domingo, março 03, 2024

Hospital de Câncer de Pernambuco aborda câncer colorretal na campanha Março Azul Marinho


O câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino ou câncer de colón e reto é um dos mais frequentes entre os tumores malignos, e, neste mês de março, tem espaço na campanha Março Azul Marinho, que visa conscientizar a sociedade sobre a doença, uma vez que seu desenvolvimento está diretamente ligado ao estilo de vida. Como instituição referência em oncologia, O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança a campanha com informações importantes disponibilizadas nos canais de comunicação da instituição e nas redes sociais @sigahcp.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer colorretal está na terceira posição como o mais incidente no País, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A estimativa do INCA aponta 45.630 novos diagnósticos a cada ano do triênio 2023 a 2025, sendo 7.030 casos na região Nordeste. No HCP, hospital que trata pessoas com todos os tipos de câncer, cerca de 193 pessoas foram recebidas com o diagnóstico de câncer colorretal.

Dentre os principais sintomas estão sangramento, anemia, dificuldade para evacuar ou diarreia, mudança no hábito intestinal, mudança no aspecto das fezes. O médico cirurgião oncológico Jensen Fong explica que há fatores de risco evitáveis e não evitáveis. “Entre os evitáveis estão a obesidade, o consumo de alimentos industrializados, exemplo: fast foods, refrigete; o consumo excessivo de carne vermelha, consumo de alimentos em conserva, consumo de alimentos ricos em nitritos e fosfatos, como patês, o presunto, o apresuntado, os salames, a mortadela e a salsicha. Esses hábitos podem ser evitados dentro da dieta e do comportamento humano”, detalha. Já os considerados não evitáveis estão a idade e a raça do paciente (pessoas negras têm uma maior incidência de câncer colorretal), “esses, não podemos evitar. De qualquer forma, o acompanhamento médico, sendo totalmente indicada a realização da colonoscopia a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes com histórico familiar de câncer colorretal, nós adiantamos a colonoscopia para 45 anos de idade”, completa.

A doença é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Ela acomete de modo relativamente semelhante homens e mulheres, geralmente depois dos 65 anos de idade.

Sobre o HCP: O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. Esses recursos são utilizados no custeio, na modernização do parque tecnológico e nas instalações físicas do hospital. Além disso, são direcionados para complementar o custo do tratamento dos pacientes. Saiba mais no site: www.hcp.org.br.

Assessoria de Imprensa
HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.