quinta-feira, junho 06, 2024

Brasília (DF): VÍDEO: Sesão de Ética da Câmara é marcada por confusões entre deputados governistas e da oposição; Janones foi escoltado após brigas


Confusão envolvendo o deputado André Janones (Avante-MG), na Câmara, nesta quarta-feira (5). — Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A sessão do Conselho de Ética da Câmara desta quarta-feira (5) foi marcada por confusões entre deputados governistas e da oposição no plenário do colegiado.

Os ânimos dos parlamentares se exaltaram na reunião em que o conselho analisava um processo contra o deputado André Janones (Avante-MG), suspeito de ter praticado "rachadinha", ou seja, desvio de salário de funcionários do seu gabinete

O processo contra Janones foi arquivado pelo colegiado. Ao final da sessão o deputado bateu boca e trocou empurrões com colegas (veja vídeo acima).

Parlamentares de oposição se dirigiram em direção a Janones aos gritos de "rachador" e "covarde". Após alguns minutos em silêncio, Janones reagiu. Partiu para cima de Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC). Os parlamentares trocaram empurrões e insultos.


Janones e Nikolas desafiaram um ao outro a participar de briga fora das dependências da Câmara. Em meio à confusão, a Polícia Legislativa da Casa precisou intervir. André Janones teve deixar o plenário do colegiado escoltado.

Clima quente


A confusão com Janones não foi a única da reunião do Conselho de Ética. O primeiro bate-boca teve início com acusações de parlamentares contra assessores de deputados, que acompanhavam a reunião (veja no vídeo acima).

A deputada Jack Rocha (PT-ES) defendia o arquivamento do caso contra Janones, como ocorreu com processos relacionados a outros deputados. Ao mencionar um caso contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) que foi arquivado, a tensão se elevou.

Em meio a gritos e pedidos para esvaziamento do plenário do Conselho de Ética, os deputados Delegado Caveira (PL-PA) e Juliana Cardoso (PT-SP) se estranharam.

Em tom inflamado, o deputado repetia à Juliana que ela era "comunista". Juliana rebatia chamando o adversário político de "machista".

Em tom inflamado, o deputado repetia à Juliana que ela era "comunista". Juliana rebatia chamando o adversário político de "machista".

Por Kevin Lima, Letícia Sena, Fernanda Rouvenat, g1 e GloboNews — Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário