quarta-feira, dezembro 20, 2023

Últimos dias de 2023 serão marcados pelo aumento da chuva no Nordeste do Brasil.

No Nordeste, tendência é chover grandes volumes com maior frequência — Foto: Pexels

Os últimos dias de 2023 serão marcados pelo aumento da chuva no Nordeste do Brasil. A meteorologia indica aumento da umidade na região e uma interação com o ar quente. A tendência é chover grandes volumes com maior frequência.

De acordo com a MetSul, a Bahia deve ter maior instabilidade, pelo menos até esta quinta-feira (21/12). Nas demais áreas da região, a instabilidade só deve diminuir entre os dias 23 e 26 de dezembro.

Ainda assim, a previsão é de pancadas isoladas em estados como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

“Nos últimos dias do ano, com influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a instabilidade volta a aumentar mais ao norte da região, com pancadas mais frequentes e localmente fortes em áreas do Maranhão, norte do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte”, informa a MetSul, em boletim.

Em outras regiões do país, a meteorologia aponta predomínio de massa de ar quente e úmido no Sul, Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias. O tempo deve ficar abafado, com chuva frequente, mas irregular, pelo menos até o início da próxima semana.

Por Raphael Salomão — São Paulo

Vagas de trabalho em Petrolândia-PE: Precisa de auxiliar de cabeleireira, auxiliar de manicure e barbeiro


Estamos em busca destes profissionais habilidosos para se juntar à nossa equipe e fazer parte de um ambiente acolhedor e dinâmico.

VAGAS DE TRABALHO: Auxiliar de Cabeleireira, Auxiliar de Manicure e Barbeiro

Contato: 87 98178-7158

Divulgação/Roberto Oliveira

Olimpíada de Matemática divulga resultado; Petrolândia tem 21 alunos com menções honrosas


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado da 18º edição. Os estudantes premiados vão receber um total de 8,4 mil medalhas, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas. A informação foi divulgada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), promotor da competição. A lista de premiados pode ser consultada aqui.

Petrolândia não teve alunos premiados com medalhas, porém, cinco alunos do Fundamental I e dezesseis alunos do Fundamental III, sendo nove alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes. 

MENÇÃO HONROSA - Nível 2 (8º ou 9º ano do Ensino Fundamental)

- ESCOLA MUNICIPAL 06 DE MARÇO
VINICIUS KAUÃ B SILVA PEREIRA 
EMMILLY KELLY VIANA DE JESUS
PIETRO CAVALCANTE SILVA 

- ESCOLA MUNICIPAL DE REFERENCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS JOAO RODRIGUES DE ALMEIDA
WENDSON MANOEL LIMA DO NASCIMENTO 
LEONALDO PEREIRA NUNES AGUIAR

MENÇÃO HONROSA - Nível 3 (Ensino Médio)

- EREM DE JATOBA
LIEBERT SILVA VIDAL
VICTOR GABRIEL B DA S PEREIRA

- ESCOLA MARIA CAVALCANTI NUNES
LUIZ FELIPE TENORIO DE ARAUJO
PEDRO HENRIQUE EPIFANIO DE SOUZA
MATHEUS BARBOSA SOARES
GUSTAVO PIRES FERREIRA MATIAS
LOWANDSON DOS SANTOS DONATO
LUIS HENRIQUE MARQUES DA SILVA
ANNA REGINA DE QUEIROZ SOUZA
LUIZ GABRIEL LEANDRO BARBOSA
IASMIN MARIA DE ARAUJO SILVA

- ESCOLA DELMIRO GOUVEIA ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO
HITALO LIBERATO DA SILVA

Olimpíada

Faça parte da Campanha Petrolândia Solidária você também !

 

A campanha beneficente de Natal acabou ainda tem seu objetivo bastante definido: ajudar pessoas que necessitam de doações. Desde de que a faculdade Unopar Anhanguera decidiu ajudar as comunidades, algumas empresas de Petrolândia estão participando contribuindo com a campanha  neste natal.

As empresas que se uniram: Consultores Hinode, Tech Home, Banda Pagode para Recordar, Pizzaria La Casa, clínica Drª Roberta Santana, Tico Vidros, Revisa Auto Peças e Auto Center, Guga Cruz, Revista Turismo na Serra, Agência PetroTour, Recanto da Serra, Flávio Henrique gravações e publicidades, Lucas Santos – Terapias Vidas, Studio Pilates Carol Costa, Lulu bolos, mundo das Molas, 5G da moda, trupe calçados, Artnossa comunicação visual e Parque das Pedras e a própria faculdade Unopar Anhanguera de Petrolândia.

