos. Tinha que ter dado uma resposta clara: perdemos agora, mas vamos melhorar para voltar mais forte em 2026. Acho que isso é do jogo democrático''.

Mourão: 'Golpe pra mim não tem minuta'


Mourão acredita que não se dá golpe de Estado com a elaboração de uma minuta, como apontaram as investigações da Polícia Federal sobre atos golpistas do governo Bolsonaro..

''Tentativa de golpe é como Hugo Chávez fez em 1992, na Venezuela, quando mobilizou a tropa dele, atacou o palácio presidencial e atacou a residência do presidente da República. Isso é tentativa de golpe. O resto é só discussão''

''Golpe, para mim, não tem minuta [...] Se o presidente iria me apresentar, ou não, julgo que esse assunto, como nunca foi discutido, não tenho como chegar e dizer que ia olhar e ler. Não tratamos disso''

O senador defendeu o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes, que, segundo ele, foi bem-sucedido ao manter a união do Exército.

Freire Gomes e o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior, relataram à Polícia Federal os detalhes sobre as articulações golpistas conduzidas por Bolsonaro e confirmaram a participação em uma reunião convocada pelo ex-presidente para discutir uma minuta de um decreto golpista.

''Freire Gomes assume o comando do Exército em 2022, já no tumulto da comissão junto do TSE, e ele procurou manter o Exército unido em um momento de 'disse me disse'. Acho que ele foi bem-sucedido nisso''

O senador também disse que não concordava com as funções de Mauro Cid no governo e que ele é a parte mais fraca no processo sobre a tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder.

''Cid é a parte mais fraca neste processo. É um oficial jovem, brilhante, que conheço desde criança [...] Tinha uma carreira extraordinária e estava pronto para ir para os Estados Unidos fazer um curso, quando Bolsonaro o chamou para ser ajudante de ordem''.

''Ele teve uma série de funções que lhe foram dadas, que não concordava por ele ser um oficial da ativa participando de atividades políticas''

''Não vejo questão de [Mauro Cid] entregar [Bolsonaro]. Ele é a parte mais fraca [...] A carreira dele acabou, para a qual ele se preparou''.

'Bolsonaro não me chamava nem pro cafezinho', diz Mourão

Mourão também voltou a falar que ele e Bolsonaro não se conversavam mais após as eleições.

Em edição do UOL Entrevista de fevereiro de 2023, Mourão havia dito que conversou com Bolsonaro pela última vez em dezembro de 2022, pelo WhatsApp.

''A partir do momento que o ex-presidente Bolsonaro escolheu Braga Netto para ser seu candidato a vice, antes de eu pensar a me candidatar ao senado, ele me colocou de lado. Ele não me chamava nem pro cafezinho. Fiquei tocando minhas atribuições restritas de vice-presidente e, em fevereiro, tomei a decisão de me candidatar ao senado''.

""Naqueles dois meses, pós-resultado eleitoral, sabia que tinha algumas reuniões ocorrendo lá no Palácio da Alvorada. Ninguém comentou nada comigo e eu não tinha acesso a nada''

''Fui lá duas vezes para falar com o presidente: no dia da derrota da eleição, ele não me recebeu porque não queria receber ninguém, e após retornarmos da cerimônia de aspirantes da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) eu fui conversar com ele e pedi que fizesse um discurso à nação reconhecendo que tinha perdido a eleição, criticando o que ele quisesse criticar, que passasse a faixa ao presidente Lula e que pedisse que as pessoas que estavam na frente dos quartéis que retornassem para suas casas''

Lula está dando um bom passo para pacificação, diz Mourão sobre não celebrar golpe militar

''Na visão de Mourão, Lula acerta em não celebrar atos dos 60 anos do golpe militar. O presidente cancelou atos que marcariam a data''

''O presidente está tomando uma atitude correta e, com o passar do tempo, precisamos entender que somos fruto de todo esse passado histórico, com seus acertos e erros''.

''Vai ao encontro de pacificar o país [...] Dessa forma, o presidente Lula está dando um bom passo''

 UOL São Paulo



Mulher de 25 anos é morta a tiros m Juazeiro/BA e suspeito é ex-companheiro


Uma mulher de 25 anos foi morta a tiros em Juazeiro, no norte da Bahia, nesta segunda-feira (11). Quemoly Luize de Sena Araujo foi baleada dentro da casa onde mora e o suspeito do crime é o ex-companheiro dela, conforme informou a Polícia Civil. O homem está preso.

De acordo com informações apuradas pela TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia em Juazeiro, o suspeito integra o Corpo de Bombeiros Militar da cidade.

As investigações iniciais apontam que o suspeito foi até a casa da vítima, no bairro Vila Tiradentes, atirou contra ela e fugiu.

Ele foi encontrado momentos depois, na própria casa, no bairro Jardim Flórida. Os dois bairros ficam a cerca de 3,6 km de distância. O homem foi encaminhado para a delegacia e a arma foi apreendida.

Ainda segundo apuração da TV São Francisco, Quemely e o suspeito tinham um relacionamento conturbado, com muitas idas e vindas. Dessa vez, eles estavam separados há um mês.

A vítima deixou uma filha de três anos, fruto do relacionamento com o suspeito. Não foi detalhado se a criança estava na casa no momento do crime.

Homem mata o próprio irmão com tiro de espingarda após briga em Paulo Afonso/BA


Adson tinha 35 anos, era casado e deixa uma filha. Fotos: redes sociais

Uma tragédia familiar aconteceu na zona rural de Paulo Afonso, Bahia, no final da tarde deste domingo (10). Adson, 35 anos, foi assassinado com um tiro de espingarda pelo próprio irmão.

O crime ocorreu no povoado Arrastapé e chocou amigos e familiares.

Populares informaram que houve um desentendimento entre os dois irmãos e um deles, conhecido por Binho, acabou efetuando um disparo no outro, que morreu no local antes mesmo de receber socorro médico.

Após o tiro, o suspeito fugiu do local. Policiais militares do 20º Batalhão foram ao local e encontraram o corpo da vítima na frente de uma casa. O local foi preservado para remoção do corpo pela Polícia Técnica para os devidos procedimentos.

Adson era casado e deixa uma filha.

Por  Redação, sitepa4

Petrolândia: Família comunica o falecimento de Alcides Rodrigues de Souza (CID CABEÇÃO); sepultamento será hoje às 10 hs da manhã

''CID CABEÇÃO'' carregando a Estátua de São Francisco de Assis na procissão fluvial do rio são Francisco no ano de 2013 - Foto: Assis Ramalho

É com pesar que a família comunica o falecimento de Alcides Rodrigues de Souza, popularmente conhecido em Petrolândia por Cid Cabeção. O sepultamento, de acordo com divulgação em rede social (*veja abaixo), será na manhã desta segunda-feira, 11 de março de 2024, às 10hs no Cemitério local. 

Familiares convidam a todos para estarem presentes neste momento de fé e solidariedade humana.

Nossas condolências à família enlutada.


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Dr. Amiltom Viana atende na Policlínica todas as segundas, quartas e quintas-feiras; agende a sua consulta

 

A Policlínica, clínica especializada em Petrolândia, localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, 62 - centro da cidade, informa que Dr. Amilton Viana, Cardiologista, Clínico Geral e Médico do Trabalho, atende todas as segundas-feiras (à tarde), quartas-feiras (à tarde) e quintas-feiras (manhã e tarde).

Agendamento de consultas pelos telefones (87) 3851-2497 ou 99618-8877 (WhatsApp).


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Minha Casa, Minha Vida: governo vai retomar construção de 40 mil unidades com obras paradas

Conjunto Habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, no Complexo do Alemão — Foto: Marcia Foletto

O governo federal vai anunciar nesta semana a retomada de 37,8 mil obras do Minha Casa, Minha Vida para famílias no Faixa 1 (renda de até R$ 2.640), que praticamente ganham a casa. São unidades paralisadas em todo o país.

Em entrevista ao GLOBO, o ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que o número vai chegar a 40 mil porque pretende incluir empreendimentos invadidos e com problemas de documentação, como alvarás, por exemplo. Para isso, será feito um diálogo com as prefeituras.

O prazo de entrega das obras depende do andamento do projeto, de acordo com o ministro. Do total de empreendimentos, 4.958 estão no estado do Rio, que concentra a maior parte das obras que serão retomadas.

São empreendimentos, por exemplo, em Belford Roxo, com construção desde 2014, e em Queimados, cuja obra foi contratada em 2015.

O ministro fará o anúncio da retomada e em um evento no Pará, seu estado, com a presença de vários prefeitos.

— Esse é um número que já foi estudado pelas equipes e por mim. Podemos até ir além, mas esses 40 mil é um número que temos bastante segurança de retomada das obras e entrega das unidades — disse Jader.

As obras que foram invadidas vão necessitar de uma parceria com as prefeituras para acelerar os processos que estão na Justiça. A estratégia é que os governos locais também entrem com contrapartidas, como construir a parte de infraestrutura.

— Nós vamos pactuar com as prefeituras para que a gente possa encontrar soluções junto a essas famílias, para que nós possamos também fazer a entrega de algum desses empreendimentos — disse o ministro.

Concursos e seleções oferecem 766 vagas com salários de até R$ 7 mil em Pernambuco

 

Estão abertas, ao menos, 766 vagas em concursos públicos e seleções simplificadas em Pernambuco. As oportunidades são oferecidas em diversas cidades do estado, incluindo cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários chegam a até R$ 7 mil.

Confira abaixo a lista com as principais informações sobre cada uma desses processos seletivos:

Câmara Municipal de Abreu e Lima

Inscrições até 20 de março;

13 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior;

Salários de até R$ 4 mil;

Confira o edital.

Prefeitura do Recife

Inscrições até 25 de março;

340 vagas para cargos de níveis médio e superior;

Salários de até R$ 4.417,25;

Confira o edital.

Prefeitura de Garanhuns

Inscrições até 25 de março;

277 vagas para auditor fiscal da receita municipal, contador, procurador municipal e professores de diversas áreas;

Salários de até R$ 7 mil;

Confira o edital.

Prefeitura de Araripina

Inscrições até 26 de março;

101 vagas para cargos de níveis médio e superior;

Salários de até R$ 4.420;

Confira o edital.

Guarda Municipal de Araripina

Inscrições até 26 de março;

15 vagas para o cargo de guarda civil;

Salários de R$ 2.300;

Confira o edital.

Secretaria de Saúde de Araripina

Inscrições até 26 de março;

20 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde;

Salários de R$ 2.640;

Confira o edital.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira, 11 de março de 2024