segunda-feira, julho 01, 2024

Conselho de Política Cultural de Petrolândia celebra 115º aniversário de Emancipação do Município

Fotos: Sectur-PE

Hoje (1º) Petrolândia comemora seu aniversário de 115 anos. Isso não significa que, em 1909, a cidade apareceu de repente, no meio do nada, e começou a contar aniversário. Não, não foi assim. Significa que, em 1º de julho, Petrolândia foi reconhecida como cidade, pela primeira vez. A povoação já existia antes, o núcleo de comunidade, seu povo, suas tradições, suas manifestações culturais, principalmente, católicas e indígenas, já eram praticadas no território de nossa cidade, desde as primeiras décadas da colonização do Brasil, que começou em meados de 1500. E, antes de tudo isso, os indígenas. 

Três nomes, três etnias e uma história. Em sua mais distante origem, Petrolândia carrega no seu seio heranças culturais européias, indígenas e africanas, amalgamadas pela violência, mas também pela esperança de liberdade e de desenvolvimento. A partir do advento da construção da Barragem de Itaparica, em meados de 1980, o município recebeu novos povos, pessoas vindas de longe e de perto, que passaram a amar esta cidade como terra natal, provavelmente com igual ou maior afeto do que às cidades onde nasceram. E mantém-se hoje a secular esperança pelo desenvolvimento da cidade. 

É esta Petrolândia, de cultura complexa e dinâmica, de Patrimônio Cultural sólido e, paradoxalmente, frágil, que assumimos a missão de estudar, compreender, preservar, apoiar, incentivar e divulgar. O Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia-PE, criado pela Lei Nº 1401/2023, com posse realizada em 16 de janeiro de 2024, tem a honra de celebrar o 115º ano de Emancipação do Município. Nesta data inspiradora de homenagens à, sem sombra de dúvida ou modéstia, mais bela e encantadora cidade do Sertão de Itaparica, renovamos nosso compromisso de dedicar à nossa missão de conselheiros o tempo possível e necessário para incentivar e apoiar as iniciativas dos produtores culturais petrolandenses, lutar pela salvaguarda e preservação de nosso Patrimônio Cultural e garantir fontes para fomento à produção e difusão dos agentes culturais de nossa cidade.

Feliz aniversário a Petrolândia e ao Patrimônio Cultural Material e Imaterial que a embeleza e enriquece. 

Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário