Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho
Na noite de 27 de junho, no Memorial de Petrolândia, instalado no Centro Cultural Hildebrando de Menezes, em Petrolândia, sertão de Pernambuco, o Conselho Municipal de Política Cultural-CMPC, realizou reunião extraordinária. Na pauta, os temas principais foram a apreciação do projeto de implantação do CEU de Cultura e eleição de novos membros do Conselho, para os segmentos de Produtores Culturais e de Gastronomia.
O projeto de implantação do CEU da Cultura, que deverá ser construído pelo Governo de Pernambuco, no Bairro Nova Esperança, com recursos do Novo PAC. Foi apresentado aos conselheiros o projeto de referência do MinC, com descrição de cada um dos espaços que compõem o equipamento cultural. Na sequência, houve votações para determinar as prioridades dos módulos eletivos. Inicialmente, os conselheiros votaram para determinar a área do Cineteatro, sendo escolhido o grande, com 240 m². Depois, foram votados os módulos prioritários para customização do prédio, com os seguintes resultados, em ordem de maior para menor prioridade: Primeira – CINETEATRO PEQUENO (120 m²) e GRANDE (240 m²); Segunda – SALA DE DANÇA; Terceira – ESTÚDIO DE EDIÇÃO; Quarta – ATELIÊ; Quinta – SALA MULTIUSO; Sexta – LABCEU; Sétima – COZINHA COMUNITÁRIA; Oitava – CINEURB; Nona – ANFITEATRO; Décima – QUADRA POLICULTURAL (120 m²); Décima Primeira – ESPAÇO VERDE/HORTA COMUNITÁRIA; Décima Segunda – ESTAÇÃO DE SKATE. Os conselheiros ainda classificaram o grau de importância dos módulos, com os seguintes resultados: Cineteatro Pequeno/Grande – 9,2; Sala Multiuso – 8,5; Sala de Dança – 7,8; Cozinha Comunitária – 7,7; Anfiteatro – 7,7; Cineurb – 7,5; Estúdio de Edição- 7,2; Ateliê – 6,9; LABCEU – 6,8; Espaço Verde/Horta Comunitária – 6,5; Estação de Skate – 5,6; Quadra Policultural – 2,5.
Dois outros temas abordados na reunião foram o andamento do Plano Municipal de Cultura, com minuta entregue à Secretaria de Cultura após a reunião do CMPC, realizada no dia 18 de junho, e o encaminhamento do projeto de lei da Prefeitura à Câmara Municipal para adequação da Lei Orçamentária Anual 2024, com inclusão dos recursos da Política Nacional de Cultura da Lei Aldir Blanc-PNAB, recebidos pelo município em março deste ano. A adequação orçamentária é condição exigida pelo Ministério da Cultura para que os editais da Lei Aldir Blanc possam ser lançados pelo Município. Na reunião em pauta, não havia informações disponíveis sobre a fase em que se encontravam esses projetos.
Lúcia Xavier Ramalho/Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.