Outubro de 2023: Luzanice e Luciano na Praia do Sobrado, zona rural de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho, Lúcia Xavier e Luciano Oliveira)
Praia do Sobrado em 2014
Abaixo, Praia do Sobrado em 2023
Moradora de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a professora Luzanice Xavier voltou a visitar Petrolândia este mês, acompanhada pelo marido e partner de dança Luciano Oliveira. No roteiro da estada de dois dias, uma visita à Praia do Sobrado, ponto turístico que Luciano ainda não conhecia. Em viagem anterior a Petrolândia, o casal foi à Ilha de Rarrá. Na Praia do Sobrado, a professora ficou encantada com as estruturas do local visitado por ela em janeiro de 2014. Assis Ramalho e Lúcia Xavier, irmã de Luzanice, serviram de guias no passeio feito de automóvel no dia 14, sábado. Ao chegar no empreendimento Praia do Sobrado, a professora surpreendeu-se com o antes e o depois do lugar, e fez comparações entre as duas fases da Praia do Sobrado.
Em janeiro de 2014, a represa de Itaparica estava com nível mais baixo da água e a faixa de areia até chegar à água era bastante extensa. A areia quente e fofa queimava os pés, mesmo calçados. Agora, em outubro de 2023, o lago está em grande plenitude e a areia molhada convida para passeios ao longo da praia.
Nove anos atrás, árvores eram raras perto do lago e não existiam bares, quiosques nem banheiros próximos ao rio. Os visitantes da praia do Sobrado improvisavam tendas e barracas com lonas plásticas e estacas de madeira, estendidas entre os arbustos ou presas a veículos mais altos. Comida e bebida tinham que ser levados, pois restaurantes e bares mais próximo estavam a muitos quilômetros de distância.
Apesar de todas as dificuldades, ir à praia do Sobrado há quase 10 anos era uma aventura, um passeio inesquecível. A natureza selvagem, a paisagem belíssima, o banho de rio maravilhoso. Visitar o Sobrado hoje, de automóvel, ônibus, moto aquática, bike, moto ou catamarã, continua sendo inesquecível, com a natureza selvagem ao redor, a belíssima paisagem e o banho de rio maravilhoso. Mas agora existem restaurantes e opções de hospedagem e de lazer.
"Já era bom e agora ficou melhor, com essa estrutura. Eu gostei em 2014 e gostei mais ainda agora", declarou Luzanice. Visitante da Praia do Sobrado pela primeira vez e entusiasta por viagens turísticas, Luciano colocou a Praia do Sobrado entre os melhores lugares que conheceu. "É massa! E agora que a gente já conhece o caminho, vamos voltar, com certeza!", que deseja fazer o passeio sem pressa, na próxima vez, provavelmente com passeio de catamarã.
No Sobrado, Luzanice e Luciano conheceram o Praia do Sobrado, empreendimento de Daniel da Paulinelly, localizado próximo às paisagens mais conhecidas desse cartão postal petrolandense. Para tornar a visita mais especial, entre um petisco e outro, gravamos um vídeo com o casal dançante.
Horas depois, nos dirigimos para o Village Pé de Serra, situado a aproximadamente 500 metros depois da entrada do Praia do Sobrado, também margens do Lago de Itaparica. O empreendimento de Júnior da Jr Rações, tem uma área menor para banho, mas compensa isso com uma piscina próximo das mesas do restaurante. Bastante acolhedor e pontilhado de locais para boas fotos, inclusive um inusitado espelho no estacionamento, o Village é permeado por mensagens positivas. Elas estão espalhadas em todos os cantos, em placas, quadros e até nos nomes das palhoças à beira do rio, onde nosso grupo saboreou um delicioso almoço com peixe assado.
Com vontade de ficar, mas com o tempo contado, nos despedimos das praias do Sobrado. Na volta, o casal visitante ainda foi levado para conhecer a agrovila Mundo Novo, no Assentamento dos Beneficiários do Projeto Miguel Arraes-Abama, a mais povoada do Sítio Sobrado. Ali reside há vários anos dona Elita Ramalho, mãe deste blogueiro. A ex-vereadora fez questão de contar aos visitantes a retirada de moradores não indígenas do povoado Mundo Novo e a criação do projeto de assentamento no Sobrado. O casal foi convidado para retornar à agrovila e ficar mais dias, hospedado na casa de dona Elita.
Durante o retorno, Luciano fez uma observação interessante. Existem muitas placas indicativas no trajeto entre Petrolândia e os assentamentos e a praia do Sobrado, mas o caminho inverso não tem essa sinalização para orientar o visitante na volta à cidade.