quarta-feira, setembro 18, 2024

Tradição centenária de Petrolândia-PE, Banda de Pífanos ainda não teve contratação confirmada para a Festa do Padroeiro 2024

Banda de Pífanos na Igreja Matriz de Petrolândia, em 2023 (Reprodução IGHPetrolândia)

"Bem antes de haver paróquia na cidade (de Petrolândia-PE), as Bandas de Pífanos já marcavam presença animando a chegada do povo nas novenas e fazendo reverência ao Santo, em sucessivas vênias diante do altar. Mas, apesar de reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Pernambuco, as bandas de Pífano de Petrolândia não foram devidamente inseridas na cena cultural da cidade e não estão se renovando, diferente do que se vê em outros lugares, como Caruaru, por exemplo. Com apresentações restritas às festas do Padroeiro, idosos, os pifeiros da Banda São Francisco, última em atividade (no município), se preocupam com a continuidade dessa tradição". As palavras são da memorialista e autora petrolandense Paula Rubens, na postagem Bandas, beleza e tradição, no blog do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), entidade que presidida por ela. Na matéria, Paula destaca a participação dos músicos locais na Festa do Padroeiro de Petrolândia em 2023. No ano passado, as apresentações dos pifeiros na Igreja Matriz foram antecedidas por discussões entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Banda São Francisco para definir o valor do cachê a ser pago ao grupo que congrega os únicos representantes desta manifestação cultura no município, situado no sertão de Pernambuco. 

Em 2024 a longa espera pela confirmação do contrato não está sendo diferente. A Festa do Padroeiro São Francisco de Assis está prestes a começar, com abertura na próxima semana, no dia 24 de setembro, e programação até 4 de outubro, data consagrada ao santo. Porém, conforme informações de integrantes, a participação da Banda São Francisco ainda não foi confirmada. Este ano, o valor pedido pela banda de pifeiros à Secretaria de Cultura para apresentar-se durante três noites foi em torno de R$ 1.800 (Um mil e oitocentos reais). São cerca de R$ 600 (seiscentos reais) por noite, para divisão entre os quatro integrantes da Banda, sediada no Sítio Lagoinha, na zona rural do município. Note-se que os valores são franciscanos em comparação com os cachês astronômicos de alguns artistas anunciados pela Prefeitura de Petrolândia como atrações da Festa do Padroeiro de 29 de setembro a 4 de outubro. 

Espera-se que a Banda de Pífanos São Francisco tenha a contratação confirmada e abrilhante mais uma Festa do Padroeiro São Francisco de Assis, para enaltecer o Patrimônio Cultural de Petrolândia. 

Bandinha de Pífanos São Francisco, de Petrolândia, Pernambuco. Este vídeo integra o levantamento sobre bandas de pífanos pernambucanas realizado pela Página 21 (YouTube Tocando Pífanos)
Apresentação da Banda de Pífanos na Festa do Padroeiro de Petrolândia em 2023 (YouTube IGHPetrolândia)

Relembre a matéria do IGHP no endereço https://ighpetrolandia.wordpress.com/2023/10/05/bandas-tradicao-e-beleza/

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.