MPF recomenda a 31 municípios de Pernambuco que inscrevam as obras inacabadas de creches e escolas em programa federal; Petrolândia está na lista

Escolas e creches têm obras paralisadas (Foto: Reprodução)

De olho nos serviços paralisados e inacabados na educação básica, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que 31 municípios de Pernambuco inscrevam obras de creches e escolas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica.

O prazo para adesão ao programa vai até sexta (22).

A inscrição 'pode ser feita diretamente no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Nas recomendações, o MPF enfatiza que, por se tratar de um direito fundamental de efetivação obrigatória, a educação “não se condiciona sequer a alegações de dificuldades orçamentárias e que, com mais razão ainda, deve ser tal direito imediatamente implementado”, já que a União Federal está viabilizando recursos financeiros para a conclusão das obras das creches e pré-escolas pelos municípios.

O MPF recorda ainda que a União Federal, ao longo de todo o ano de 2023, tem estimulado, inclusive em razão do compromisso de aporte de recursos financeiros, os municípios a repactuarem a conclusão das obras em creches e pré-escolas, conforme as diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

A educação é direito subjetivo fundamental de efetivação obrigatória, cujo acionamento judicial para sua garantia e a respectiva responsabilização do gestor já foram reconhecidas pelo STF, no RE nº 1.008.166/SC, com repercussão geral e vinculante para toda a Administração Pública e para o restante do Poder Judiciário.

Justificativa

Petrolândia e região conta com INFOELETRO Assistência Técnica Especializada; Saiba mais sobre a loja que tem mais de 30 anos de bons serviços prestados aos seus clientes

 


Petrolândia e região conta com INFOELETRO Assistência Técnica Especializada; Saiba mais sobre a loja que tem mais de 30 anos de bons serviços prestados aos seus clientes

INFOELETRO Assistência Técnica Especializada, deu-se início nos anos 80, com o nome OFICINA TÉCNICA, ainda na cidade de Petrolândia velha, fundada pelo Sr. Gerson de Lima, pai do atual gestor, Gerson Júnior, que assumiu a empresa após conclusão de um curso técnico de Informática em 2007, atualmente graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, onde além de dar continuidade aos serviços realizados por seu pai, como assistência técnica em eletrodomésticos, em: ventiladores, liquidificadores, ferros de passar, batedeiras, secadores, chapinhas e muito mais, agregou ainda, consertos e vendas de computadores, monitores, notebooks, impressoras e periféricos em geral. Atualmente com mais de 30 anos no mercado a INFOELETRO atende Petrolândia e Região, com os melhores serviços de Informática e eletrodomésticos. Trabalhamos com várias autorizadas, como: Arge, Arno, Cadence, Oster, Faet, Mondial, Taiff, Tron, Ventisol, Agratto e Zellox. Vá agora mesmo e comprove o que estamos anunciando, InfoEletro, Av. Marquês de Olinda nº 57, ao lado do Moura Lab, no Centro de Petrolândia, mas informações, entre em contato pelo número 87 99952 0536 ou pelo Instagram lojainfoeletro. InfoEletro, a sua melhor escolha.


Blog de Assis Ramalho
Por: Gerson Júnio

Bruno Marques reforça parcerias em Brasília para 2026 e almeja desenvolvimento para Pernambuco


Em sua incursão por Brasília, o médico Bruno Marques, que tem buscado consolidar seu nome na política pernambucana, esteve em visitas estratégicas aos gabinetes dos deputados Pedro Campos (PSB) e Carlos Veras (PT). A agenda, voltada para o fortalecimento de parcerias, evidencia o comprometimento de Bruno com o desenvolvimento do sertão de Itaparica e de outras regiões de Pernambuco.

Interior de Alagoas tem chuva de granizo, raios e rajadas de vento: 'Chovendo gelo'

Chuva de granizo atinge pelo menos três cidades do interior de Alagoas

Chuva, rajadas de ventos, raios e granizo foram registrados em cidades de Alagoas nesta terça-feira (19). No município de Porto Real do Colégio, no Baixo São Francisco, moradores fizeram vídeos da chuva de granizo. Todas as cidades alagoanas estão sob aviso de chuvas intensas.
Um morador do povoado Boqueirão da Maraba afirmou que tem 40 anos e nunca tinha visto chuva de granizo em Porto Real do Colégio.

