O Diretor Geral do IF-Sertão Campus Floresta, Iran Torquato, participou ativamente do debate, destacando a importância da estrutura da instituição no apoio à ação conjunta do MDA. “Estamos juntos no debate e apoio no retorno de projetos e políticas públicas importantes e estratégicas para o desenvolvimento de nossa região”, concluiu Iran Torquato.
O Banco do Nordeste foi representado pelo Gerente Geral, da agência de Floresta-PE, Gleubber Mourato, que apresentou as principais ações do BNB no Território do Sertão de Itaparica e os impactos da política pública do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), para o desenvolvimento socioeconômico na região. Também participaram do debate, o coordenador do - Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do BNB no Sertão de Itaparica, Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, e a Coordenadora do Programa Agroamigo, Mirelly Guimarães, que fez uma explanação sobre as principais linhas de financiamentos do crédito orientado do Programa Agroamigo.
O evento contou com a presença do Diretor de Política da Terceira Idade da Fetape, Adimilson Nunis de Souza, além da Assessora Educacional da Fetape no Polo Submédio São Francisco, Neuma Maria dos Santos, que ambos, contextualizaram um histórico de lutas, conquistas e desafios dos agricultores e agricultoras para o desenvolvimento da agricultura na região.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Floresta foi representado pela presidente Wilka Freire. Presentes ainda representantes dos STRs, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e Secretarias de Agriculturas dos municípios do Polo do Sertão de Itaparica, que abrange Floresta, Carnaubeira da Penha, Petrolândia, Tacaratu, Jatobá e Itacuruba, além de Belém do São Francisco.
O Secretário de Agricultura de Itacuruba, Rone Antonio de Almeida, representou os demais integrantes das secretarias que prestigiaram a reunião.
O representante da Direção Estadual da Regional Itaparica do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Clebson Gomes dos Santos, também participou do debate, com defesa da reforma agrária inclusiva e produtiva.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SAD) foi representada pelo Diretor de Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Francisco Dantas, que participou na mesa de debate com representantes do Banco do Nordeste e lideranças da sociedade civil organizada.
Nas discussões foram debatidos os seguintes assuntos: Comitê do Plano Safra/PRONAF, Compra Institucional/PAA/PNAE, Programa Nacional do Crédito Fundiário, inclusão Sanitária e Agroindústria, inclusão e acesso a ATER, inclusão e acesso ao crédito do Pronaf Jovem, inclusão e acesso ao crédito as comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas.
Mais fotos abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.