quarta-feira, julho 17, 2024

Ideathon Origens 2 e oficina de robótica mobilizam estudantes indígenas no território Xukuru


Promovido pelo Desenvolve PE evento reuniu estudantes de quatro povos indígenas em Pesqueira nos dias 15 e 16 de julho (Foto: Divulgação)

O Ideathon Origens 2 e a oficina de robótica e inteligência artificial foram um sucesso absoluto. Propondo uma reflexão sobre o tema “soluções originárias e inovadoras para desafios dos territórios”, o evento aconteceu nos dias 15 e 16 de julho na Vila de Cimbres, em Pesqueira, na Escola Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, conhecida como Escola Indígena Milson e Nilson, e reuniu cerca de 150 estudantes e professores de escolas indígenas dos povos Xukuru; Kapinawá e Kambiwá.

A maratona de ideação foi promovida pelo Projeto Desenvolve PE - uma parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE). Durante dois dias, os estudantes participaram de palestras, oficinas e mentorias focadas em inovação e tecnologia. Com o suporte de professores e mentores especialistas, os alunos encararam a missão de desenvolver soluções inovadoras para desafios das suas comunidades. Edilma Gonçalves, coordenadora pedagógica Xukuru, destacou o empenho dos jovens participantes. “Os estudantes ficaram muito empolgados e envolvidos, visualizando os desafios e pensando em soluções possíveis, diante das problemáticas existentes nos seus territórios,” revelou.

Em paralelo ao Ideathon, também aconteceu a oficina de robótica e inteligência artificial, ministrada por especialistas do Instituto de Economia Circular (IEC), para uma turma de, aproximadamente, 50 estudantes. Os alunos da oficina estudaram sobre programação de computadores, funcionamento de motores e componentes eletrônicos, e softwares de inteligência artificial. A oficina proporcionou uma experiência prática e estimulante, despertando o interesse dos jovens pela tecnologia e suas aplicações. “A robótica é algo que está no nosso dia a dia, conectada com a tecnologia. Foi uma experiência muito legal, pois vi que isso também pode ser aplicado na agronomia, a profissão que eu quero seguir, após o ensino médio," disse a aluna do terceiro ano, Yasmin Oliveira.

A Head de Inovação do Sebrae Recife, Ceiça Moraes, auxiliou no trabalho de mentoria das equipes participantes do Ideathon e frisou que “esse evento é um marco histórico, pois leva aos territórios indígenas ferramentas de inovação e tecnologia para que os estudantes possam aplicá-las nas suas aldeias e desenvolver seus projetos. Isso tem potencial para impactar na criação de novos negócios que poderão galgar espaços em todo o Estado,” concluiu.

O coordenador do Projeto Desenvolve PE, Edmilson Duarte, ressaltou que “o sucesso do evento demonstra o potencial dos estudantes das comunidades indígenas para a inovação e a tecnologia e evidencia que eles são capazes de criar soluções coletivas, respeitando e valorizado suas próprias culturas e tradições, enfatizou. Edminson agradeceu ainda a dedicação e empenho de todos os envolvidos na organização do Ideathon Origens 2.

Ideathon Origens - De forma pioneira em Pernambuco e no Brasil, o primeiro Ideathon Origens foi realizado nos dias 2 e 3 de abril, no território Pankará, em Carnaubeira da Penha. O evento mobilizou mais de 120 estudantes e professores de 12 escolas e cinco povos da região.

Projeto Desenvolve PE

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