sábado, outubro 26, 2024

Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – Recordar é viver! foto de Relíquia do Grupo Coral Vozes do São Francisco/antiga Petrolândia



Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra foto relíquia do Coral vozes do São Francisco. O "retrato" foi registrado na sécada de 1970 no altar da Igreja Matriz de São Francisco de Assis - hoje submersa as águas do Rio São Francisco. Vale dizer que o Coral continua em evidência nos tempos atuais na nova Petrolândia.

Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá!

Blog de Assis Ramalho

Veja abaixo vídeo das últimas imagens da Velha Petrolândia





Veja abaixo um pouco da história de Petrolândia

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.

Atualmente o município de Petrolândia é considerado um dos mais importantes da região do São Francisco

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.