A 11ª edição da Campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico, que acontece desde 2004 nas quatro regiões fisiográficas da bacia do São Francisco, já tem local definido no Submédio. Depois de concorrer duas vezes, manifestando o desejo de receber o evento, a cidade de Lagoa Grande (PE), Terra do Vinho, como é conhecida pela sua produção de vinhos e espumantes, sediará a campanha este ano.
Para isso, na última sexta-feira (16), o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio, Cláudio Ademar, acompanhado de membros da CCR, esteve na cidade onde se reuniu com o prefeito Vilmar Capellaro e sua equipe. A reunião foi o primeiro passo para iniciar a organização do evento que é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em parceria com os municípios-sede no dia 03 junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.
Este ano, a campanha vai destacar as riquezas do Rio São Francisco, o que é gerado a partir das suas águas, seja pela cultura, tradição, música e também a produção de alimentos. “O objetivo é apresentar as riquezas produtivas, naturais e culturais do Velho Chico, compreendendo sua importância para o ecossistema e para as pessoas que dependem dele para viver. Nosso objetivo é sensibilizar sobre a necessidade de preservar e revitalizar o rio, garantindo sua sustentabilidade para as gerações futuras”, explicou o coordenador da CCR, Cláudio Ademar.