domingo, maio 26, 2024

Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – Recordar é viver! fotos de Relíquias do Cais Dom Pedro II



Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra fotos de Relíquias para nos lembrar o cais Dom Pedro II da velha Petrolândia, hoje submersas nas águas do rio São Francisco.

Cais da antiga Petrolândia, quem conheceu jamais esquecerá!

Conheça mais abaixo a história da Estação do Trem e do Cais Dom Pedro II









O famoso e saudoso 'Pontão' ao lado do Cais Dom Pedro II



ACIMA: Estação de Petrolândia em 1959, com um trem de composição de carga que acompanhava na época as duas viagens semanais do trem misto que ligava aquela cidade pernambucana a Piranhas, em Alagoas, pela margem esquerda do rio, tentativa do tempo do Império de ligação do sistema fluvial do rio São Francisco com o mar, já que não se poderia utilizar o curso d'água na área das cachoeiras de Itaparica e Paulo Afonso e do profundo canyon que vai até perto daquela cidade alagoana
 (Folha da Manhã, 5/7/1959).



ACIMA: Cais Dom Pedro II, junto à estação ferroviária, em foto publicada em 1958. Reparem que ele já estava semi-abandonado, embora a ferrovia continuasse em atividade (Enciclopédia dos Municípios Basileiros, vol. XVIII, 1958).

História da Estação do Trem e do Cais Dom Pedro II - Na foto acima a Estação de Petrolândia em 1959, com um trem de composição de carga que acompanhava na época as duas viagens semanais do trem misto que ligava Petrolândia a Piranhas, em Alagoas, pela margem esquerda do rio, tentativa do tempo do Império de ligação do sistema fluvial do rio São Francisco com o mar, já que não se poderia utilizar o curso d'água na área das cachoeiras de Itaparica e Paulo Afonso e do profundo canyon que vai até perto daquela cidade alagoana (Folha da Manhã, 5/7/1959).

Por trás à estação estava o cais onde atracariam as embarcações a vapor para a integração "ferrovia-hidrovia". Havia também um barracão que servia como garagem para as locomotivas, carros e vagões. Em fins de 1964, a estação e a cidade que então existia eram relatadas assim em uma reportagem da época: "Petrolândia foi uma das primeiras cidades ribeirinhas a receber a energia de Paulo Afonso. Mas essa energia não representou para Petrolândia o mesmo motivo de progresso que foi para outras cidades do vale.

A estação de Jatobá foi inaugurada em 1883, como ponta de linha da E. F. Paulo Afonso, condição que manteve durante toda a vida ativa da ferrovia. Chamou-se, por algum tempo, Itaparica, e finalmente Petrolândia. Foi demolida pela CHESF juntamente com toda a cidade de Petrolândia, meses antes do enchimento do reservatório de Itaparica, em fevereiro de 1988.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Folha da Manhã, edição do dia 05/07/1959).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.