Neste domingo (15), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou as provas do Programa Ganhe o Mundo (PGM), que busca oferecer a estudantes da Rede Estadual a oportunidade de realizar intercâmbios estudantis internacionais. Um total de 9.727 alunos participaram do exame, que aconteceu em 54 polos distribuídos por 27 municípios do estado.
O teste, composto por 30 questões objetivas, avaliou a leitura, compreensão, interpretação e vocabulário em inglês ou espanhol, idiomas escolhidos pelos próprios candidatos. O resultado final será divulgado no dia 15 de outubro. Segundo a superintendente do programa, Anarruth Corrêa, a aplicação das provas ocorreu sem incidentes e contou com uma participação expressiva dos estudantes. “É um número muito significativo, ratifica que estamos no caminho certo”, afirmou.
Para passar à próxima fase, os candidatos devem alcançar uma nota mínima de seis. Os aprovados serão então avaliados com base nos critérios do edital, que incluem frequência mínima de 85% no primeiro ano do ensino médio, médias de pelo menos 7,0 em português e matemática, além de requisitos de idade. O programa está aberto a alunos com idade mínima de 14 anos e máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no momento da inscrição.
Após ser retomado este ano pelo Governo de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo oferece 900 vagas para cursos de línguas em destinos como Chile, Estados Unidos e Canadá. Além das provas, os estudantes participaram de aulões preparatórios oferecidos em 226 polos, entre maio e julho. Cada um dos 184 municípios do estado terá pelo menos um aluno convocado, e as vagas restantes serão redistribuídas entre os aprovados.
Diário de Pernamuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.