Ambiente educacional foi oficialmente anunciado durante o Elid 2024, evento de letramento digital que acontece em Maceió de 27 a 29 de junho (Reprodução Serpro Cidadão Digital)
Um novo ambiente de difusão do conhecimento para transformação e destreza digital do Estado e da população brasileira: essa é a proposta do Serpro Cidadão Digital (https://cidadaodigital.serpro.gov.br/), uma escola virtual criada e mantida pelo Serpro, que vai disponibilizar capacitação para acesso público por meio da oferta regular de cursos digitais.
O Serpro Cidadão Digital foi oficialmente lançado durante o Elid 2024, evento que acontece de 27 a 29 de junho, em Maceió/AL, e reúne especialistas para discutir políticas públicas que incentivem a acessibilidade tecnológica e promovam a equidade digital. O anúncio da escola foi feito pelo diretor de Pessoas da empresa, Marco Sobrosa, durante a mesa de abertura do encontro .
“Com esse lançamento, o Serpro reafirma sua disposição em participar ativamente da transformação digital do estado brasileiro e a destreza tecnológica do cidadão. Ela foi pensada como um instrumento para auxiliar na criação de uma cultura digital na sociedade, contribuindo para o aproveitamento de todo o potencial dos serviços públicos no efetivo exercício da cidadania”, destaca Sobrosa.
O catálogo da escola é amplo e variado, com a oferta inicial de 29 cursos abertos, além de vídeos, tutoriais e outras formas de capacitação. O conteúdo contempla desde ferramentas de edição de textos e planilhas, até conceitos e processo de gamificação, uso seguro da tecnologia, utilização de aplicativos de governo, combate às fake news, e desenvolvimento de habilidades digitais. “Queremos preparar nossos alunos para enfrentar os desafios do mundo digital de forma crítica e responsável”, acrescenta Sobrosa.
Para o diretor do Serpro, a atual gestão da estatal colocou a inclusão digital no centro da missão da empresa, promovendo um esforço consistente para combinar transformação digital com inclusão, especialmente em áreas de difícil acesso. “A inclusão digital é vista como um tripé que envolve fornecer infraestrutura (hardware e software), conexão e formação. E essa formação é detalhada em três aspectos: alfabetização digital, letramento digital e destreza digital. Nossa proposta é preparar as pessoas para usar a tecnologia de forma eficaz, seja em contextos pessoais como profissionais”, completa.
Além da oferta de ações educacionais à sociedade, o Serpro Cidadão Digital será responsável por atender os clientes da empresa no governo, o que atesta o alto nível de qualidade do ambiente e dos conteúdos disponibilizados para a população em geral. A escola também pretende firmar parcerias com outras instituições, públicas e privadas, para promover programas educacionais em temas de interesse ou projetos de educação para grupos específicos.
Letramento e inclusão digital
O ELID é o 1º Encontro Técnico-Científico de Letramento Digital & Inclusão Digital, que tem como objetivo promover o conhecimento e os olhares das diversas regiões do Brasil sobre as questões digitais. A Etapa Maceió/AL, é realizada de 27 a 29 de junho, no Centro de Inovação do Jaraguá. O evento reúne educadores e pesquisadores, gestores de líticas públicas e estudantes de áreas tecnológicas e sociais.
O diretor de Pessoas, Marco Sobrosa, integrou a mesa de abertura na manhã desta quinta-feira, 27 de junho. A atividade reuniu representantes dos poderes legislativo e executivo das esferas municipal, estadual e federal, além de entidades de ensino e pesquisa e do Instituto Anjos Digitais , organizador do ELID.
Por: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.