O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi vaiado durante evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Maceió, nesta sexta-feira. Durante o discurso do parlamentar, Lula ficou em pé ao lado do púlpito e aplaudiu Lira em alguns momentos. O presidente ainda saiu em defesa do parlamentar afirmando que o comportamento dos seus apoiadores "incomodava muito".
Escolhas políticas estão na origem de eventos extremos: É preciso, sim, politizar a tragédia climática
Ciro Gomes não paga dívida de R$ 31 mil e juiz permite que policiais arrombem sua casa em busca de bens
Em respostas às vaias, Lira afirmou que a função do parlamentar é "trabalhar pelo seu estado e continuar aprovando matérias no Congresso Nacional". Esse foi um dos trechos aplaudidos por Lula.
— Mais do que vaias e aplausos, a função do parlamentar é trabalhar pelo seu estado, continuar aprovando matérias no Congresso Nacional (Lula aplaude) é dando suporte para que tudo aconteça nas políticas públicas. E a Câmara dos Deputados faz o seu papel — afirmou Lira.
Lira também falou sobre o evento desta quarta-feira, em que também fazia parte da comitiva do presidente Lula. Dessa vez, saiu em defesa do seu pai, o senador Benedito de Lira, afirmando que as vaias eram uma "falta de respeito".
— No dia de ontem lá no canal do sertão, acompanhando a sua comitiva, um dia muito difícil. O meu pai, que muitos aplaudem e muitos vaiam, mas eu duvido, eu duvido que um morador que vai ser atendido por essas casas estejam vaiando hoje. Isso é uma falta de respeito. Isso é uma falta de respeito.
Em seguida, Lira afirmou que nenhum político entregou tantas casas do Minha Casa, Minha Vida no estado de Alagoas .
— O que eu quero dizer com isso é que o Minha Casa Minha Vida é um projeto transversal. Porque o senhor, como eu e o meu pai, que hoje está em um quarto de hospital porque ontem sofreu um acidente e operou um fêmur, queria muito estar aqui. Em homenagem a ele, presidente, que lutou e entregou 9 em cada 0 casas nesse estado de Alagoas. Nenhum político... ele e eu com respeito e sem demérito a nenhum político desse estado, ninguém entregou mais casas no estado de alagoas do que o Senador Benedito e o deputado Arthur Lira. E eu não era presidente da Câmara.
Pouco depois, Lula começou o seu discurso falando que era grato pela presença de Lira e afirmou que o ato era institucional. O presidente afirmou ainda que as vaias eram um comportamento que "incomodava muito" porque não gosta que os convidados sejam "maltratados".
— O ato institucional não tem cor partidária, porque se não, fica difícil para um presidente da República viajar para inaugurar coisa. Porque as pessoas que vêm aqui são convidadas por nós, e ninguém leva alguém na sua casa para ser vaiado, maltratado. É apenas uma questão de comportamento que me incomoda muito. Eu sei que das divergências que existem entre os partidos políticos aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.