Nesta quinta-feira (25), o grupo de teatro Abayomi vai realizar evento na Biblioteca Municipal de Petrolândia para marcar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com a celebração da cultura, da arte e da resistência da mulher negra. O encontro vai ser animado com música, poesia, roda de conversa e trechos do espetáculo teatral "N E G R A", encenada pelo grupo Abayomi.
Projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo, através do Município de Petrolândia, o grupo Abayomi representa histórias e contos afro-brasileiros, com textos adaptados para o teatro, e vai estrear com a peça "N E G R A" em setembro deste ano.
“N E G R A”, um recorte do conto Becos da Memória, de Conceição Evaristo, quando Maria Nova, em suas narrativas das histórias vividas nos becos da favela onde vivia, são atravessadas pelos contos e lendas contadas pela griô Adwá, de África. Como muitas meninas e mulheres negras, Maria Nova encontra forças para (re)existir e resistir a partir das mulheres que atravessaram seu caminho e a conexão com a ancestralidade das Yabás, as orixás femininas.
A palavra abayomi é de origem iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, “bay” significa "encontrar, encontro", ayo "alegria" e "mi”, me, mim. Literalmente "encontro da alegria em mim". A alegria do encontro para contar um pouco dos mitos e lendas africanas através de narrativas que resgatam toda a ancestralidade e cultura africana, da tradição oral dos griôs à mitologia iorubá.
Acompanhe as atividades do grupo Abayomi no Instagram @abayomiencena
Acompanhe as atividades do grupo Abayomi no Instagram @abayomiencena
Blog de Assis Ramalho
Com informações de Abayomi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.