Na última quarta-feira, 6 de março, foi celebrado em Petrolândia o aniversário de 36 anos da transferência da sede do município para o novo centro urbano da cidade, antes da liberação das águas do rio São Francisco para formação da barragem de Itaparica, entre Pernambuco e Bahia.
Este ano, o mergulhador Samyr Oliveira (@samyroliveirasouza) participou de nova expedição às ruínas submersas da "Velha Petrolândia". Durante a exploração da área, foi localizada uma grande estrutura circular em concreto, registrada em vídeo, aparentemente um filtro ou decantador.
A Portaria GM/MS Nº 3.257, de 7 de março de 2024, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na mesma data, pelo Ministério da Saúde, divulgou o resultado do processo de seleção para participação em modalidades específicas do eixo da Saúde no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Entre os municípios de Pernambuco, Petrolândia foi selecionado para receber Ambulância SAMU 192 e 01 UBS (Unidade Básica de Saúde).
O vizinho município de Tacaratu foi selecionado para receber duas UBS e 01 Unidade Odontológica Móvel (UOM). Jatobá vai receber 01 Unidade Odontológica Móvel.
A única proposta do Governo do Estado de Pernambuco é destinada à construção de Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica (CER) na cidade de Caruaru.
Nesta sexta-feira (8), a Secretaria de Cultura e Esportes esteve reunida com as forças de segurança para tratar das questões referentes ao Moto Paulo Afonso, como segurança, logística e apresentar a estrutura do evento.
No objetivo de desenvolver um trabalho com mais segurança e conforto para a população e visitantes, neste ano este ano o palco será montando no redondel na Avenida Apolônio Sales, onde é erguido o da Copa Vela. “Nosso objetivo com essa reunião é alinhar com as forças de segurança a logística para que tudo corra bem”, fala o secretário de Cultyra e Esporte, Dernival Oliveira.
Através da Portaria Nº 35, de 6 de março de 2024, publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de março, o Ministério do Esporte divulgou o resultado da seleção de propostas dos Espaços Esportivos Comunitários, regulada pela Portaria MESP nº 66, de 6 de outubro de 2023.
Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi um dos municípios com proposta selecionada para construção de Espaço Esportivo Comunitário, dentro das ações do Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC.
Pernambuco foi contemplado pelo Novo PAC Seleções, anunciado na última terça-feira (07) pelo Governo Federal, com duas iniciativas que vão impulsionar a cultura do nosso Estado. Foram selecionados 21 projetos, sendo 17 a serem executados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O destaque é a construção de 15 CEUs de Cultura – espaços de vivência cultural e de democratização do acesso à fruição e à produção artística - em 15 municípios das diversas regiões de Pernambuco.
Além disso, há seis projetos voltados para a preservação e recuperação do nosso patrimônio histórico, com tombamento federal. Dentre os selecionados, a Fundarpe ficará responsável pela execução dos projetos no Conjunto dos Chalés do Carmo, de Olinda; e Memorial llê do Terreiro Obá Ogunté no Sítio Pai Adão, no Recife.
Os municípios beneficiados são Arcoverde, Buíque, Camaragibe, Custódia, Floresta, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, São Lourenço da Mata e Serra Talhada.
A Fundarpe e a Secretaria Estadual de Cultura promoverão, durante os dias 11, 12, 13 e 15 de março, formações virtuais sobre o edital do 19º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.
A atividade é uma realização da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural e Gerência do Patrimônio Imaterial da Fundarpe em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), por meio da Unidade Gerencial do Concurso.
As Formações Virtuais, das 14h às 17h, serão espaços para que os(as) candidatos(as), entidades proponentes e demais interessados(as) conheçam e possam tirar dúvidas sobre o Edital do RPV-2024.
Participe através do link https://videoconferencia.pe.gov.br/b/luc-fiu-es3-vny
Fabrício Lima informa que no dia 27 de abril (sábado) será realizado em Serra Talhada o 18º Festival de Promessas Cruzada Evangelística, trazendo pela primeira vez na região a atração DAMARES E BANDA. O evento também vai contar com participações de cantores locais e regionais.
