Foto: Samyr Oliveira
Técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e representantes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) estão em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, para avaliar a situação da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, parcialmente submersa no Lago de Itaparica. O local, que atrai turistas, enfrenta risco de desabamento.
A prefeitura solicitou uma visita técnica urgente à Fundarpe, que enviou sua equipe na quarta-feira (20). Os trabalhos devem continuar até sexta-feira (22). O objetivo é inspecionar os danos e buscar soluções para preservar a estrutura.
A gerente de Preservação do Patrimônio da Fundarpe, Cristiane Feitosa, explicou que o governo foi alertado sobre o risco. "Após a visita, a Fundarpe deve emitir uma manifestação técnica no intuito principalmente de dar orientações e deliberar também algumas medidas que devam ser adotadas pra no mínimo promover alguma estabilização ou proteção", afirmou ao telejornal AB1, do Grupo Asa Branca.
A igreja, construída no antigo centro de Petrolândia, emergiu após a queda do nível do rio em 2014 e se tornou ponto turístico. No local, são oferecidos passeios de lancha, catamarã e mergulhos. Contudo, a falta de reparos ameaça a estabilidade da construção.
Situação administrativa
De acordo com a presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), Paula Rubens, a igreja é patrimônio da União, sob guarda da Chesf, e está em processo de tombamento. Desde 2021, a Chesf havia se comprometido a instalar boias de isolamento, implementadas em junho de 2023, mas a medida não foi suficiente para evitar os riscos.
"São três processos administrativos. Em 12 de abril de 2023, o IGHP denunciou o risco de desabamento", disse Rubens.
Preocupação do setor turístico
O mergulhador Samyr Oliveira, que há 14 anos trabalha com passeios turísticos na região, relatou preocupação com a estrutura. "Vi a parte de trás começar a desabar e gravei um vídeo para denunciar. Nada foi feito. Se a igreja cair, o turismo da cidade acaba", afirmou.
Esforços em andamento
Prefeitura de Petrolândia
A prefeitura disse por meio de nota que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus encontra-se em processo de tombamento pela Fundarpe. O procedimento em questão foi comunicado à Chesf através da notificação nº 059/2021 GP – Fundarpe, a qual é a detentora da posse da edificação parcialmente submersa.
A nota ainda diz que a gestão municipal buscou e conquistou, por esforços em conjunto com a Chesf, a sinalização por meio de boias sinalizadoras. "Entretanto, ainda existe o risco iminente do desabamento do nosso cartão postal".
Sendo assim, o município solicitou uma visita técnica em caráter de urgência à Fundarpe. Uma equipe técnica está programada para comparecer ao local nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Também estarão presentes autoridades da Chesf para que sejam avaliados os danos e debatidas possíveis soluções.
Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
O MPPE disse que segundo a Promotoria de Justiça de Petrolândia, foi instaurado um procedimento para apuração dos fatos, que se encontra em fase de instrução.
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)
A Eletrobras Chesf, em relação à Igreja Submersa do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Petrolândia , informa que realizou instalação de boias e dispositivos de sinalização náutica especiais, visando delimitar a área de segurança da edificação.
A Empresa confirma a sua participação na visita técnica prevista para os próximos dias, promovida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da FUNDARPE, com o objetivo de colaborar no levantamento de informações técnicas para adoção de medidas futuras de conservação e reparos, associados à estrutura. A Eletrobras Chesf ressalta o respeito pela história e a cultura do povo de Petrolândia e por toda a região em que atua.
Por: CBN Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.