domingo, março 03, 2024

Projeto em AL aproveita espaços no quintal de casas para cultivar hortaliças e resgata memórias afetivas

Reprodução/TV Gazeta

Sabe aquele espaço no quintal de casa que é pouco utilizado? Pois é, a Emater, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), encontrou um uso sustentável para eles com a criação de hortas em residências de Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió.

O projeto 'Quintal de Vó' selecionou dez famílias da localidade e está ensinando técnicas de manejo e cultivo de hortaliças.

"A iniciativa por si só aponta para uma necessidade de produção de alimentos fazendo uso dos espaços que existem na região metropolitana, sobretudo nos quintais, e traz essa temática afetiva que é a figura da avó. Quem não teve uma avó, que não tem uma memória afetiva e carinhosa?", disse Moisés Leandro, presidente da Emater em Alagoas.

As hortas têm baixo custo. São feitas de forma simples, com limite de tijolo ou outro material que esteja ao alcance do morador. Elas possibilitam às famílias o cultivo do seu próprio alimento, de forma saudável e sustentável.

A dona de casa Adriana Quirino é uma das beneficiárias do projeto. O quintal pouco utilizado ganhou o colorido vivo das plantas que está cultivando. Ela já espera ansiosa pela colheita.

"Plantei pimentão, alface, coentro e tomate-cereja. Ainda quero plantar cenoura, cebola, beterraba e crescer mais a minha horta", disse animada a dona de casa.

O vizinho dela, o Luciano Fernandes, aprendeu rápido como manejar o solo, adubando a terra de forma correta. O resultado tem dado tão certo que, além da horta, ele começou a produção de árvores frutíferas também.

"Eu estou dando continuidade à produção com árvores, aprendi adubação, como podar. Tudo isso eles já passam pra gente. As minhas plantações agora estão com mais vida, com mais força. As frutíferas que estavam colocando flores, estavam caindo, mas agora estou com a adubação certa e elas começaram a produzir", disse o beneficiário.

O projeto estimula a produção orgânica e isso garante a qualidade do alimento, que sai da horta direto para a mesa. Isso tem mudado os hábitos alimentares das famílias selecionadas. A Emater pretende expandir o projeto para outras famílias da região e diversificar os modelos de produção.

g1 AL/TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.