Em Arapiraca, um coqueiro pegou fogo após ser atingido por um raio. Ninguém ficou ferido.

Segundo o meteorologista Vinicius Pinho, o monitoramento feito pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apontou incidência de raios em diversas regiões do estado, principalmente no Agreste, Baixo São Francisco e Zona da Mata.

De acordo com o meteorologista, é esperado que a chuva que atinge Alagoas seja acompanhada de raios, rajadas de vento e até de granizo.

"A gente está fazendo monitoramento dessa chuva. Em diversos pontos do estado, principalmente Agreste, Baixo São Francisco e Zona da Mata, nós tivemos incidência de raio, em alguns casos. Não é tão incomum essas mesmas chuvas, esse mesmo tipo de nuvem associado à existência de raio, à rajada de vento. Em alguns casos, quando as nuvens são muito espessas, nós podemos ter registro de granizo", disse.

Sobre a chuva de granizo em Porto Real do Colégio, Vinicius, Pinho afirmou que imagens do radar meteorológico mostram "um núcleo bem intenso de chuva" na região, o que pode provocar esse tipo de fenômeno.

Chuvas no início do verão

Segundo a equipe de meteorologia da Sala de Alerta, o verão em Alagoas vai começar com muitas nuvens e pouco sol. A semana será marcada por pancadas de chuvas em todas as regiões do estado, a partir desta segunda-feira (18) até o fim da semana.

“Espera-se para essa semana os primeiros eventos de precipitações, principalmente para as cidades do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste de Alagoas. Para as demais regiões, segue o tempo instável com chuvas intercalando com momentos de tempo seco”, disse o meteorologista Henrique Mendonça, da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais.

Por G1 AL

Ministério daJustiça lança app de bloqueio para inutilizar celulares roubados


Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, a ferramenta funcionará como um "botão de emergência" (Reprodução / MJ)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, na tarde desta terça-feira (19/12), o aplicativo Celular Seguro. A medida tem o objetivo de combater roubos e furtos de telefones celulares em todo o país. Com a iniciativa, a vítima desses crimes poderá bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques. O acordo foi firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para o bloqueio do código IMEI (número único de identificação).

O site já está no ar e os aplicativos para Android e iPhone (iOS) começam a funcionar nesta quarta-feira (20). No entanto, o prazo de bloqueio das operadoras vai até um dia útil. Já no caso dos bancos, pode ser imediato ou levar até meia hora.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, as operadoras de telefonia se comprometeram a bloquear as linhas/SMS a partir de, no máximo, 9 de fevereiro, sexta-feira antes do Carnaval.

"O governo federal não está impondo nada a ninguém. Estamos trabalhando como integradores de um processo para melhorar a vida do cidadão e inibir um delito que é, com certeza, o que mais aflige a população hoje em dia que é o roubo e o furto de aparelhos celulares", apontou.

1 milhão de roubos e furtos

É recorde em cima de recorde: Bolsa atinge nova máxima histórica


O Ibovespa fechou em alta de 0,59%, aos 131.850 pontos, nesta terça-feira (19/12). Com o resultado, o principal índice da Bolsa brasileira (B3) quebrou pela terceira vez em menos de uma semana seu recorde histórico de pontuação. Desta vez, o indicador foi impulsionado pela melhora da classificação da nota de crédito do país, feita pela agência Standard & Poors (S&P).

A forte escalada do Ibovespa começou na segunda-feira (18/12), quando ele chegou a 131.084 pontos. Na semana anterior, na quinta-feira (14/12), o índice já havia alcançado 130.842, o maior patamar registrado desde 7 junho de 2021, quando atingiu 130.776.

A sequência de recordes do Ibovespa começou a ser estabelecida com a perspectiva de redução dos juros nos Estados Unidos, depois da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira (13/12). A queda da taxa dos EUA favorece o investimento em ativos de maior risco, como as ações em Bolsa.

Na segunda (18/12), o índice recebeu novo impulso, com a aprovação da reforma tributária por parte do Congresso. Hoje, por fim, a S&P elevou a classificação de risco da dívida de longo prazo do Brasil. A nota de crédito sinaliza aos investidores a capacidade de um país honrar compromissos financeiros. A cotação brasileira passou de BB- para BB e está dois níveis abaixo do grau de investimento.