quarta-feira, junho 26, 2024

Cartão postal de Petrolândia, igreja semi-submersa sofre novo desmoronamento em sua estrutura

Reprodução Instagram

O mergulhador de resgate e guia turístico Samyr Oliveira compartilhou vídeo no Instagram, na última segunda-feira (25), para compartilhar imagens de um novo desmoronamento em parte da estrutura das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada no Lago de Itaparica, em Petrolândia, Sertão de Pernambuco. Conhecida como Igreja Semi-submersa, a construção é o único prédio visível, remanescente de grande área do município inundada pelo rio São Francisco para formar a represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, entre Pernambuco e Bahia, em meados dos anos 1980, pela Chesf. 

Há cerca de dois anos, a Chesf providenciou uma cerca de boias flutuantes para evitar o tráfego próximo à estrutura há cerca de dois anos. Desde então, novas medidas não foram adotadas para proteger o patrimônio histórico. Há algum tempo, parte da parede onde se localizava o altar, ruiu. 

Na postagem na rede social, o petrolandense solicita providências das autoridades para preservar a construção tombada pelo Iphan. Os seguidores de Samyr, por sua vez, além de comentários sobre a situação, marcaram o Iphan, o Governo de Pernambuco, entre outros, para alertar sobre a iminência de novos desmoronamentos no local. 


Blog de Assis Ramalho
Com informações/vídeo: Samyr Oliveira Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário