Escritora e memorialista petrolandense Paula Rubens (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)
Um brinde com aluá de tamarindo
Em nome da família, Kalyni recebe Menção Honrosa do IGH ao tributo de Pantaleão dos Santos
Secretaria municipal Maria Helena fala no encerramento do evento
Membros do IGH e partipantes no fim do evento
Auditório do Centro Cultural de Petrolândia
Na última sexta-feira (16/02/2024), a escritora e memorialista petrolandense Paula Rubens realizou o lançamento do livro "FESTA, FÉ & ARTE: manifestações da cultura popular de Petrolândia", em evento no auditório do Centro Cultural de Petrolândia, com apoio da Prefeitura de Petrolândia e do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH).
A recepção ao evento contou com lista de presença, com direito a exemplar do livro, e degustação do aluá, bebida tradicional considerada o "primeiro refrigerante do Brasil", obtida em processo de fermentação, preparada para o evento com tamarindo, pela própria escritora. Antes e após a apresentação do livro, Paula autografou dezenas de exemplares de sua obra.
"Tudo começou com um brinde de Aluá de tamarindo, tradição do bem receber os dançadores das rodas de São Gonçalo, na antiga Petrolândia. Graças aos editais da Lei Paulo Gustavo Municipal e o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pudemos proporcionar uma manhã de compartilhamento de memórias e saberes e ainda distribuir entre as escolas, e demais fazedores de Cultura presentes, exemplares do livro. Esta foi mais uma ação do IGH na direção da difusão e preservação do patrimônio imaterial do nosso município", ressalta Paula Rubens.
O evento foi aberto pelo presidente do IGH Vicente da Silva. Paula fez a apresentação de tópicos do livro, com slides em data show, com enriquecedoras interações dos presentes, com resgate de memórias nostálgicas.
Antes do encerramento, foi entregue à representante da família Pantaleão, sua neta Kalyni e um bisneto do homenageado, o certificado de Menção Honrosa do IGH de Petrolândia à contribuição de Pantaleão dos Santos à cultura do Município de Petrolândia. Pioneiro em diversos segmentos, Pantaleão deixou como legado o bloco de bonecos gigantes mantido até hoje pelos seus descendentes.
O palco foi ornamentado com dois bonecos gigantes, criações do artesão petrolandense Walney Araújo, neto da saudosa Marizete, conhecida por ter mantido a tradição do pastoril.
Natural de Petrolândia, Paula Rubens é bancária aposentada, escritora e memorialista, sócia-fundadora, ex-presidente e atual vice-presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia.
O livro "Festa, Fé e Arte" foi publicado com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com recursos de Edital da Lei Paulo Gustavo, repassados pelo Governo Federal/Ministério da Cultura.
Abaixo, vídeos com o evento na íntegra, em duas partes.
Os exemplares estão disponíveis para aquisição? Se sim, onde?
ResponderExcluir