terça-feira, outubro 29, 2024

Tacaratu e Petrolândia recebem noites do Festival do Choro João Pernambuco nesta sexta e sábado, dias 1º e 02 de novembro


Tacaratu e Petrolândia recebem o Festival do Choro João Pernambuco 2024, Sertão de Itaparica, região de nascimento do violonista João Pernambuco (1883 - 1947), ícone do violão brasileiro que ainda jovem se mudou para o Rio de Janeiro, capital do império, naquele período. A realização do Festival finaliza as comemorações do Dia Estadual do Choro que acontecem no mês de outubro. Tacaratu receberá o Festival no dia 01/11 pelo segundo ano consecutivo e Petrolândia sediará o Festival no dia 02/11 pela primeira vez.

Nomes consagrados se apresentarão no Festival, assim como artistas locais da região. Artistas como o grande bandolinista Betto do Bandolim, o instrumentista e maestro Bozó 7Cordas, a cantora Kelly Rosa e o flautista José Arimatea são alguns dos nomes, além dos Seresteiros de Tacaratu que percorrerão as ruas da cidade antes de se apresentarem.

Em Tacaratu, o local de apresentação do Festival será o Coreto do Largo do Santuário de N. Sra. da Saúde, chamado de Praça do Coreto, no centro da cidade. Os Seresteiros de Tacaratu sairão em cortejo pelas ruas da cidade, às 19hs, saindo de frente da casa de Beta de Baé, em direção ao Coreto, onde se apresentarão a cantora Kelly Rosa, o flautista José Arimatea e artistas convidados. Tacaratu também é a cidade do cantor e compositor Josildo Sá, do Samba de Latada.

Em Petrolândia, o local de apresentação do Festival será na rua Princesa Isabel, nº 191, em frente ao Instituto de Arte Popular João Pernambuco. Betto do Bandolim e Bozó 7Cordas, com a participação especial de Kelly Rosa, José Arimatea, e convidados. A cidade é a terra natal do violonista João Guimarães Teixeira, mais conhecido como João Pernambuco. 

Será uma oportunidade do grande público conhecer um pouco mais desse gênero que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro este ano. O Choro, ou chorinho como é carinhosamente chamado, é um gênero musical considerado como um dos únicos genuinamente brasileiros, que abrange vários ritmos como samba, valsa, frevo, coco, maxixe, gafieira e outros. De execução complexa e arranjos sofisticados, é caracterizado pelos improvisos e solos de vários instrumentos, exigindo habilidades do músico.

O Festival do Choro João Pernambuco surgiu em 2016 no Pátio de São Pedro, Recife/PE, com o objetivo de celebrar o Choro, este estilo tão genuinamente brasileiro, e reverenciar o nome de João Pernambuco o mais representativo violonista e compositor pernambucano de Choro. Não por acaso o Festival recebeu este nome. A realização do Festival em Tacaratu e Petrolândia encerra as comemorações do Dia Estadual do Choro, que é o dia 16 de outubro, mas as comemorações acontecem durante todo o mês de outubro em várias cidades do estado. Este ano as comemorações aconteceram em Recife, Pesqueira, Belo Jardim e Carnaíba.

A realização do Festival do Choro João Pernambuco é uma iniciativa do Instituto Cultural Brasileiro Isto é Choro! com a parceria do Instituto de Arte Popular João Pernambuco, a direção geral é de Wagner Staden e conta com o apoio cultural das Prefeituras locais e da Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

01/11 – Tacaratu
Local: Praça do Coreto – Centro 
Hora: 19hs
Seresteiros de Tacaratu 
Kelly Rosa 
José Arimatea
Convidados
Acesso gratuito

02/11 – Petrolândia
Local: Instituto de Arte Popular João Pernambuco 
Rua Princesa Isabel, 191, Quadra 01
Hora: 19hs
Betto do Bandolim 
Bozó 7Cordas 
Convidados 
Acesso gratuito

As informações são de Wagner Staden, do Instituto Cultural Brasileiro Isto é Choro!, sediado no bairro da Imbiribeira, em Recife. 

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.