quinta-feira, julho 11, 2024

Petrolândia Magnânima: Cida Rodrigues homenageia a cidade com poema entregue a 115 pessoas no aniversário de emancipação

Acervo Cida Rodrigues

No dia 1º de julho o município de Petrolândia celebrou 115 anos de emancipação política, sob muitas homenagens e uma das mais marcantes foi o poema escrito pela professora, poetisa e contista Aparecida Rodrigues, mais conhecida como Cida, intitulado "Petrolândia Magnânima", abaixo reproduzido. Mas, a homenagem não se limitou à poesia. Durante cerca de uma semana, antes do aniversário, Cida entregou, carinhosamente, 115 cópias do poema, como mostram as fotos aqui reproduzidas, com alguns agraciados. 

PETROLÂNDIA
Magnânima

PETROLÂNDIA
Tu és meu Amor
Eclético
Elo de amizade
Colo de Mãe
Deus te abençoe

PETROLÂNDIA
Tão Criança
E senhora
Do tempo
Sem distância
Anciã

PETROLÂNDIA
Cátedra
Ensina
Cordialidade
Abraçando
Teus filhos

PETROLÂNDIA
Magnânima
Noturna
És Lua
A luz do Sol
Resplandece

Filha de um barrageiro (trabalhador que segue as construções de barragens pelo país a fora), sua infância foi vivida entre acampamentos e mudanças. A última barragem que ela acompanhou foi a da Usina Hidroelétrica de Itaparica, com obras entre o final dos anos 70 até meados dos anos 80, quando foi inaugurada a hoje Usina Luiz Gonzaga, entre Petrolândia e Bahia. Como muitos outros trabalhadores que decidiram morar em Jatobá ou Petrolândia, a família de Aparecida acabou por fixar residência em Petrolândia, depois de ser convencida por ela, que não abriu mão de fazer desta a sua cidade. Apaixonada por livros e leitura, Cida é ex-diretora de Cultura de Petrolândia. 

Nossos parabéns a Aparecida Rodrigues, assim chamada à santa de devoção da família, desde tempos remotos, por se dedicar com afinco à poesia, à leitura e à escrita criativa. E ainda mais a felicitamos pelo amar apaixonadamente a terra que adotou como sua. 

Veja mais fotos abaixo:


Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário