domingo, março 10, 2024

Especialista explica a diferença entre alergia e intolerância

Dores no estômago, constipação, inchaço, gases, diarreia são alguns dos sintomas típicos (Foto: bigstockphoto)

Comer um biscoito recheado, um pão ou até mesmo uma pizza, para muitas pessoas é normal, já para outras podem ocasionar sintomas totalmente indesejados e desconfortáveis, como dores no estômago, constipação, inchaço, gases, diarreia, entre outros. Os sintomas podem ser desencadeados por uma alergia ou intolerância a algum tipo de alimento específico. Uma das alergias ou intolerância mais conhecidas é ao glúten ou à lactose.

Mas a pergunta que muito se faz é: qual a diferença entre alergia e intolerância e como identificar? De acordo com o nutricionista e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Cassio Ribeiro, a intolerância é a incapacidade do nosso organismo de absorver determinado nutriente. “Normalmente, a gente vê intolerância à lactose, o nosso intestino tem dificuldade de produzir a lactase, que é enzima que vai justamente degradar e oxidar e auxiliar nesse processo de absorção da lactose. Então, o nosso organismo tem essa dificuldade dessa produção e isso gera sinais e sintomas no corpo da pessoa. Eles vão causar alguns desconfortos gastrointestinais, como a barriga inchada, diarreia e outros sinais também”.

“Já uma alergia, chega a ser uma resposta imunológica mais rápida, porque a alergia é a partir do contato, que pode ser físico ou através do ar. Como a gente vê na alergia para frutos do mar. Algumas pessoas têm o fechamento de glóteos apenas por sentir o cheiro do camarão. Isso pode causar danos muito sérios que podem levar até a morte”, enfatiza Cassio.

Já para identificar uma alergia ou intolerância alimentar é muito importante que o primeiro passo seja procurar um especialista, para que ele possa analisar os sinais e sintomas e iniciar questões relacionadas à dieta.

“O nosso corpo emite sempre sinais e sintomas, eles são analisados durante a anamnese na conduta prática do nutricionista. Então, por exemplo, vamos pensar num caso de intolerância à lactose. O paciente vai começar a relatar que, quando come um queijo, vai ter desconfortos intestinais, que está ocasionando gases, diarreia, além de outros. Isso gera para o especialista um indicativo para solicitar um exame bioquímico, que é o Curva de Intolerância à Lactose. Então, cada tipo de alergia e intolerância vai ter sinais e sintomas diferentes. E é importante observar tudo isso”, informa o especialista.

Logo ao primeiro sinal de dores no estômago, constipação, inchaço, gases, diarreia, que possam indicar uma alergia ou intolerância alimentar, o mais recomendado é buscar o mais rápido a ajuda de um especialista, para que desta forma, possa encontrar a melhora dos sintomas.

Por Alyne Monique/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.