quinta-feira, dezembro 14, 2023

Em Petrolândia, loja Donna K celebra aniversário de 15 anos como sinônimo de elegância e sofisticação

Euda Campos e o marido Leonardo Cavalcante (Fotos: Assis Ramalho)

A loja Donna K completou nessa quarta-feira, 13 de dezembro, o 15º aniversário e, como já é tradição, a data foi celebrada com a melhor promoção do ano com descontos incríveis nos sapatos e acessórios mais elegantes da cidade.

A loja Donna K faz parte do Grupo Louana, com administração da empresária Euda Campos, a sempre sorridente e simpática que recebeu os familiares para a comemoração que se torna uma confraternização entre clientes e amigos que visitam a loja para o momento dos parabéns. 

Felicitações à empreendedora Euda Campos e família pelo 15º ano de sucesso de sua loja, e a todos os clientes e amigos que compartilham a experiência de elegância e sofisticação dos produtos da Donna K. 

A loja Donna K está localizada na Rua Cecília Delgado, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, no centro de Petrolândia. 

Mais fotos abaixo

Congresso derruba veto de Lula e mantém marco temporal indígena

Lula Marques/Agência Brasil

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (14), os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que estabelece a tese do marco temporal das terras indígenas. A tese diz que os indígenas só terão direito ao território em que estavam na promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Em sessão conjunta, 53 senadores e 321 deputados apoiaram a derrubada dos vetos, enquanto 19 senadores e 137 deputados votaram para manter a decisão presidencial. Houve ainda uma abstenção entre os deputados, nenhuma entre senadores.

Em 21 de setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a tese era inconstitucional. Oito dias depois, a Câmara e o Senado aprovaram um projeto de lei para incluir a tese do marco temporal em lei federal. Em outubro, o presidente Lula vetou parcialmente o projeto aprovado no Poder Legislativo, argumentando que a tese já havia sido considerada inconstitucional.

Para o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), o veto prejudica a exploração econômica dos territórios do Brasil. “Nenhum país do mundo tem a extensão territorial destinada aos indígenas como nós temos no Brasil. De 114 milhões de hectares de terra para reservas indígenas é muito alto, e querem chegar a 120 e 130 milhões de hectares. O Brasil já está engessado com reservas indígenas, parques nacionais e áreas de preservação.”

Petrolândia: Comerciante Manoel Vieira Barros (Manoel Ouricuri) recebe Título de Cidadão Honorário de Petrolândia

 

A Câmara Municipal de Petrolândia conferiu, na noite de segunda-feira ( 11), sessão solene para entrega dos Títulos de Cidadão Honorário a personalidades que contribuem, ou já contribuíram - em setores diversos -, para a história do município. O título é concedido para reconhecimento dos relevantes serviços prestados a Petrolândia pelos homenageados.

Na oportunidade foi concedido o título de Cidadão Honorário ao comerciante Manoel Vieira Barros (Manoel Ouricuri). A indicação foi do vereador Fabrício Cavalcante e aprovada pelos demais edis.


CONFIRA O HISTÓRICO DO HOMENAGEADO

          MANOEL VIEIRA BARROS, filho de Jonas vieira de Araújo e Severina Constância Barros, nasceu na cidade de santa cruz do  Capibaribe-PE, em 10 de maio de 1942 sendo o mais novo entre os 11 irmãos, ainda criança seus pais se mudaram para a cidade de Ouricuri-PE, cresceu ajudando os pais na lida da roça. Construiu uma familia casando com Maria das Dores Monteiro Barros e deles os filhos: CARLOS NEULANDES, CLEBIO, CLAUDIVAN (IN MEMORIA), CLAUDIVANIA, MARLA GEORGIA E NARJARA ROSANA, Com eles o desejo de uma ida melhor. Formou sociedade com o irmão Jose Vieira na plantação da mamona e algodão, anos depois, uma grande praga devastou toda plantação, desanimado resolveu ir a Petrolina na esperança de colocar comércio por lá, retornando a Ouricuri, sua vizinha comentou sobre a grande possibilidade de emprego na cidade de Petrolandia, por conta da construção da Barragem Luiz Gonzaga. Então em 1977 veio conhecer a cidade de Petrolandia, apaixonando-se de imediato comprou um ponto comercial em frente ao posto shell (Zé Marcelino) e junto com  a sua esposa começaram a fornecer café da manhã. Vendo o comercio prosperar, acrescentaram almoço e jantar, i adquirindo assim,  popularidade e confiança do povo. Sua maior clientela  eram  os peões (trabalhadores) das firmas. Seu apelido se deu através de um amigo que ao chegar na cidade e encontrá-lo foi logo dizendo: oxi! o que Manoel Ouricuri ta fazendo aqui? e esse apelido é usado até os dias atuais.

Chegando  à nova Petrolândia, seu ponto  comercial  ficou  localizado próximo à BR, sendo uns dos comércios mais conhecidos da cidade, se tornando ponto de referência para as Vans com saída para Tacaratu e Caraibeiras.  Sua popularidade se deu devido ao seu jeito brincalhão e divertido de ser e atender seus clientes.

                     Assim sendo, por todo o exposto, nada mais justo que esta Casa Legislativa atribuir-lhe esta homenagem, concedendo o título de Cidadão Honorário Petrolandense.

Fabrício André Cavalcante Rodolfo


 Blog de Assis Ramalho

Informação: Fabrício Cavalcante

VEJA TAMBÉM

Assis Ramalho entrevista Manoel Ouricuri No Recanto da Serra

 Blog de Assis Ramalho


Mapeamento do TCE-PE aponta que maioria dos municípios não tem planos de ações pela primeira infância: ; No Sertão de Itaparica, apenas Tacaratu, Floresta e Belém do São Francisco têm PMPI


Aproximadamente 84% (144) das cidades pernambucanas não possuem Marco Legal pela Primeira Infância e 99 (54%) não elaboraram ainda o Plano Municipal (PMPI) com essa finalidade. Estes foram os resultados de um levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) que mapeou a existência desses instrumentos de políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos no Estado.

No Sertão de Itaparica, apenas os municípios de Belém do São Francisco, Floresta e Tacaratu afirmaram possuir o PMPI. Somente Tacaratu respondeu ter PMPI e Marco Legal. Os demais - Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Jatobá e Petrolândia - ainda não fizeram o plano. 

O Marco Legal é a lei que estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação das políticas públicas voltadas à primeira infância, enquanto o PMPI é aprovado por Lei e organiza as ações, programas e iniciativas do município, por meio de metas e indicadores. A elaboração deve ser feita mediante um processo democrático e participativo, envolvendo órgãos da administração pública, a sociedade civil e a participação das crianças, as principais beneficiárias dessa política pública.

Prefeito de Araripina, Pimentel anuncia pagamento de bônus de Natal para servidores da limpeza urbana

Foto: Divulgação

No tradicional café da manhã de final de ano com os trabalhadores da limpeza urbana, o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, anunciou uma série de benefícios para os servidores da categoria. Durante o evento, que contou com a presença do vice-prefeito Evilásio Mateus, do secretário de Obras e Infraestrutura, Lucas Amorim, do vereador Evandro Delmondes, entre outros secretários e servidores, o prefeito destacou a importância do trabalho dos profissionais de limpeza urbana para a cidade.

Em sua fala, o prefeito Pimentel expressou seu reconhecimento: "Nossa cidade deve muito aos trabalhadores da limpeza urbana, que mantêm nossas ruas limpas e organizadas. É essencial que reconheçamos seu esforço e dedicação. Por isso, temos o prazer de anunciar não apenas o pagamento antecipado dos salários antes do Natal, mas também a implementação do bônus de produtividade que pagamos todos os anos a essa categoria. Esse bônus, equivalente a um salário mínimo, é um pequeno gesto de nossa gratidão pelo trabalho incansável que vocês realizam."

Além dos anúncios financeiros, o evento incluiu sorteios e outras atividades festivas. A medida de Pimentel, garantindo em mais um ano o bônus equivalente a um salário mínimo para os servidores da limpeza urbana, foi recebida com grande felicidade pelos presentes, mostrando assim um grande gesto de valorização da categoria.

Assessoria Raimundo Pimentel

Alepe aprova redistribuição do ICMS com dois votos contrários

Deputados Lula Cabral (Solidariedade), relator do projeto na Comissão de Finanças, e Jeferson Timóteo (PP) apresentaram votos contrários à proposta (Fotos: Alepe)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou nessa quarta-feira (13), em dois turnos, a proposta do Governo do Estado que redefine o cálculo do ICMS, Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, a ser repassado anualmente aos municípios. O projeto, alterado por emendas do Poder Executivo e da Comissão de Justiça, cria um mecanismo de compensação para garantir que todas as cidades pernambucanas tenham, em 2024, no mínimo a mesma receita arrecadada em 2023. Para que isso ocorra, a matéria altera o peso dos atuais critérios de distribuição, que envolvem tamanho da população, ações ambientais e desempenho educacional, por exemplo.

A proposta gerou debate, já que algumas prefeituras deixarão de ter acréscimo de arrecadação no próximo ano, para garantir mais verba aos municípios com menor atividade econômica. A emenda da Comissão de Justiça, apresentada pelo relator Eriberto Filho, do PSB, busca minimizar as perdas, beneficiando 23 municípios com menos de 30 mil habitantes que seriam os principais penalizados com a nova fórmula. Para isso, concede a eles 14 milhões de reais dos ganhos de ICMS que teriam as maiores economias do Estado, como Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Recife, na Região Metropolitana, e Goiana, na Mata Norte.

FNE amplia acesso a crédito a microempreendedores e lança FNE Mulher

Com o FNE Mulher, empreendedoras passam a ter carência de um ano e maior prazo para pagar os financiamentos

Em 2024, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) vai destinar aos micro e pequenos empreendedores 62% dos R$ 37,8 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene, que se reuniu nesta quarta-feira (13), em Recife (PE). O colegiado também aprovou, para esse público, o lançamento do FNE Mulher e o aumento do limite de financiamento para municípios de baixa renda. A reunião foi presidida pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Uma medida importante definida na reunião, e que deverá produzir impacto positivo na vida de milhares de microempreendedoras, é o lançamento do FNE Mulher. A linha de crédito dedicada ao público feminino tem como alvo empreendedoras, controladoras de empresas, produtoras rurais de todos os portes e Microempreendedoras Individuais (MEI), que passam a ter um aumento do prazo total de financiamento em até dois anos, incluído um ano adicional de carência. Também terão ampliação do financiamento de capital giro associado de 1/3 para até 40% do investimento total e aumento do limite de financiamento para projetos de mulheres empreendedoras.

Festival de Danças Negras ocupa a CAIXA Cultural Recife de 15 a 17 de dezembro

Artistas do núcleo Ara Agontimé (Foto: Rennan Peixe)

A CAIXA Cultural Recife recebe, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, uma programação especial do primeiro Festival de Danças Negras, promovido pela Gira Ara Dúdú e que ocorre também em outros espaços culturais da cidade. Todas as atividades são gratuitas e incluem oficinas, giras e instalação de arte e tecnologia.

O evento traz a reflexão da temática “O Que O Corpo Negro Come?”. A Gira Ara Dúdú nasce do movimento de Jamila Marques, Renata Mesquita e Dandara Marques, todas mulheres negras, mães, artistas e pesquisadoras que juntas formam o núcleo Ara Agontimé.

Iniciando a programação, na sexta-feira (15), as Giras de Experimentos Dançantes (GEDs) reúne performances, exibição de vídeos e vivências, a partir das 14h, com mediação e curadoria de Diogo Lins.

Condel aprova orçamento do FNE e confirma R$ 37,8 bilhões em recursos para o BNB em 2024

Mini, pequenos e pequenos-médios receberão 62,2% dos valores previstos, percentual recorde para esse público, considerado prioritário para o banco (Foto: BNB)

O Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) aprovou, na manhã dessa quarta-feira, 13, o orçamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o ano de 2024. O Banco do Nordeste (BNB), que detém exclusividade na operacionalização do fundo, será responsável pela aplicação de R$ 37,82 bilhões nos setores produtivos em sua área de atuação.

A reunião deliberativa realizada em Recife (PE) contou com a participação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do presidente do BNB, Paulo Câmara, e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Prestigiaram o evento os governadores Jerônimo Rodrigues (BA), Fátima Bezerra (RN), João Azevedo (PB) e as vice-governadoras Jade Romero (CE) e Priscila Krause (PE).

Para Pernambuco, o Condel assegurou a destinação de R$ 4,6 bilhões, o que representa 12% do orçamento total do FNE. Entre as áreas beneficiadas no estado, destacam-se a infraestrutura, que receberá R$ 1,15 bilhão, e os segmentos de agricultura e pecuária, que juntos serão contemplados com R$ 1,6 bilhão.

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lança edital de seleção pública para patrocínios em 2024

Interessados podem inscrever iniciativas até 31 de janeiro, com atividades nos segmentos de eventos, comunicação e educação nos setores de meio ambiente, água e saneamento básico, para fazerem parte de um Banco de Projetos

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13 de dezembro, o edital de seleção pública de eventos e projetos que serão avaliados para a concessão de patrocínio pela Agência para ações que acontecerão em 2024. O objetivo é ampliar a transparência ao processo de seleção e a racionalidade na aplicação dos recursos para essa finalidade. As inscrições estão abertas até as 23h59 de 31 de janeiro de 2024, uma quarta-feira, de acordo com as regras estabelecidas no edital, e são gratuitas.

Nesta edição, o processo seletivo conta com um novo segmento. Além de Seminários, Congressos e Outros Eventos; e projetos na área de educação, também poderão ser inscritos eventos e atividades do setor de comunicação que tenham como foco assuntos de interesse dos setores de meio ambiente, águas e saneamento básico.

Corpo de homem de 36 anos é encontrado no rio São Francisco, em Petrolândia-PE, na manhã desta quinta (14)

Fotos e vídeo: Assis Ramalho

Vítima de afogamento, Ilson era morador do vizinho município de Tacaratu.





Na manhã desta quinta-feira (14), por volta das 9h00, foi encontrado o corpo de Ilson Barbosa da Silva, no Lago de Itaparica, no rio São Francisco, no município de Petrolândia, sertão de Pernambuco. O fato foi comunicado inicialmente ao mergulhador profissional de resgate Samyr Oliveira, por um popular que viu o corpo boiando na beira do rio, no lugar conhecido como prainha, na Orla Fluvial. Ele foi ao local e foram acionados o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Conversa com Samyr Oliveira antes da chegada do resgate

A reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Radio Petrolândia esteve no local, onde Samyr Oliveira se encontrava e acompanhou a chegada do Corpo de Bombeiros, que retirou o corpo da água, e da Polícia Militar. Naquele momento, era aguardada a chegada da Polícia Civil para registro de fato e encaminhamento do corpo ao IML.

Segundo informações passadas pelo Corpo de Bombeiros, o desaparecimento do homem de 36 anos foi comunicado antes de ontem, terça-feira, por populares que o viram acampado à margem do rio e perceberam sua ausência. Na manhã de ontem (13), um mergulhador do Corpo de Bombeiros veio de Serra Talhada para fazer as buscas em Petrolândia, mas o corpo não foi localizado.

Ilson era morador do vizinho município de Tacaratu.

 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Gripe aviária: Governo Federal lança campanha publicitária para reforçar a segurança de carnes de aves e ovos inspecionados

Selos de inspeção SIF, SIM, SIE ou Sisbi são os responsáveis por assegurarem a qualidade dos produtos que chegam à mesa da população, sem riscos à saúde humana

Com o slogan “Alimento inspecionado. Tá na mesa, tá seguro”, o Governo Federal lançou nesta semana uma campanha publicitária para reforçar a população brasileira quanto à segurança do consumo de carnes de aves e ovos inspecionados. A estratégia do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é reafirmar que a gripe aviária, que ingressou no país em maio de 2023 afetando aves silvestres, não é transmitida pelo consumo desses alimentos.

Um outro reforço dado pelo Mapa é quanto ao selo de inspeção (SIF, SIE, SIM e Sisbi) encontrado nos rótulos dos produtos de origem animal a venda. Até receber este selo, o produto passa por diversas etapas de fiscalização e inspeção realizadas na administração pública, em diferentes instâncias - federal, estadual ou municipal-, para conferir se os produtos de origem animal atendem aos critérios exigidos pela legislação.

Consumidor, fique atento: o Selo de inspeção é OBRIGATÓRIO e é o responsável por assegurar a qualidade dos produtos que chegam a sua mesa, sem riscos à saúde.

Cantor gospel de 30 anos morre durante apresentação na Bahia

Cantor gospel Pedro Henrique - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Morreu o cantor gospel Pedro Henrique aos 30 anos. A notícia foi divulgada na manhã desta quinta-feira (14), nas redes sociais da gravadora Todah Music, responsável pela carreira de Pedro.

Segundo informações do G1, Pedro Henrique morreu após passar mal enquanto fazia um show na noite de quarta-feira (13) na cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador.

Segundo informações do O Globo, durante a apresentação, que foi transmitida ao vivo nas redes sociais, o artista passou mal e desmaiou no meio do show. Na ocasião, a plateia se assustou com o fato e demorou a entender o que estava acontecendo, como mostram as imagens do momento.

Loja D'Leles de Petrolândia/PE apresenta novo fardamento dos funcionários para celebrar chegada do Natal

 


Presentes de Natal - D’Leles! Com fardamento novo, queremos celebrar! Estar presente na sua vida, é o nosso maior presente! Retribuindo a alegria e a esperança de tornar esse Natal inesquecível, para todos os que nos escolhem como sua loja favorita.

As Lojas D’Leles em Petrolândia, compartilham os melhores desejos, boas energias e acredita que cada sonho quando vivido juntos, é possível, acredite!

Descubra um jeito fácil, rápido e seguro de comprar, conheça nossa loja e aproveite pra adquirir o presente para a família e os amigos. Temos tudo o que você precisa para fazer deste Natal uma celebração única.

Ou entre em contato com nosso canal WhatsApp: (87) 9 9808-6694 e adquira já pelo nosso #FashionDelivery

Siga @dleles.petrolandia e saiba mais..

Caixa paga hoje novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4


A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (14) a parcela de dezembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. Pelo terceiro mês seguido, o benefício tem um adicional para mães de bebês de até 6 meses de idade.

Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destina R$ 20 milhões a 420 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.

Além do novo adicional, o Bolsa Família paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 680,61. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,06 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,25 bilhões.

Governadora Raquel Lyra agradece aprovação do projeto de lei do governo que redistribui ICMS para municípios mais necessitados


Proposta da governadora Raquel Lyra, o projeto de lei que garante a distribuição mais equitativa da parcela do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinada aos municípios pernambucanos foi aprovada nesta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O texto, aprovado por 34 votos a favor e 2 contra, também assegura que nenhum município receba em 2024 um repasse de ICMS inferior ao do ano de 2023. O projeto de autoria da governadora é pleito da causa municipalista há mais de dez anos e reforça a parceria entre o Governo do Estado e os municípios, sobretudo os com orçamentos mais apertados e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

"Agradeço às deputadas e aos deputados pela aprovação da proposta que enviamos garantindo mais justiça tributária na distribuição do ICMS a partir do ano que vem. Com muito diálogo e respeito às demandas dos prefeitos, da Associação Municipalista de Pernambuco, avançamos em uma demanda esperada por vários anos, e começaremos o ano que vem reforçando o caixa dos municípios que mais precisam, que são menores e muitas vezes mais distantes. É com gestos concretos e muita responsabilidade que estamos entregando a mudança que Pernambuco precisa", declarou a governadora Raquel Lyra.

Confira os resultados da Lotofácil, Quina e outras loterias desta quarta (13/12); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira

 

Loterias desta quarta-feira (13/12)

>> Clique e veja loterias da Caixa sorteadas na noite desta quarta-feira, 13/12/2023

Cinco homens suspeitos de ataques a bancos nos estados da Bahia e de Pernambuco morrem em confronto com policiais militares


Armas apreendidas pela polícia com o quinteto — Foto: Divulgação/SSP-BA

Cinco homens suspeitos de integrar um grupo envolvido com roubos a bancos nos estados da Bahia e de Pernambuco morreram após um confronto com policiais militares na BR-116, em trecho do sudoeste baiano. A troca de tiros aconteceu na quarta-feira (13).

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central patrulhavam na BR-116, quando perceberam três carros em alta velocidade. Na aproximação, os suspeitos atiraram e entraram em estradas vicinais, próximas à cidade de Jequié.

Prefeitura de Petrolândia entrega ordem de serviço para asfaltamento de 22,6 km do Cinturão Verde, estrada para escoamento da produção agrícola

Prefeito Fabiano Marques prometeu expor deputados que reduzirem recursos do Município - Fotos e vídeos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Rogério Novaes fez questão de desmentir boatos de que não será candidato a vice de Fabiano em 2024

Vídeo da solenidade com pronunciamentos, exceto o de Fabiano que está disponibilizado mais abaixo desta reportagem

No início da noite dessa terça-feira (12), a Prefeitura de Petrolândia realizou grande solenidade na entrega da ordem de serviço para a obra de asfaltamento de mais de 20km de estradas vicinais que integram o Cinturão Verde, conjunto de estradas por onde é escoada a produção agrícola do município. O trecho 01 tem início no Bairro Nova Esperança, na rua ao lado do Motel Só Love, início do perímetro urbano da cidade, e se estenderá até a bifurcação conhecida como "pé-de-galinha", na zona rural do município. Etapa futura deverá interligar o trecho 01 com retorno à BR-316, na altura da lanchonete dos Mandantes, na saída da estrada da Agrovila 05 do Bloco 04. 

A cerimônia é considerada um momento histórico da cidade, pois o projeto do Cinturão Verde é um anseio antigo dos produtores rurais de Petrolândia, fato lembrado por todos os oradores que se revezaram no microfone. Empresários, comerciantes, líderes comunitários, servidores e terceirizados da Prefeitura compareceram. O cerimonial foi conduzido por Luana. Antes da abertura, o locutor Márcio Pressão animou o público. 

A solenidade começou às 18h, com a composição do palanque. O prefeito Fabiano Jaques Marques, acompanhado de sua mãe, sra. Amélia Marques, vice-prefeito Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes), presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França), vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, Adelina Maria Martins Pereira Viana Souto, vereador Sílvio Rogério da Silva, vereador Evaldo José de Sá (Evaldo da Melancia), vereador Esdras Cordeiro de Almeida (Nego Almeida), vereador Fabrício Cavalcante, vereador Joilton Pereira, vereador Técio Jefferson, vereador Gilberlânio Felizardo de Souza (Gil da Cesta Básica), vereador Ednaldo Cruz Oliveira (Naldo da Ambulância). Como representante do secretário municipal de Infraestrutura, Igor Nogueira, compareceu o engenheiro Antonio Vitor Souza Barros e a CVM Construtora Ltda foi representada pelo engenheiro Júlio Benevides. 

Também foram convidados ao palanque os ex-vereadores de Petrolândia e vereadores das cidades de Floresta, Jatobá, Tacaratu e Betânia, que compareceram para prestigiar a solenidade da obra de importância regional. Na pessoa do empresário Armando Rodrigues de Almeida, foram saudados todos os comerciantes da região presentes ao evento. 

Presidente da Câmara de Vereadores, Dedé de França

Em seguida, foram iniciados os pronunciamentos. O primeiro convidado a falar foi o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, Dedé de França. Apesar da rouquidão, o vereador esforçou-se em um rápido discurso, no qual afirmou que a obra a ser iniciada é impactante por tratar de de um sonho antigo de Petrolândia. Dedé ainda afirmou estar feliz por participar do momento que vai ficar na história de Petrolândia e parabenizou o prefeito Fabiano e o vice Rogerinho. 

Vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Adelina Martins

Em seguida, a vereadora Adelina Martins usou a palavra. Ela enfatizou a importância da presença de representantes de outras cidades ao sair do papel uma tão esperada. Ela agradeceu ao prefeito, ao vice e aos companheiros vereadores, aos quais parabenizou, pela força proporcionada pela união. Ela parabenizou a população da cidade e, em especial, aos agricultores pela obra que é um sonho a ser concretizado. 

Vereador Joilton Pereira

Em suas palavras, o vereador Joilton parabenizou o prefeito Fabiano, ao qual disse ter muito parabenizado ao longo dos últimos três anos, porque Petrolândia virou um canteiro de obras e pode-se dizer que é uma cidade desenvolvida, que está gerando emprego para os pais de família. Disse que isso traz orgulho a cada vereador que apoia o prefeito. Parabenizou também os agricultores por receber essa grande obra, um sonho que vem de muitos anos, mas que agora, a partir da assinatura da ordem de serviço, vai virar realidade. Parabenizou ainda os vereadores da microrregião de Tacaratu, Jatobá e das demais cidades presentes ao evento. Joilton cumprimentou também os ex-vereadores que, segundo ele, tanto fizeram durante seus mandatos. Dirigindo-se ao prefeito, o vereador ressaltou sentir orgulho de saber que todos os projetos enviados pelo gestor do munípio à Câmara Municipal são aprovados por unanimidade.

