As finais aconteceram na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, após uma competição que começou em 21 de setembro, envolvendo 22 equipes masculinas e 4 femininas de diversas comunidades quilombolas.
O torneio foi organizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Esportes, e reuniu 26 equipes de 22 municípios do Estado, promovendo integração e visibilidade para essas comunidades.
"Essa é uma ação importante e representativa, sobretudo, com a força quilombola, porque os desafios pedagógicos são muitos, mas é importante pensar como é que a gente, no campo dos esportes, promove a inserção das comunidades historicamente esquecidas", ressaltou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.
"É importante esse momento de luta e de reafirmar que essas comunidades precisam ocupar todos os espaços", completou.
Elenco do Conceição das Crioulas celebrando título na 1ª Copa Estadual Quilombola de Futebol - RENATO GOMES
Na final feminina, duas equipes do Sertão duelaram: a comunidade de Conceição das Crioulas, de Salgueiro, enfrentou o time de Mirandiba.
Com uma atuação brilhante, Conceição das Crioulas venceu por 3 a 0, com dois gols marcados por Dandara Mendes, que celebrou a conquista.
"Essa vitória representa o primeiro passo de um sonho. Eu, hoje com 23 anos, achava que nunca ia alcançar uma vitória ou ia chegar a competir em um estádio como esse", celebrou Dandara Mendes, autora de dois gols na final.
No torneio masculino, a equipe de Buenos Aires, de Custódia, também no Sertão, enfrentou São Lourenço, de Goiana, Zona da Mata.
Em um jogo emocionante e equilibrado, Buenos Aires venceu por 1 a 0, com um gol decisivo de Marcos Leandro.
"Jogar em uma arena da Copa do Mundo como essa era o sonho de muitos, e hoje realizamos esse desejo", afirmou o autor do gol do título.
"Estamos extremamente felizes com a vitória e orgulhosos por representar bem Pernambuco no Rio de Janeiro. Agora, vamos com tudo em busca da conquista no campeonato nacional", completou Marcos Leandro.
Os campeões das categorias masculina e feminina representarão Pernambuco na 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 15 de dezembro.
O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, destacou o impacto social do torneio.
"Este campeonato representa um marco significativo para o desenvolvimento do esporte, ampliando o acesso e promovendo a inclusão das comunidades quilombolas", disse.
"Não se trata apenas de talento esportivo, mas também do esporte como ferramenta de transformação social, quebrando barreiras e criando oportunidades para grupos que enfrentam desafios de acesso", finalizou.
Quilombolas em Pernambuco
Pernambuco é o lar de 196 comunidades quilombolas certificadas e 14 territórios oficialmente delimitados. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o Estado abriga a quinta maior população quilombola do país, com 78.827 pessoas autodeclaradas.
A realização da Copa reafirma o compromisso do Estado com a inclusão social e o desenvolvimento dessas comunidades, utilizando o esporte como uma ferramenta de protagonismo e união.
Por JC Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.