O Festival será também um evento beneficente e, a quem puder doar, pede-se 1kg de alimento não perecivel que será destinado a famílias carentes.
Lançamento reuniu multidão e dirigentes do PSB, partido do postulante à prefeitura municipal (Fotos: Lula Carneiro)
O empresário Neto de Dija (PSB) formalizou sua pré-candidatura a prefeito de Vicência, na Mata Norte de Pernambuco, em ato promovido na noite do sábado (9). O evento reuniu uma multidão, que percorreu as principais ruas do centro da cidade e se concentrou nas proximidades da prefeitura. Entre as lideranças presentes, o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, o deputado federal Pedro Campos e o deputado estadual Joaquim Lira (PV).
Em seu discurso, Neto de Dija reforçou que seu projeto representa um desejo coletivo da população. “Esta não é uma pré-candidatura só minha, mas do povo de Vicência. Esse projeto é de cada uma e cada um de vocês que sonha com uma oportunidade melhor”, declarou.
Dores no estômago, constipação, inchaço, gases, diarreia são alguns dos sintomas típicos (Foto: bigstockphoto)
Comer um biscoito recheado, um pão ou até mesmo uma pizza, para muitas pessoas é normal, já para outras podem ocasionar sintomas totalmente indesejados e desconfortáveis, como dores no estômago, constipação, inchaço, gases, diarreia, entre outros. Os sintomas podem ser desencadeados por uma alergia ou intolerância a algum tipo de alimento específico. Uma das alergias ou intolerância mais conhecidas é ao glúten ou à lactose.
Mas a pergunta que muito se faz é: qual a diferença entre alergia e intolerância e como identificar? De acordo com o nutricionista e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Cassio Ribeiro, a intolerância é a incapacidade do nosso organismo de absorver determinado nutriente. “Normalmente, a gente vê intolerância à lactose, o nosso intestino tem dificuldade de produzir a lactase, que é enzima que vai justamente degradar e oxidar e auxiliar nesse processo de absorção da lactose. Então, o nosso organismo tem essa dificuldade dessa produção e isso gera sinais e sintomas no corpo da pessoa. Eles vão causar alguns desconfortos gastrointestinais, como a barriga inchada, diarreia e outros sinais também”.
Atriz triunfense Bruna Florie, nova Maria Bonita (Foto: Otávio Alexandre)
O Massacre de Angico, espetáculo teatral que conta a história da vida e da morte de Lampião, chegará a sua 11ª edição em julho deste ano. A grande novidade, divulgada pela produção do evento na última quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, é que Maria Bonita, a lendária Rainha do Cangaço, será interpretada pela talentosa atriz Bruna Florie. No dia 8 de março, também é celebrado o aniversário de Maria Bonita, nascida em 1911.
A atriz Bruna Florie é de Triunfo, nasceu e cresceu no Alto da Boa Vista, celeiro da cultura popular. Graduada em Teatro pela UFPE em 2017, Bruna Florie é uma artista da cultura popular, dedicada não apenas às artes cênicas, mas também ao ensino, na função de arte-educadora. Sua paixão pelo Cangaço, desde a infância, a inspirou a abraçar este novo desafio com entusiasmo e dedicação. “Desde criança sempre fui apaixonada pelo Cangaço, e para mim vai ser uma honra muito grande poder pensar o Cangaço de Maria Bonita, a partir da perspectiva de uma mulher tão forte, empoderada, e que se colocou na sociedade de uma forma emblemática”, contou a atriz.
"Realizamos a maior Conferência de Cultura da história do país. Tivemos um número expressivo de participantes para além dos delegados e convidados da Conferência, que vieram por conta própria de diversos cantos do país. Isso simboliza o interesse e a importância que o brasileiro dá à cultura”, avalia a ministra Margareth Menezes sobre os cinco dias de realização da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), em Brasília. Os trabalhos foram encerrados na última sexta-feira (8), quando foram definidas pelos delegados e delegadas as 30 propostas prioritárias que irão compor o documento final do encontro.
A secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, diz que foram 10 anos discutidos em cinco dias. “O movimento social apresentou uma maturidade bastante grande no apontamento das prioridades. Como principais características, a gente tem a necessidade de olhar para os territórios e os grupos que foram invisibilizados pelo governo anterior, isso aparece muito claramente nas proposições, nas falas dos participantes, delegados e convidados. Uma outra questão que se coloca é a necessidade de se olhar o Sistema Nacional de Cultura, considerando as especificidades da gestão que a cultura tem, o Sistema vai ser o estruturador, ter sido votado no Senado na semana da CNC foi fundamental”.
Viatura foi incendiada na frente de delegacia (Foto: Redes Sociais)
Câmeras de segurança flagraram um crime ousado no Agreste de Pernambuco.
Um homem ateou fogo a uma viatura da polícia em um ataque que aconteceu na frente da Delegacia de Cupira.
Por meio de nota enviada ao Diario de Pernambuco neste domingo (10), a Polícia Civil disse que o caso foi registrado no sábado (9), como dano/depredação.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o momento em que um homem chega ao lado da viatura.
De camiseta escuta, ele coloca algum objeto perto do veículo.
Segundo depois da saída dele, o carro começa a pegar fogo.
Também na nota, a polícia disse que a viatura que estava na frente da delegacia quando foi incendiada por uma pessoa. O criminoso conseguiu fugir.
“Um inquérito policial foi instaurado e maiores informações poderão ser repassadas em momento oportuno”, afirmou a corporação.
Motos
Em fevereiro deste ano, um incêndio de grandes proporções atingiu as instalações de uma delegacia e destruiu dezenas de motocicletas que estavam apreendidas no pátio da unidade policial.
O caso aconteceu em São Bento do Una, no Agreste do Estado, distante 205 quilômetros do Recife.
As chamas atingiram todas as dependências do galpão em que as motocicletas estavam estacionadas,
No entanto, o fogo não se propagou para as demais instalações do distrito policial.
No mês de junho/2013, uma equipe de alunos da Escola Estadual Delmiro Gouveia, de Petrolândia, entrevistou Assis Ramalho.
O objetivo dos alunos, concluintes 2013, era produzir um vídeo com entrevistas sobre Petrolândia, dentro de um projeto escolar. O tema proposto pelos estudantes a Assis Ramalho foi o desenvolvimento da cidade, num panorama da velha cidade.
A entrevista concedida aos alunos da Escola Delmiro Gouveia foi realizada na residência deste blogueiro.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho Fotos: Lúcia Xavier Ramalho
O sr. Gilberto da livraria durante o plantio das novas mudas de palmeira na Orla DIA 06 DE MARÇO DE 2019 (Fotos: Assis Ramalho)
Antigo plantio das palmeiras imperiais na Orla Fluvial
O empresário Gilberto de Souza, mais conhecido como sr. Gilberto da livraria (KRD) e por sua atuação no Clube Lions de Petrolândia, participou, há cinco anos, no dia 6 de Março de 2019, data comemorativa da transferência da sede do Município do antigo centro da cidade para o novo, do plantio de mudas de palmeiras imperiais na Orla Fluvial de Petrolândia, realizado pela Prefeitura Municipal. As novas mudas tomaram o lugar das palmeiras que foram cartão-postal da cidade e morreram todas, ao longo dos últimos anos.
No evento com participação da então prefeita Jane, vereadores, secretários municipais, servidores municipais e da comunidade, o sr. Gilberto mostrou-se emocionado com o projeto de recuperar a antiga fileira de palmeiras na Orla. O motivo é que o empresário reviveu as ações realizadas durante sua passagem no secretariado municipal de Petrolândia, na gestão do ex-prefeito desta cidade, José Dantas de Lima. As primeiras mudas de palmeiras imperiais foram escolhidas por ele, junto com outras árvores plantadas na Orla, há cerca de 31 anos.
Nas fotos acima, tiradas por Lúcia Xavier Ramalho, no dia 05 de março de 2019, aparecem as árvores citadas pelo sr. Gilberto na conversa com Assis Ramalho: casuarinas e flamboyants plantados por ele.
Presente à cerimônia, o radialista e blogueiro Assis Ramalho conversou com o sr. Gilberto, após o plantio das jovens mudas. Na ocasião, o empresário contou como foi feita a primeira arborização da Orla Fluvial com palmeiras e revela que naquela época já existiam planos de construir um calçadão na área.
Na oportunidade, Gilberto afirmou que as primeiras palmeiras foram plantadas há 26 anos, aproximadamente. no governo de José Dantas.
''Não foi exatamente há 31 anos (que foram plantadas as primeiras palmeiras). Quem veio como prefeito para a nova cidade foi Itamar Leite. Isso (antigas palmeiras imperiais) foi plantado no governo de Zé Dantas. Essas palmeiras (que morreram) eu trouxe do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) lá de Vitória de Santo Antão (município da zona da Mata). E a gente tinha pensado já em fazer esse calçadão, que aqui era prainha e tudo. Então, vamos plantar a palmeira. Eu não trouxe só palmeiras. Aqui tem esse flamboyant, tem dois restantes, que também são dessa época. Essa planta aí (as casuarinas), que é tipo natalina (tem fruto em forma de pinhão), mas, nunca foi podada. Tudo foi plantado por mim nessa época, há aproximadamente 26 anos''.
Sobre o sentimento de participar do replantio de palmeiras na Orla Fluvial.
''(O sentimento é de) muita felicidade, né? Estamos fazendo o replantio de uma coisa, de uma história que vai continuar sendo história, mas, por atitude da prefeita atual''
Sobre a emoção revelada no semblante, naquele momento, perguntamos se era por preferir ter as antigas palmeiras. O sr. Gilberto confirmou.
''Basta você ver uma foto daquelas palmeiras que você vê como era bonito naquele tempo. Essa praia (prainha), no início era chamada praia do toco. Eu fiz tudo, com patrol, com trator de esteira, com tratores, e arranquei tudo que era de toco (restos de troncos de árvores) aí da praia. E, como ela chegava até bem perto daqui (o Lago de Itaparica tinha maior volume de água, chegava próximo à linha das palmeiras), era mais fácil continuar ela limpa. Agora, ela se distanciou, fica mais difícil. Mas, naquele tempo, eu consegui limpar e, em todo o percurso da praia (na extensão de toda a Orla), podia-se tomar banho. Hoje, infelizmente... (não é mais essa a realidade) Mas, poderá ser. E, se fizesse isso, poderá ser um dos maiores cartões postais da nova cidade''.
Perguntamos se o ex-secretário considerava que aquela data seria um dia histórico em sua vida pessoal, por ter participado do novo plantio das palmeiras, após quase 30 anos da primeira ação.
''É um dia histórico, sem dúvida. Disso eu vou me lembrar. Quando eu fiz (como secretário do Município), o dia exatamente eu não sei. Foram vários dias e eu não me lembro, por que a gente nem pensava numa oportunidade dessa (de ter que refazer o plantio). Então, hoje eu vou me lembrar mais do que quando eu fiz''.
O sr. Gilberto encerrou com comentário sobre a responsabilidade dos moradores na preservação do patrimônio da cidade.
''Aí é uma responsabilidade do povo, isso (benfeitorias públicas) é do povo, e quanto mais ele (o povo) fizer pelo município, mais o município vai crescer, vai aparecer, vai crescer turisticamente. A gente que é do lugar é quem tem que cuidar"".
Assista à entrevista no vídeo abaixo.
Antiga paisagem da Orla Fluvial da nova Petrolândia
Redação do Blog de Assis Ramalho
NOTÍCIA RELACIONADA
Petrolândia/PE: Há cinco anos eram plantadas as novas palmeiras imperiais da Orla Fluvial que ganhou bonita paisagem - Veja fotos recentes