O dia 6 de março é duplamente representativo para a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, comemorado com feriado estadual e municipal. Comemoram-se a Data Magna do Estado, em referência à data de início da Revolução Pernambucana de 1817, e a mudança da sede do Município de Petrolândia, realizada em 1988, antes da inundação de grande parte do território da cidade pelas águas do Rio São Francisco, para a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaparica, entre Pernambuco e Bahia. Áreas urbanas e rurais próximas ao rio hoje estão submersas no Lago de Itaparica. Na comemoração dos 36 anos da mudança da cidade, a manhã desta quarta-feira (06/03/2024) foi marcada por homenagens.
Por volta das 8h30min, foi iniciada a cerimônia de hasteamento das bandeiras no pavilhão em frente à Prefeitura de Petrolândia, na Praça dos Três Poderes. Após a leitura de um texto sobre a data histórica, o hasteamento das bandeiras foi realizado pelo Prefeito Fabiano Marques, Vice-prefeito Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes) e pelo Presidente da Câmara, Vereador Dedé de França.
A Banda Municipal Adolfo Alexandre de Melo abrilhantou a solenidade com execução do Hino Nacional do Brasil, Hino de Pernambuco e Hino de Petrolândia.
O estudante da Escola 06 de Março, Weverson , cantou a música do compositor petrolandense Ruy Sá, canção que se tornou o hino não oficial da cidade.
Após o hasteamento, o prefeito e o vice-prefeito fezeram pronunciamentos, nos qualis ressaltaram a importância do 6 de março. O gestor também destacou ações dos três anos de seu governo. ASSISTA VÍDEO ABAIXO
Em seguida, foi servido um café da manhã em frente ao prédio da prefeitura.
VEJA ABAIXO VÍDEO E FOTOS
VEJA ABAIXO VÍDEO E FOTOS
Hoje é um dia marcante para nossa querida Petrolândia, há exatos 36 anos nos mudávamos para uma nova cidade. Deixávamos para trás nossa terra para virmos desbravar um novo terreno. Ao longo dos anos Petrolândia tem crescido, se desenvolvido, muito da Velha Cidade que hoje repousa sob o Lago de Itaparica ainda nos causa um sentimento misto de perda e de saudades, recordar das ruas, dos seus moradores, das famílias que lá residiam e que hoje não estão mais aqui, dos amigos que ao longo dos anos se foram. Porém nossa cidade soube receber homens e mulheres que ajudaram a construir e fazer Petrolândia o que ela é. Hoje Petrolândia é muito maior do que ontem e muito menor do que hoje, porque ela cresce a cada dia. “Marcas do que se foi/Sonhos que vamos ter”, como a própria musica diz fomos marcados com a mudança da Cidade, porém os sonhos que temos para ela nos fazem ter desejos cada vez maiores para esta cidade, para este povo. Ao olharmos para o Lago e ao vermos a Igreja Sagrado Coração de Jesus, na velha Barreiras, um gigante de concreto que após tantos anos repousa firme e forte reflete o que todo petrolandense é, seja de nascimento ou seja por que aqui escolheu para viver. Somos todos fortes e inatingíveis pelo amor por esta terra. Como no nosso próprio Hino “Vida alegre calma e resistente/Que traduz em nosso coração/Entre o sol a chuva e a enchente/És a mais corajosa do Sertão”!
Petrolândia, 06 de Março de 2024.
Por: Lúcia Xavier Ramalho/BlogAR
Petrolândia, 06 de Março de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.