João Pernambuco
Na oportunidade, o IPHAN fará a entrega dos certificados do Choro Patrimônio Cultural Brasileiro.
Serão homenageados na Alpe a Escola Pernambucana de Choro (Recife), ao Instituto de Arte Popular João Pernambuco (Recife/Petrolândia) e Bozó 7Cordas (Recife).
Presidente do Instituto de Arte Popular João Pernambuco, Necy Nascimento estará presente na cerimônia para receber a homenagem.
O Instituto de Arte Popular João Pernambuco foi criado pela produtora cultural petrolandense Necy Nascimento e pelo escritor José Leal, falecido em 2023. A instituição tem sido mantida exclusivamente com recursos próprios de Necy Nascimento e do Café Cultural João & José (Petrolândia), e com contribuições de sócios beneméritos. Apesar da relevância cultural e educacional, o IAPJP não recebe nenhum apoio financeiro governamental do município ou do estado.
José Leal
O pesquisador carioca José Leal faleceu na noite de 13/09/2023, aos 77 anos, vítima de acidente doméstico. O escritor residia na Alemanha e estava no Brasil para os eventos de lançamento de seu novo livro "Raízes e Frutos da Obra de João Pernambuco". De acordo com o site violão brasileiro, "Leal foi fundamental para preservar a memória, iconografia e trajetória artística de João Pernambuco (1883-1947), sendo o autor do primeiro livro dedicado ao compositor". Com o falecimento do escritor, Necy Nascimento dá continuidade ao legado de João Pernambuco, do qual já era pesquisadora, e do amigo João Leal.
Visite o Instituto João Pernambuco e o Café Cultural João & José, com lanches da culinária regional, situados na Rua Princesa Isabel, 191, na Quadra 01 de Petrolândia. Aberto às sextas, a partir das 16 horas. Visitação com agendamento nos demais dias da semana pelo celular 81 99988-6167 (Necy). Entrada gratuita.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Necy Nascimento/IAPJP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.