quarta-feira, agosto 28, 2024

Nas eleições 2024, desafio do PT é eleger 30 prefeitos em Pernambuco; saiba onde




O PT administra hoje cinco municípios em Pernambuco, sendo um na Região Metropolitana do Recife (Paulista), dois no Agreste (Águas Belas e Tacaimbó) e dois no Sertão (Serra Talhada e Granito). Mas pretende, no mínimo, dobrar o número nas eleições de outubro.

O partido do presidente Lula vai enfrentar o pleito disputando na cabeça de chapa em 30 municípios. A estratégia para fazer parte das administrações também passa pelas composições em chapas lideradas por outros partidos. Em 42 deles, o PT terá candidatos a vice.

O PT vive um cenário diferente das eleições municipais de 2020. Naquele ano, a legenda entrou na disputa depois de amargar duas grandes derrotas, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e a derrota presidencial de 2018. Este ano, o partido encara o pleito em clima de volta por cima, depois que Lula foi eleito presidente da República, em 2022. Por isso, será usado como principal cabo eleitoral dos postulantes petistas.

Manutenção do espaço

Dos cinco municípios que já comanda hoje, o PT só não vai lançar candidato em Paulista, depois que o prefeito Yves Ribeiro (PT) desistiu da disputa e apoiou o candidato da governadora Raquel Lyra (PSDB), Ramos (PSDB). Lá, o partido decidiu apoiar o candidato do PDT, Francisco Padilha, se mantendo na composição com a vice Aron Gomes (PT).

Mas em Serra Talhada, Granito, Águas Belas e Tacaimbó a legenda tem candidatos na cabeça de chapa, sendo o caso de Serra Talhada o mais curioso, já que a prefeita Márcia Conrado aglutina apoios de lideranças de várias vertentes. Estão com ela, por exemplo, a governadora Raquel Lyra, a ex-deputada federal Marília Arraes (SD), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Márcia é candidata à reeleição.

Confira o panorama do PT para as eleições em Pernambuco este ano:

Cidades que o PT administra:

Paulista (RMR)

Prefeito Yves Ribeiro (PT)

Candidato Francisco Padilha (PDT)

Vice Aron Gomes (PT)

Serra Talhada (Sertão)

Prefeita Márcia Conrado (PT)

Candidata à reeleição

Vice Faeca Melo (Avante)

Granito (Sertão)

Prefeito João Bosco Lacerda (PT)

Candidato George de Sidney (PT)

Vice Givaldo Sampaio (Avante)

Águas Belas (Agreste)

Prefeito Luiz Aroldo (PT)

Candidato Maurício de Josué (PT)

Vice Socorro de Genivaldo (PCdoB)

Tacaimbó (Agreste)

Prefeito Álvaro Marques (PT)

Candidato Val Lourenço (PT)

Vice Nenê do Sindicato (PT)

Cidades onde o PT disputa com cabeça de chapa (30):

Águas Belas, Betânia, Calumbi, Capoeiras, Correntes, Escada, Granito, Inajá, Itaíba, Jaboatão dos Guararapes, Jataúba, Jatobá, Jurema, Lagoa Grande, Macaparana, Maraial, Olinda, Petrolina, Pombos, Quipapá, Sairé, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São José da Coroa Grande, Serra Talhada, Tabira, Tacaimbó, Toritama, Tupanatinga, Tuparetama.

Cidades onde o PT disputa na vice (42):

Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Belém de São Francisco, Betânia, Bom Conselho, Brejão, Cabo de Santo Agostinho, Calumbi, Camaragibe, Escada, Garanhuns, Goiana, Ibimirim, Inajá, Ipojuca, Itambé, Itaíba, Jaqueira, Jataúba, Jucati, Macaparana, Manari, Ouricuri, Orobó, Paulista, Pesqueira, Pombos, Rio Formoso, Santa Filomena, São Caetano, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serrita, Sertânia, Surubim, Timbaúba, Tacaimbó, Toritama, Tupanatinga, Tuparetama, Verdejante e Vertente do Lério.

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog do Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.