O concerto foi apresentado por professores e estudantes que, ao longo dos últimos dias, participaram de intensas oficinas musicais e de danças que fizeram parte da programação do Encontro da Música Antiga. “Trazemos o resgate de um período musical muito importante. Esse evento vem para reforçar, valorizar e difundir esse tipo de música, que é muito peculiar e muito rico“, destacou a gerente geral do CPM, Janete Florêncio.
A apresentação do sábado foi marcada pelas canções bastante ouvidas nos saraus dos castelos europeus no século XVI, destacando a polifonia e a intensidade emocional dos vocais. Já os instrumentalistas fizeram o uso do cravo, da flauta doce e de violas, que eram comumente utilizados pelos trovadores e menestreis durante liturgias, cerimoniais e para o entretenimento das cortes reais, além de outros instrumentos.
Na parte da dança, foram trazidos dois tratados musicais. Um francês de 1589, que se destaca pelas danças castelãs e campesinas; e o outro inglês de 1650, com destaque para o Country. Chamou a atenção os figurinos que retratavam as épocas, fazendo com que o público estivesse fazendo uma viagem ao passado.
Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.