Vereador Sílvio Rogério

O vereador Sílvio Rogério, por sua vez, agradeceu a presença dos vereadores de cidades circunvizinhas que vieram prestigiar o início de uma obra considerada por ele única, porque, segundo Sílvio, na visão de muitos, ela seria impossível de realizar. O vereador afirmou que Petrolândia foi agraciada com um prefeito que teve coragem de ter um sonho infinito, chegando à assinatura da obra de um serviço que irá agregar valor e promover diversos segmentos econômicos da cidade, entre eles o turismo, e que a obra vai também ajudar muito a vida dos produtores que tanto têm sofrido. 

Ex-vereador Carlinhos do Banco do Brasil

A palavra foi passada ao ex-vereador Carlos Alberto Araújo Correia, conhecido como Carlinhos do Banco do Brasil. Correligionário de longa data do prefeito Fabiano Marques, de quem foi companheiro em vários mandatos no Legislativo, Carlinhos iniciou seu discurso relembrando o surgimento, em fevereiro de 2013, do grupo de oposição, como o lançamento da chapa Fabiano e Rogerinho, que perdeu a eleição de 2016 por 50 votos, e obteve êxito na eleição de 2020. Carlinhos disse que, graças a Deus, Fabiano e Rogerinho foram eleitos e o município hoje está bem administrado em todas as áreas. Segundo ele, Fabiano também teve sorte ao ser eleito, pois houve aumento do ICMS das águas do rio São Francisco, depois que ele assumiu. Acrescentou que Fabiano não é prefeito para ficar na cadeira, que o gestor foi a Brasília (DF), atrás de recursos, juntamente com o deputado federal Sílvio Costa Filho (hoje licenciado, ministro de Portos e Aeroportos) e conseguiu recursos também com o ex-vereador Paulo Câmara. Segundo ele, todos os vereadores têm auxiliado no desenvolvimento do município. Carlinhos disse que, como petrolandense, fica feliz por ver o prefeito fazer tantos trabalhos, que não vão e que, se Deus quiser, vem mais coisas por aí. 

Ex-vereador Noca

O ex-vereador Raimundo Paulo Lacerda, o Noca, outro contemporâneo de Fabiano e Rogério na Câmara Municipal, também fez seu pronunciamento. Noca dirigiu suas palavras a Fabiano para afirmar que, naquela oportunidade, o prefeito dava um passo importante no desenvolvimento econômico e social do município, porque essa iniciativa (asfaltamento de estradas na zona rural) foi tentada várias vezes, mas Fabiano foi o único a ter coragem de enfrentar o desafio. O ex-vereador elogiou o prefeito, dizendo que, enquanto Petrolândia dorme, Fabiano está procurando condições para o município e traz obras, traz escolas, traz calçamento de todas as agrovilas - que o prefeito fez diferenciado. Noca agradeceu a Fabiano e a toda a equipe, e aos vereadores pois, segundo ele, apesar de serem dois poderes distintos, tem que haver harmonia ou, talvez, não aconteça tudo que o prefeito quer. O ex-vereador encerrou as palavras pedindo para Deus abençoar o prefeito e dizendo que, com certeza, o povo de Petrolândia saberá reconduzi-lo ao mandato (em 2024). 

Produtor rural Fernando Evaristo

Em seguida, foi convidado a falar o sr. Fernando Evaristo, agricultor e ex-candidato a vereador de Petrolândia. Ele afirmou que era um momento de muita satisfação, pois o lema de sua campanha a vereador era o asfalto, o tão sonhado asfalta que estava se iniciando. Em nome dos agricultores, ele disse que a assinatura da ordem de serviço era um ato de grandeza porque vai trazer desenvolvimento, vai trazer a valorização de Petrolândia, vai valorizar toda a região que poderá escoar sua mercadoria e cuja reclamação era a dificuldade de transporte. Ele frisou que, após Fabiano entrar na prefeitura com Rogerinho, para ele foi o melhor prefeito que já existiu, porque o que faltava em Petrolândia era um prefeito que tivesse sangue na veia da agricultura, pois os demais que pela cidade passaram, eram de outras funções, não eram focados na agricultura. Segundo ele, a região de Petrolândia é focada na agricultura e se essa atividade não for valorizada, o município vai ficar no atraso. Ele afirmou que graças, ao empenho do prefeito e do vice-prefeito, que colocaram a pasta debaixo do braço e resolveram todas as pendências que os prefeitos anteriores deixaram, foram abertas as portas para virem os investimentos, que geram grandeza para o município. Afirmou que, primeiramente, é preciso ter um prefeito corajoso e que não meça esforços para buscar esses recursos.

