No dia 20 de outubro, a ADEPE - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por meio do Programa PE Produz, realizou entrega de equipamentos apícolas e kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a 10 mulheres apicultoras da Associação de Produtores Unidos do Mari e Região (APUMR), evento que aconteceu na sede da referida associação, no município de Floresta-PE.
Com investimentos aportados pela ADEPE de cerca de R$ 150.000,00 (cento cinquenta mil reais), o projeto Apiário Mais Produtivo e Sustentável foi aprovado no 1º edital do programa PE PRODUZ, convênio que prevê a aquisição de 100 caixas de colmeias destinadas a criação de abelhas, fumigadores, cera, macacão e saca quadros, equipamentos essenciais para o desenvolvimento sustentável e econômico das apicultoras e apicultores da comunidade do Mari e Região.
O consultor Diêgo Souza, da empresa de consultoria D&A Consult, destacou que o programa é uma iniciativa do governo do estado de Pernambuco, que visa interiorizar o desenvolvimento através de apoio financeiro para desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais, o projeto foi elaborado pela empresa D&A Consult que vem ganhando notoriedade na Região pelos seus projetos.
A gerente de fomento e inovação da Adepe, Meiryelen Gomes, contextualizou que o principal objetivo do PE Produz, é proporcionar mais dignidade, autonomia financeira e qualidade de vida aos pequenos produtores de Pernambuco, inseridos nos arranjos produtivos locais que estão espalhados por todo o estado.
A cerimônia contou com a presença da Vice-prefeita de Floresta Sra. Bia Numeriano, representando a Prefeita “Rorró” Rosangela Maniçoba, a gerente da ADEPE, Meiryelen Gomes, a analista de projetos da ADEPE, Yanne Moreira, representantes da Unidade Regional do SEBRAE de Serra Talhada-PE, Gerente, Rossana Webster, analistas de agronegócio, Marianne Cruz e Jilverlândio, do Secretario de Agricultura de Floresta, Betinho Numeriano, do vereador Tiago Maniçoba, do representante do Banco do Nordeste e Coordenador do Programa Prodeter, Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo e gestor da D&A Consult, Diêgo Souza, dentre outras pessoas envolvidas na atividade na Região.
O evento contou com a presença de várias figuras importantes da comunidade, como a fundadora da Associação, Sra. Raimunda Odete, conhecida por “zizi”, do produtor rural, Sr. Ezio Feitosa, Coordenador do CMDRS de Floresta, Manoel Bernardo, Representantes da Associação dos Apicultores de Floresta e Região (AAFLOR), Apicultor Luiz Tomaz e a presidente da Casa do Mel de Nazaré, Jacira Maria da Silva, além da atual presidente da Associação do Mari e Região, Iara Maria da Silva Souza, que agradeceu as parcerias e apoio do governo do estado, através da Adepe, PE Produz, da D&A Consult, Sebrae, Banco do Nordeste e a prefeitura de Floresta pelo apoio na cessão do espaço da escola para funcionamento da sede da associação.
EDITAL ABERTO – O segundo edital do PE Produz está aberto até o dia 12/11, com R$ 16 milhões em investimentos que serão distribuídos para entidades de mais 30 segmentos dos arranjos produtivos de Pernambuco. O detalhamento e a submissão de projetos estão disponíveis no site: www.adepe.pe.gov.br. Para dúvidas e mais informações: (81) 3181-7327 ou pelo e-mail apl@adepe.pe.gov.br O programa PE Produz, iniciativa do Governo de Pernambuco realizada através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), é voltado para entidades e associações de direitos privados sem fins lucrativos que trabalham com produções nos arranjos produtivos do estado.
Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo BNB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.