terça-feira, outubro 29, 2024

Instituto de Arte Popular João Pernambuco, presidido por Necy Nascimento, recebe homenagem no Dia Estadual do Choro, na Alepe

Presidente do Instituto de Arte Popular João Pernambuco, Necy Nascimento recebeu placa comemorativa. À esquerda, Bruno Nascimento da Escola Pernambucana de Choro, ao lado dela Bozó 7 Cordas e, à direita, o deputado Waldemar Borges (Fotos: Nando Chiappetta/Alepe)

Em sessão solene realizada na noite de 16 de outubro, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) celebrou o Dia Estadual do Choro, homenageando o gênero musical e também o músico João Pernambuco (1883-1947), expoente do estilo. O deputado Waldemar Borges (PSB), que solicitou a solenidade e presidiu o encontro, destacou a importância de manter o choro vivo na memória das novas gerações:

“O dia 16 de outubro não é só uma homenagem ao lendário João Pernambuco, nosso mestre do choro, mas também uma celebração de um gênero musical. Temos a responsabilidade de defender o choro, um de nossos patrimônios mais valiosos. Vamos trabalhar juntos, de mãos dadas para garantir que as futuras gerações conheçam e apreciem esse gênero musical tão rico.”

Instituto João Pernambuco

Representando o Instituto de Arte Popular João Pernambuco, Necy Nascimento agradeceu o fortalecimento do choro. “A gente sabe que está no caminho certo. É uma questão de ir trabalhando devagar, consciente, respeitando e fortalecendo nossa cultura. Então, esse momento é muito importante para nossa cultura e para todos nós”, frisou.

Placa comemorativa entregue ao Instituto João Pernambuco (Foto: Necy Nascimento)

O violonista Ewerton Brandão Sarmento, conhecido como Bozó 7 Cordas, destacou sua alegria em ver o apoio cultural que o choro vem recebendo. “Faço aqui meus agradecimentos não só pela homenagem que estou recebendo, mas pela alegria de ver que aqui no meu Estado a gente tem tido um apoio para esse ritmo que amamos e para o qual dedicamos toda uma vida”, exaltou.  

Também estiveram presentes na reunião Lucivan Marques, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Bruno Nascimento, da Escola Pernambucana de Choro; Wagner Staden, coordenador do Instituto Cultural Brasileiro Isto É Choro; Lucas Guerra, representando o Conservatório Pernambucano de Música e Amílcar Bezerra, do Bloco da Saudade. A solenidade se encerrou com uma apresentação musical de Bozó 7 Cordas e do Bloco da Saudade.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Alepe, em canal do YouTube. Confira abaixo. 

o

Blog de Assis Ramalho
Com informações, fotos e vídeo da Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.