Vice-prefeito Rogério Novaes

O vice-prefeito Rogério Gomes de Sá, mais conhecido como Rogério Novaes ou Rogerinho, pediu paciência ao público e fez um longo discurso. Após as saudações, ele iniciou suas palavras, emocionado. O vice-prefeito afirmou que muito já foi falado sobre as obras de Fabiano e Rogerinho, e sua equipe, mas que a obra do cinturão verde tem um significado muito importante. Rogério afirmou que Petrolândia é uma cidade totalmente agrícola e que costuma falar que, sem desmerecer os demais, o maior empresário da cidade, o empresário Armando Rodrigues, até ele é agricultor. O vice-prefeito afirmou que pela estrada onde foi montado o palanque passam mais de 70% da produção do município. Acrescentou que fazia três que eles tentavam chegar aonde estavam naquele momento. Lembrou que, durante a campanha, eles falaram que iriam correr atrás (dessa obra) e muitos criticaram, dizendo que era impossível, que eles estavam iludindo o povo. Rogério afirmou que é uma honra fazer parte do governo municipal e que foi mostrado ao povo que isso pode se tornar realidade. Referindo-se ao pronunciamento do agricultor Fernando Evaristo, Rogério enfatizou que prefeito e vice-prefeito são agricultores, são filhos de agricultores, nenhum dos dois são doutores. Lembrou ainda ser filho de pai e mãe agricultores, analfabetos, e que o sonho de sua mãe era ver todos os filhos formados, porque ela mal sabia assinar o próprio nome. O vice-prefeito lembrou também que perdeu seu pai muito cedo, aos cinco anos de idade, e foi criado somente por sua mãe, que foi pai e mãe, e que gostaria muito de tê-la ao seu lado, naquele momento, para ver a realização daquele sonho que era só dele, nem de Fabiano, nem da equipe de governo, e sim de todo o povo de Petrolândia. Rogério disse a Fabiano que, se amanhã (2024), não conseguirem a reeleição, ele estará satisfeito da mesma forma, com essa obra, porque tudo que foi prometido (em campanha), e mais um pouco, está sendo feito. O vice-prefeito continuou, dizendo que essa obra vai ficar na história de Petrolândia e ninguém vai conseguir apagar, porque a história de Fabiano e Rogerinho não está sendo escrita com lápis nem com hidrocor, está sendo escrita com tinta de caneta, firme, onde não vai ter borrão algum que possa vir a apagar. Rogério declarou acreditar que, após essa obra concluída, Petrolândia vai ter o PIB maior da nossa região, que hoje já tem. Segundo ele, só a agricultura, no Censo, passa de 1 bilhão de reais, e disse ter certeza que vai ser possível triplicar esse valor, em poucos anos. Rogério disse que muita gente ainda não sabia a importância dessa obra, que são 48 quilômetros (extensão total do Cinturão Verde), e está sendo possível fazer 22,6 km, até o "pé de galinha" (bifurcação em Y da estrada). O vice-prefeito disse que alguns perguntam "por que não faz (a estrada) toda? por que só um pedaço?" e afirmou que é o começo de uma obra de 48 km que vai ser feita, que essa é a primeira etapa, e tem confiança em Deus de que serão feitos os demais quilômetros até a lanchonete dos Mandantes (na BR-316), onde será concluída totalmente a obra do Cinturão Verde. Continuando, o vice se dirigiu ao prefeito para comentar sobre boatos falados "na rua, nos lugares, nos bares", que diriam "Você (Fabiano) e Rogério já eram, "você e Rogério estão apartados". Rogério disse acreditar que quem está apostando nisso vai perder, por que Rogério não está (vice) por Fabiano nem Fabiano está (prefeito) por Rogério, ambos estão (eleitos) por Petrolândia, pelo povo, que é mais importante do que eles dois. Rogério enfatizou que eles não vivem de política e que estão juntos para fazer a melhoria para o povo. Reforçou que essa estrada de Petrolândia, que estava sendo iniciada, será o início de uma nova história no desenvolvimento do município. O vice ainda antecipou que no próximo ano, quando for resolvida a parte da documentação do município, com a regularização fundiária, a cidade irá progredir ainda mais, com mais empregos para os jovens, com dignidade, para eles não irem trabalhar em outras cidades, longe de suas famílias. O pronunciamento foi encerrado com aperto de mão e abraço entre o vice e o prefeito.