segunda-feira, março 18, 2024

Petrolândia: Dia do Artesão é comemorado em 19 de março; Conheça os trabalhos do artesão em madeira, Genecy Alves [Genecy dos Banquinhos]


O artesão em madeira independente atua em segmento com demanda constante e desenvolve um trabalho bem diversificado. Entre as peças que este profissional pode criar estão desde artefatos para uso doméstico até itens para a indústria ou comércio.

Os artigos criados pelo artesão em madeira independente podem ser tanto para cumprir funcionalidades quanto para ornamentar.

O trabalho do artesão em madeira pode ser desenvolvido de diversas formas e abrange o uso doméstico, comercial e industrial.

No mês em que se comemora o dia do Artesão, 19 de março, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia fez visita ao ponto comercial do artesão em madeira, Genecy Cavalcante da Silva, O genecy dos 'Banquinhos'. 

O seu estabelecimento fica localizado em Petrolândia na rua,Juvina Alves de Souza. por trás do Restaurante O Gaucho,próximo ao depósito da Ultragás. Contato  87 9.9905-9455

. Veja vídeo da entrevista


No dia 19 de março e celebrado o Dia do Artesão. Trata-se de uma data importante para homenagear todos os profissionais que se dedicam, com afinco e satisfação, à arte de produzir as mais belas peças de artesanato em cerâmica, cera, tecido, palha, madeira, entre outras. Originada do termo bíblico “tekton”, a palavra artesão significa pessoa que trabalha com as mãos, assim como São José o fazia. Naquele tempo, o trabalho em madeira era artesanal e, como o santo era um marceneiro artesão, tornou-se o padroeiro dos artesãos. Daí a data ser comemorada, todos os anos, em março, no dia 19, Dia de São José. Atualmente, esses profissionais, homens e mulheres, artesãos e artesãs, são divididos em algumas categorias – dentre elas, o artesão-artista e o artesão semi-industrial. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil, mais de 8 milhões de artesãos e artesãs desenvolvem suas atividades em nível comercial. Quem investe nessa profissão tem muitas chances de alcançar o tão almejado sucesso profissional. Afinal, o setor fatura mais de R$ 50 bilhões por ano, o equivalente a 3% do PIB - Produto Interno Bruto do país. Em 2015, o Projeto de Lei nº 256/15 passou a regulamentar a profissão para impulsionar o ingresso de novos empreendedores na área. Entretanto, a capacitação profissional é fator-chave para que artesãos e artesãs sejam bem-sucedidos tanto no mercado nacional como no internacional. Muitos estrangeiros procuram peças exclusivas das mais diversas regiões do Brasil, como no Nordeste e em Minas Gerais, principais polos do artesanato no país. Tanto a qualificação profissional como a divulgação das peças foram determinantes para que muitos artesãos e muitas artesãs alcançassem fama no exterior. Na verdade, “com paciência, criatividade, boa coordenação motora, conhecimento de materiais, dos equipamentos e das técnicas, além de treinamento e reciclagem profissional, o artesão ou a artesã poderá atuar em uma atividade promissora e bastante lucrativa”, afirma Magno Soalheiro Barrozo, professor do Curso a Distância CPT Moldagem em Cerâmica para Peças Decorativas em Livro+DVD e Online.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.