sexta-feira, outubro 04, 2024

Petrolândia: Sarau lítero-musical marca abertura da 1ª Exposição Sonora do Instituto de Arte Popular João Pernambuco com artista plástico Danilo Souza

Poetisa Iale Santos (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho)

No dia 21 de setembro, o artista plástico Danilo Souza, de Glória (BA), esteve em Petrolândia, no lançamento da 1ª Exposição Sonora, em homenagem à obra de João Pernambuco, realizada pelo Instituto de Arte Popular João Pernambuco, sediado em Petrolândia. O evento contou com a participação de poetas e músicos em animado sarau lítero-musical.

"É com imensa alegria que participo da 1° Exposição Sonora, um evento que une música, arte e sensibilidade em uma celebração ao legado de João Pernambuco, um dos maiores nomes da música brasileira. Nesta mostra exclusiva, você encontrará seis telas, cada uma inspirada em uma de suas obras musicais, na voz de Gláucia Nasser, do álbum 'João Pernambuco - coração do violão', além de uma tela especial dedicada ao livro 'Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco', escrito por José Leal", afirmou o artista plástico que recebeu apoio cultural da Prefeitura de Glória. No vídeo abaixo, o artista plástico gloriense conversa com Assis Ramalho. 


A exposição sonora é interativa. Cada pintura é acompanhada de um QR code, permitindo que você escute a música que inspirou o processo criativo, tornando possível sentir a harmonia entre som e imagem. 

Após a apresentação das telas, os presentes acomodaram-se no acolhedor quintal do Café Cultural João & José para um animado sarau, com declamação de poemas, música e troca de experiências. Declamaram poemas a poetisa mirim Iale Santos, filha da poetisa Ivone Santos, também presente, o poeta Modelo Santos e a educadora e poetisa Ana Maria Nascimento. Músicos Gabriel Alexandre (trombone) e Willams Cavalcante Xucuru (violão), que também declamou poemas. Danilo Souza e Lúcia Xavier Ramalho cantaram, acompanhados pelo violão de Willams Xucuru. 

 Os músicos Willams Xucuru e Gabriel Alexandre, protagonistas do Ensaio, realizado às sextas-feiras, a partir das 18h00, no mesmo local, fizeram a trilha sonora do encontro cultural. 

Com curadoria de Necy Nascimento (Mâe da Mata), a 1ª Exposição Sonora será encerrada no dia 21 de outubro, com 7 belíssimas telas à venda. 

Conheça a arte de Petrolândia e região. Visite o Instituto João Pernambuco, presidido por Necy Nascimento (Mãe da Mata), localizado na Rua Princesa Isabel, 191 - Quadra 01 de Petrolândia, ponto de memória para resgate e salvaguarda das raízes culturais de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, cidades do violonista João Pernambuco. 

Às sextas-feiras, a partir das 18h00, o Café Cultural João & José é palco para o Ensaio da dupla de músicos Gabriel Alexandre (sopro) e Willams Xucuru (violão, voz), ao ar livre. Sem amplificadores, sem holofotes, o ensaio passeia em clássicos da MPB. Após o ensaio, abre-se a roda de conversa, com discussões sobre a cultura da nossa cidade, poesia e animada socialização, inclusive com acompanhamento de violão para cantores e aspirantes. 

Inaugurados há cerca de dois meses, o Instituto de Arte Popular João Pernambuco e o Café Cultural João & José já ocupam lugar de destaque em Petrolândia na cultura petrolandense. O Café Cultural é o único estabelecimento no centro de Petrolândia restrito aos músicos que tocam música popular brasileira, sem concessões aos ritmos da moda, que têm ampla divulgação em todos os lugares e festas da cidade. Abaixo, uma amostra do sarau de 21/09/2024. 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.