Conceição (Ceiça) acima, à direita (Fotos: Divulgação)
Residente há 35 anos na cidade de Irecê, na Bahia, a petrolandense Maria da Conceição Araújo Correia, mais conhecida como Ceiça, irmã do ex-vereador petrolandense Carlinhos do Banco do Brasil, é uma das organizadoras do recém-lançado livro “Grupos Reflexivos com Homens: Desconstruindo os Ciclos da Violência Doméstica Contra a Mulher no Semiárido Baiano". Ceiça é Diretora-Geral da Faculdade Irecê (FAI) e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Campus XVI Juazeiro e aluna de Doutorado.
O livro é uma coletânea de artigos com os resultados do primeiro ano de trabalho do Projeto Esperançar, desenvolvido na Clínica Escola de Psicologia da FAI, realizando reuniões com grupos de homens que respondem a processos judiciais pela prática de violência doméstica. O encaminhamento desses homens para o projeto ocorre através da determinação de medidas protetivas de urgência previstas no art. 22, incisos VI e VII da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) pela autoridade judicial da comarca de Irecê.
A data não foi mero acaso: 25 de novembro é o dia internacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, marcando o início da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em todo o mundo.
No dia 30/11, o livro foi apresentado no XI Encontro Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – PPGADT/UNEB-UNIVASF, realizado no Campus III da Uneb, na cidade de Juazeiro. A diretora-geral da FAI, Maria da Conceição Araújo Correia, uma das organizadoras da obra, é doutoranda neste programa, e contou com o incentivo e apoio da sua orientadora profª. Dra. Kalline Lira (que também participa da obra) para realização deste lançamento no evento.
No dia 06/12, a Faculdade Irecê (FAI) participou ativamente da abertura da campanha do Laço Branco em Salvador, iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado da Bahia em parceria com as Forças de Segurança Pública. O evento, que celebra a Lei nº 11.479/2007, simboliza o compromisso dos homens em combater todas as formas de violência contra as mulheres.
Na ocasião, a FAI lançou o livro “Grupos reflexivos com homens: Desconstruindo os Ciclos da Violência Doméstica Contra a Mulher no Semiárido Baiano”, uma obra que reúne os resultados de um projeto inovador desenvolvido pela FAI em parceria com órgãos como o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e o Ministério Público da Bahia.
A publicação, apresentada pela Diretora Acadêmica, a Profª Ms. Nádja Andrade e a Profª Ms. Fabiana Maria, supervisora de estágio da Clínica Escola de Psicologia, traz um relato detalhado sobre a experiência de grupos reflexivos com homens, uma iniciativa que busca promover a conscientização e a mudança de comportamentos violentos. A diretora geral da FAI, a profª Ms. Maria da Conceição também marcou presença no evento.
O livro está disponível em formato digital na Amazon e em breve estará disponível em formato físico no mesmo link: https://www.amazon.com.br/dp/B0DLJBYLS1
Blog de Assis Ramalho
Com fotos de divulgação e Ceiça Araújo Correia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.