Os últimos dias de 2023 serão marcados pelo aumento da chuva no Nordeste do Brasil. A meteorologia indica aumento da umidade na região e uma interação com o ar quente. A tendência é chover grandes volumes com maior frequência.
De acordo com a MetSul, a Bahia deve ter maior instabilidade, pelo menos até esta quinta-feira (21/12). Nas demais áreas da região, a instabilidade só deve diminuir entre os dias 23 e 26 de dezembro.
Ainda assim, a previsão é de pancadas isoladas em estados como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
“Nos últimos dias do ano, com influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a instabilidade volta a aumentar mais ao norte da região, com pancadas mais frequentes e localmente fortes em áreas do Maranhão, norte do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte”, informa a MetSul, em boletim.
Em outras regiões do país, a meteorologia aponta predomínio de massa de ar quente e úmido no Sul, Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias. O tempo deve ficar abafado, com chuva frequente, mas irregular, pelo menos até o início da próxima semana.