A Alepe rendeu uma homenagem especial à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nessa quinta-feira (14), pela passagem dos seus 50 anos. Proposição do deputado Rodrigo Farias (PSB), a solenidade destacou a atuação da empresa pública para melhoria da qualidade de vida das pessoas que são beneficiadas com suas ações e programas, ao longo desse meio século de existência.
“A companhia desempenhou um papel crucial na transformação econômica e social na sua região de abrangência. Desde a sua criação, a Codevasf tem sido uma aliada incansável na promoção da igualdade, na geração de empregos e no fomento da agricultura, tornando-se uma peça fundamental no quebra-cabeça do desenvolvimento regional”, destacou Farias.
A cerimônia foi presidida pelo deputado João Paulo Costa (PCdoB). No seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que “seja através da implantação de projetos de irrigação, de infraestrutura, do fomento à agricultura familiar ou do apoio à comunidade ribeirinhas, a Codevasf tem deixado sua marca positiva em diversas áreas, sendo uma referência na execução de políticas públicas” em todo o país.
O presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, agradeceu a homenagem da Alepe e falou da importância da instituição para o desenvolvimento de vários estados nordestinos. “Esse reconhecimento se deve aos resultados positivos que a nossa empresa vem entregando nesses últimos 50 anos. O nosso papel é ser um grande indutor de desenvolvimento. Esse é o grande legado que a companhia tem a oferecer à população: permitir que as pessoas tenham liberdade para fazer esses investimentos, tenham a sua própria renda e possam cuidar das suas famílias”, disse o gestor.
Entre os que marcaram presença na solenidade, estiveram os deputados estaduais João de Nadegi (PV), Rosa Amorim e Doriel Barros (ambos do PT), Sileno Guedes, Diogo Moraes e Eriberto Filho (todos do PSB); os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos-PE) e Pedro Campos (PSB-PE); o senador Humberto Costa (PT-PE); o vereador do Recife Luiz Eustáquio (PSB); e os superintendentes da Codevasf no Recife e em Petrolina, Gustavo Melo e Edilázio Wanderley, respectivamente.
Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do São Francisco no Congresso, o deputado federal Pedro Campos parabenizou a Codevasf e reforçou que a missão da empresa “é integrar/desenvolver o Nordeste, bem como pensar soluções para o futuro”.
Já o senador Humberto Costa falou da expansão das atividades da instituição e destacou seu papel no desenvolvimento de várias atividades econômicas no Nordeste. “Hoje, a Codevasf consegue atuar não apenas naquela função precípua da produção do acesso à água e infraestrutura hídrica. A companhia se faz presente numa série de outras atividades fundamentais para a vida das pessoas, como a infraestrutura urbana e a possibilidade de adquirir bens e equipamentos para todos aqueles que compõem a agricultura familiar”, disse o parlamentar.
Histórico e atuação – Criada no dia 16 de julho de 1974, a Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Sua missão é desenvolver a região das bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.
A empresa ainda realiza diversas ações de revitalização voltadas para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade da água, com implantação de sistema de tratamento de esgoto e recuperação hidroambiental.
A área de atuação da Codevasf abrange as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri e Pardo, nos Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas dos Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Terras pernambucanas – Por determinação da Lei nº 14.053, de 8 de setembro de 2020, a Codevasf está autorizada a atuar em Pernambuco. No Estado, funciona a 3ª Superintendência Regional, sediada em Petrolina, e a 15ª Superintendência Regional, com sede no Recife.
Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.