sexta-feira, maio 31, 2024

Conselho de Política Cultural de Petrolândia-PE reúne-se para discutir o Plano Municipal de Cultura

Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho

Na última terça-feira (29), entre o final da manhã e início da tarde, foi realizada no Auditório Cecídio Rubens, no Centro Cultural Hildebrando de Menezes, em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural. Na ocasião, representantes de Secretarias Municipais e da Sociedade Civil debateram a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Petrolândia.

Após a abertura da reunião, feita pelo presidente do CMPC, Sandro Alberto Sá, o conselheiro Gabriel de Lisboa e a servidora da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em exercício, Fabrícia Clei, apresentaram sugestões de ações e metas para elaboração do PMC de Petrolândia. 

O Plano Municipal de Cultura é o planejamento de diretrizes, metas e ações a serem desenvolvidas no Município de Petrolândia pelo prazo de 10 anos. O PMC, construído com a participação do Poder Público e da Sociedade Civil, com representantes dos diversos segmentos culturais petrolandenses, será criado por lei municipal. 

Outros temas destacados na reunião foram a não participação da Prefeitura de Petrolândia na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e a cobrança do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para reabertura do acesso público ao Serrote dos Padres. A organização da Fenearte 2024 não concedeu estande à Prefeitura de Petrolândia para o evento que irá acontecer de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A Prefeitura tenta reverter, ou pelo menos, conhecer os motivos para rejeição da participação de Petrolândia na Fenearte. 

Sobre o imbróglio envolvendo a Prefeitura de Petrolândia e moradores do entorno do Serrote dos Padres, o IPHAN realizou fiscalização e acionou o Município de Petrolândia para restabelecer o acesso ao sítio arqueológico. Apesar de cobrada para solucionar o caso, a Prefeitura de Petrolândia alega que a área é administrada pela CHESF, enquanto os moradores afirmam ser proprietários de terras no entorno do Serrote dos Padres, com direito de construir. 

A próxima reunião do CMPC de Petrolândia vai ocorrer na próxima quarta-feira (05/06), às 10h00, no Centro Cultural Hildebrando Menezes, com a continuidade dos debates sobre o Plano Municipal de Cultura. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário