sexta-feira, janeiro 12, 2024

Atlântida Brasileira: conheça as belezas e a história de Petrolândia, cidade localizada no Sertão de Pernambuco


Praia do Sobrado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco - Fotos: Assis Ramalho

Com pouco mais de 36,9 mil habitantes, a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, é conhecida pelos atrativos turísticos e ficou popularmente conhecida como "Atlântida Brasileira". O município, que fica a mais de 400 quilômetros de distância da capital, Recife, recebeu este nome porque foi inundada em 1988.

>>> Clique e veja matéria com vídeo original https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2024/01/12/atlantida-brasileira-conheca-a-historia-de-petrolandia-cidade-submersa-pela-agua-no-sertao-de-pernambuco.ghtml

A inundação foi provocada pela construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. A situação fez com que os moradores saíssem das casas, abandonassem o comércio e todas as construções que atualmente estão submersas pela água no município sertanejo. A "nova Petrolândia", para onde a população migrou, começou a ser reconstruída na mesma época nas margens da BR-316.

O nome "Atlântida Brasileira" faz referência à lenda da ilha submersa da mitologia ocidental. Atualmente, o município recebe turistas que querem conhecer mais sobre a história de Petrolândia e as ruínas da cidade que está sob as águas do Rio São Francisco.

Alguns dos pontos turísticos da cidade são a igreja submersa, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, a Ilha de Rarrá e a Praia do Sobrado.

Igreja submersa


Vestígios do antigo nível das águas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrolândia antes da estiagem podem ser percebidos — Foto: Paula Cavalcante/ G1

Um dos principais pontos turísticos de Petrolândia é a igreja submersa do Sagrado Coração de Jesus. Em 2014, a igreja voltou a aparecer por entre as águas do Rio São Francisco, no Lago de Itaparica. No local é possível fazer um passeio de lancha ou de catamarã, como também mergulhos.

"Onde fica a igreja, antes ficava uma vila, que se chamava 'Barreiras' e pertencia à antiga cidade de Petrolândia. O Lago de Itaparica aconteceu em 1988 e deixou várias vilas submersas. Aqui existem dezenas de ruas e até uma escola enorme", explica Ilzon Souza, administrador de outro ponto turístico, a Ilha de Rarrá (confira mais abaixo).

No local, é possível fazer passeios de catamarã, expedições guiadas e mergulhos para se aventurar entre as ruínas da antiga cidade.

Ilha de Rarrá


Ilha de Rarrá — Foto: Lafaete Vaz/g1 Caruaru

Um outro lugar muito visitado pelos turistas no município do Sertão é a Ilha de Rarrá, que é rodeada por águas cristalinas e dunas de areia clara. O acesso ao local é realizado exclusivamente pela água, de catamarã, barcos ou lanchas.

Praia do Sobrado


Praia do Sobrado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco — Foto: Lafaete Vaz/g1 Caruaru


Praia do Sobrado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco - Fotos: Assis Ramalho


A Praia do Sobrado fica a cerca de 32 quilômetros de distância do centro de Petrolina. É uma praia de água doce, que tem como característica a areia avermelhada.

Marciano Freire no Receptivo Praia do Sobrado - Foto: Assis Ramalho

"Somos considerados como a 'Noronha do Sertão', por causa dessa beleza e dessa paisagem linda. Aqui, tem um sítio arqueológico que conta a história dessa praia, passeios de catamarã e hospedagem", afirma Marciano Freire, responsável pelo atendimento na praia.

Por Eduarda Cabral, Joab Alves, g1 Caruaru - Com Blog de Assis Ramalho

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Saiba mais sobre a cidade de Petrolândia

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1859, em busca de apoio político para sustentar-se no poder, o Imperador D. Pedro II visitou o Norte, mais especialmente a região hoje conhecida por Sertão do Submédio São Francisco, com longa excursão por cidades ribeirinhas entre as atuais margens de Alagoas, Sergipe e Bahia. Da margem onde atualmente está situada Delmiro Gouveia, o Imperador conheceu a cachoeira de Paulo Afonso.

Após a visita, o Dom Pedro II distribuiu títulos nobiliárquicos na região e, tempos depois, autorizou a construção de uma ferrovia na região, que seria denominada Paulo Afonso, para ligar economicamente o Alto e o Baixo São Francisco, separados por obstáculos naturais, como cachoeiras e corredeiras, que impediam o transporte fluvial.

Em Petrolândia foram construídos um cais e uma estação da ferrovia. Esta linha era uma ferrovia isolada das outras e foi construída no início dos anos 1880 - mais exatamente, foi inaugurada em 1883 - para ligar os dois pontos do rio São Francisco onde, entre eles, não era possível a navegação.

A estação local recebeu o nome de Jatobá, nome do povoado onde foi construída. O porto fluvial para receber e embarcar cargas que vinham pelo rio e que seguiam de ou para Piranhas, cerca de 115 km rio abaixo, ponto final da ferrovia, em Alagoas, onde ficava a maior parte da ferrovia, que não cruzava o rio São Francisco, percorrendo sempre sua margem esquerda.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu foi transferida para o povoado de Jatobá, pela primeira vez, devido ao crescimento e desenvolvimento do povoado, causado pela ferrovia. No entanto, as lutas políticas entre grupos da região e mais a construção de outras ferrovias, em Juazeiro e Pirapora, também nas margens do rio, cidades que passaram a ser ligadas por vapores fluviais, o comércio em Jatobá decaiu bastante. Para piorar, em 1906 e em 1919 o rio transbordou e destruiu diversas casas em Jatobá. Como resultado, a sede do município voltou novamente para Tacaratu, em 1928.

Em 1935, Jatobá passou a se chamar Itaparica, nome de uma das cachoeiras próximas. A estação ferroviária mudou de nome também e, em 1943, Itaparica voltou a ser a sede do município. No final desse mesmo ano, mudou outra vez de nome. Passou a ser Petrolândia, em homenagem a Dom Pedro II.

Em 1964, a ferrovia encerrou suas atividades, sob alegação de ser altamente deficitária. Os rumores desse fechamento vinham desde 1942 e somente por pressões políticas a ferrovia continuou funcionando por mais 20 anos.

No dia 6 de março de 1988, a sede administrativa de Petrolândia foi oficialmente transferida para uma a nova cidade, construída às margens da BR-316. O centro da antiga cidade e vários povoados situados em áreas próximas ao rio foram alagados para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, posteriormente renomeada Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. A população foi reassentada em bairros da Nova Petrolândia, em agrovilas e projetos de irrigação.

A partir do enchimento do Lago de Itaparica, além das atividades pecuárias e agricultura de sequeiro tradicionais, novas atividades foram implantadas ou cresceram em importância no município, como a piscicultura em tanques redes e a fruticultura irrigada.

Das principais atividades econômicas destacam-se a agricultura na produção de fruticultura irrigada, também o comércio, a indústria, a pecuária, a piscicultura e o turismo.

Confira abaixo fotos da atual cidade de Petrolândia-PE






Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos da Velha Petrolândia: Facebook Petrolândia ontem, hoje e sempre
Fotos da Nova Petrolândia: Pablo Silva
Divulgação internet
Vídeos: Blog de Assis Ramalho, TV Divulga Mais e Rm Filmes


Veja abaixo vídeos das últimas imagens da saudosa Velha Petrolândia



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