sábado, junho 29, 2024

Tacaratu/PE: Cecília Menezes Delgado- uma baraúna do Velho Chico"


Foto de Cecília Menezes Delgado

Cantor e compositor Bira Delgado

Meu conterrâneo, grande jornalista Assis Ramalho, para esse filho de Afonso de Sá Delgado e neto de Cecília Delgado, filhos da Velha Petrolândia. Esse texto é de minha prima, Saúde Delgado, que reside na cidade de Tacaratu-PE.Como seguidor e admirador do seu trabalho de comunicação, agradeço ao mesmo tempo que me coloco ao seu inteiro dispor!

Aí vai um relato falando destes detalhes de Cecília Delgado, filhos da Velha Petrolândia. - faça um resumo, é muito importante para Petrolândia

Esse texto é de minha prima, Saúde Delgado, que reside na cidade de Tacaratu-PE.

Cecília Menezes Delgado- uma baraúna do Velho Chico"

Cecília Menezes Delgador casada com Joaquim Pacheco Delgado, tiveram 10 filhos: Afonso, Dulce, Izabel, Doralice, José (Zequinha), João, Maria do Carmo (Carminha), Francisco (Chiquinho), Silvino (Maninho) Jovina (Vininha).

Minha amada vovó e segunda mãe. Tive o privilégio de morar alguns anos na sua companhia. Anos de muito amor que guardo com muita saudade. Mulher guerreira que ficou viúva ainda jovem e criou com muita luta seus 10 filhos não deixando nada faltar.

Em homenagem a esta Santa Matriarca coloquei o nome da minha primeira filha de Thaise Cecília, como muitos da família também fizeram.

Com emoção e muita saudade no coração compartilho com toda minha família e amigos esta foto. Em especial com todas as Cecílias da família e com as que tenho certeza que ainda virão.

NOTÍCIA RELACIONADA A FAMÍLIA DELGADO EM TACARATU, VEJA ABAIXO

De Tacaratu para o mundo: Bira Delgado representa música genuína da Paraíba no I Fórum Internacional do Forró de Raiz, na Cidade do Porto, em Portugal




Ritmo que aflora o sentimento de pertencimento do nordestino e que representa nosso Brasil país afora, o forró foi o centro da pauta de importantes movimentos culturais na França e em Portugal.Por meio de articulações lideradas pelas Secretarias de Cultura de Pernambuco e da Paraíba (Pedro Santos), juntamente com a Associação Cultural Balaio Nordeste, o ritmo ganhou visibilidade mundial, entre os dias 30 de maio e 02 de junho, com agenda na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, e a realização do I Fórum Internacional do Forró de Raiz, no Instituto Pernambuco/Porto, na cidade do Porto, em Portugal.


Dando continuidade à jornada internacional do forró, nos dias 1º e 2 de junho, aconteceu o I Fórum Internacional do Forró de Raiz, na cidade do Porto, em Portugal.

Realizado no Instituto Pernambuco/Porto, importante parceiro do Governo de Pernambuco, o evento contou com palestras, debates e mesas redondas em torno da temática do forró e sua importância como componente da identidade nordestina, além de shows de artistas forrozeiros.

A programação do Fórum, além da grade de conteúdo, foi um verdadeiro arraial junino para todos os participantes.O evento contou com decoração temática e comidas típicas, aulas de forró e shows de
diversos artistas nordestinos, como:Derico Alves (PE),

Sandrinho do Acordeon (PI),
Bira Delgado (PB),
Luiz Bento (PB),
Robson Batinga (SE),
Ecore Nascimento (PI),
Sanda Belê (PB) e
Flávia Bitencourt (MA).




Blog do Giovanni Meirelles
Fotos de Carol Andrade/Secult-PB

De Tacaratu para o mundo: Cantor e compositor Bira Delgado participa de agenda na sede da UNESCO (França) em defesa do forró-de-raiz e da cultura nordestina



Ao lado de nomes como Pedro Santos, atual Secretário de Cultura da Paraíba; Cacau de Paula, Secretária de Cultura de Pernambuco; e Dona Joana Alves, Presidente do Fórum Nacional do Forró de Raiz, além de artistas como Cacau Moutinho, Dell Feliz e Robson Batinga, o artista participou de encontros com representantes do Ministério da Cultura da França no Institut Français, no Institut French Savoir-Faire.

A agenda incluiu ainda uma reunião, na UNESCO, com Fumiko Ohinata, em Paris.

Bira Delgado, que fez parte da campanha que no ano de 2021 registrou o forró como Patrimônio Cultural do Brasil, segue com Joana Alves e com o Fórum Nacional do Forró de Raiz, no objetivo de transformar o forró em Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

“O forró é um símbolo nordestino que reflete a nossa alma, nosso jeito de ser. A causa é sempre mais importante. Defendê-la reflete coletiva e positivamente. Uma honra enorme representar a Paraíba, que faz o maior e melhor São João do mundo”, disse Bira

* Bira é natural da cidade de Tacaratu/PE



Blog do Giovanni Meirelles
Fotos de Carol Andrade/Secult-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário