Megamural em homenagem a Reginaldo Rossi, no Recife, criado pelo Osmo Crew, grupo composto pelos artistas Felipe Lemos, Shell Osmo, Tati Naara, Bizarro, Ant Social Osmo, Torvi Osmo, Sgnik, Smook e Remy Ferreira, com experiência de mais de 15 a 20 anos de carreira (Foto: Uanni)
Começa na próxima sexta-feira (10) a edição 2024 do Cena Nordeste Festival, um intercâmbio artístico-cultural promovido pelo Consórcio Nordeste e que conta com a participação das secretarias de cultura dos nove estados da região. O evento, que vai ser itinerante e ao longo do ano vai passar por todas as capitais nordestinas, começa em João Pessoa, com dois dias de programação gratuita acontecendo no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
A definição de se começar o festival pela capital paraibana se dá porque o estado responde atualmente pela coordenação da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, e foi a partir de um projeto apresentado pelo estado em agosto do ano passado que o Cena Nordeste começou a ser gestado. E foi depois de quase dez meses de construções coletivas que o evento finalmente será iniciado.
“É um projeto inédito, revolucionário, porque promove a integração do Nordeste através da cultura e das artes. Isso é de uma potência incrível. Artistas de oito linguagens diferentes, de todos os estados nordestinos, percorrendo em diferentes finais de semana cada uma das capitais. Permitindo assim que as populações locais tenham acesso gratuito ao que está sendo produzido em nossa região”, comemorou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.
Como anfitrião do primeiro final de semana do Cena Nordeste Festival e como articulador que levou os debates para a Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, Pedro se diz empolgado com o que está por vir.
“Vamos reunir trabalhadoras e trabalhadores da cultura ligados a arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro. Todos inicialmente em João Pessoa. E, depois, vamos levar também artistas paraibanos para circular nas outras capitais. É uma circulação de artistas nordestinos que tem tudo para dar certo e se repetir nos anos seguintes”, pontuou.
Em João Pessoa, por exemplo, vai ter forró de Alagoas, grupo de cultura popular do Maranhão, audiovisual do Piauí, arte urbana de Pernambuco, apresentação circense do Rio Grande do Norte, grupo de dança de Sergipe, teatro do Ceará e música da Bahia. Vai haver também algumas atrações locais (veja a programação completa ao término do texto).
Depois da capital paraibana, os outros encontros do Cena Nordeste Festival acontecem em Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
As atrações foram definidas por curadores locais contratados pelos estados. O anfitrião do fim de semana fica responsável pela hospedagem de quem chega, e os visitantes custeiam o traslado de quem viaja.
Confira a programação do Cena Nordeste Festival em João Pessoa
Sexta-feira (10 de maio)
14h - Feirinha (Paraíba)
[Praça do povo]
18h30 - Espetáculo: Aquelas (Ceará)
[Sala de Concerto]
19h30 - Os Anselmos (Paraíba)
[Teatro de Arena]
20h45 - Fidellis (Alagoas)
[Teatro de Arena]
22h15 - Seu Pereira e Coletivo 401(Paraíba)
[Teatro de Arena]
10h às 16h - Osmo Crew (Pernambuco)
Sábado (11 de maio)
9h30 - Fórum com Pedro Santos
[Sala 01 - Auditório]
14h - Feirinha (Paraíba)
[Praça do povo]
14h - Mostra Audiovisual (Piauí)
[Cine Bangüê]
16h - Equipe Cacuriá de Dona Teté (Maranhão)
[Praça do Povo]
17h - Circo Grock (Rio Grande do Norte)
[Sala de Concertos]
19h - Espetáculo: Deste Nór (Sergipe)
[Teatro Paulo Pontes]
20h - Iago D’Jampa
[Arena]
21h - Grupo Roça Sound (Bahia)
[Arena]
10h às 16h - Osmo Crew (Pernambuco)
Ascom Consórcio Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.