sexta-feira, outubro 27, 2023

Passeio à Praia do Sobrado, a Noronha do Sertão em Petrolândia-PE, é excelente opção de lazer neste verão; Faça sua reserva!

Praia do Sobrado
Marciano Freire no Receptivo Praia do Sobrado

Quem ainda não conhece a Noronha do Sertão, precisa conhecer, e quem já conhece, precisa voltar para conhecer melhor ainda. A Praia do Sobrado, situada na zona rural de Petrolândia, a cerca de 40 km do centro da cidade, no Sertão de Pernambuco, após grandes investimentos empresariais, é um excelente destino para excursões de finais de semana e feriados. 

O Receptivo Praia do Sobrado, ponto de apoio e venda de passeios de catamarã e de ônibus para a Praia do Sobrado, funciona na Avenida Deputado Milvernes Cruz Lima, na Orla Fluvial de Petrolândia, em frente ao Posto do Corpo de Bombeiros, no centro da cidade. O ponto de embarque do Catamarã Sobrado I é do outro lado da avenida, às margens do Lago de Itaparica, onde vários catamarãs são ancorados durante a semana e dão um charme a mais à cidade ribeirinha.

Além da venda dos passeios, o Receptivo Praia do Sobrado tem o objetivo de oferecer conforto e praticidade aos clientes, além de ter à venda artigos indispensáveis para desfrutar do passeio, como chapéus, óculos, bolsas, shorts, tops, camisetas, entre outros itens.

A viagem de ônibus é mais rápida, porém, o passeio a bordo do Catamarã Sobrado I oferece belas e inesquecíveis paisagens como, no percurso de ida, uma parada em frente às ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Cartão postal da cidade, a igreja (semi-)submersa é a única construção remanescente nunca  totalmente encoberta pelo Lago de Itaparica, represa que inundou parte do território do município, em meados dos anos 1980. 

Na Praia do Sobrado, o desembarque é no complexo turístico de mesmo nome. O local dispõe de várias áreas sombreadas, espalhadas ao longo da praia, além de restaurante com gastronomia local. O banho é uma das principais atrações na praia rasa, de águas claras, ideal para lazer das crianças (sob supervisão dos responsáveis). 

Quem deseja aproveitar mais tempo na Praia do Sobrado, tem a opção de reservar diárias no amplo apartamento, que pode acomodar até 10 pessoas, localizado no primeiro andar do restaurante. A Praia do Sobrado tem ainda área para acampamento.

RECEPTIVO PRAIA DO SOBRADO - Aberto de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 020h00, e sábado, das 16 às 20h00. RESERVAS (87) 99931-3097/Marciano. Passeios nos finais de semana e feriados. Acompanhe no Instagram @praiadosobradoficial

Tem mais: o pagamento dos passeios pode ser PARCELADO em até 12 vezes nos CARTÕES, sem juros. 


VISITE A PRAIA DO SOBRADO - Veja mais fotos abaixo

Humberto defende criação de grupo de trabalho para resolver problema dos prédios-caixão em Pernambuco

Foto: Roberto Stuckert Filho

Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu a criação de um grupo de trabalho com a finalidade de buscar soluções para o problema dos prédios-caixão em Pernambuco. O senador é autor da proposta da diligência externa da CAS que foi realizada, nesta quinta-feira (26), no Recife e na região metropolitana.
A comissão fez uma vistoria em moradias, pela manhã, nos municípios do Paulista, de Olinda e do Recife e, à tarde, reuniu lideranças políticas, técnicos, representantes da sociedade civil, dos governos municipais, estadual e federal, além da Caixa Econômica Federal, na Assembleia Legislativa do estado.
Após a vistoria in loco e a audiência pública, a CAS irá produzir um relatório apontando caminhos para resolver o problema dos prédios-caixão, que se arrasta há mais de 30 anos. Atualmente, há mais de 40 mil pernambucanos que vivem em imóveis que estão sob ameaça de desabamento.

“É estarrecedor que ainda não se tenha encontrado uma solução para esse problema, que já tem décadas. Estamos aqui para ouvir todos os envolvidos e ajudar a encontrar caminhos para o entendimento. Quero entregar o relatório o mais rápido possível para encaminhar ao Governo Federal e vou sugerir que seja criado um grupo de trabalho para ajudar a encontrar soluções definitivas”, enfatizou o senador.

Lideranças negras do Brasil se reúnem em Recife neste sábado (28) para debater equidade racial na gestão pública


Trazer soluções e propostas para aumentar a diversidade e a equidade racial no setor público é o objetivo do encontro que acontece, amanhã (28), no Cais do Sertão, a partir das 11h. Com o tema “Gestão Pública e Equidade Racial”, o evento vai reunir mais 100 lideranças negras e indígenas, de todo o país, que atuam na gestão pública, formadas pelo programa Ubuntu - iniciativa do Vetor Brasil, que busca fortalecer e aumentar o protagonismo desses líderes a partir de formações em competências socioemocionais e gestão de pessoas. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas cerca de 14% dos cargos comissionados no alto escalão da administração pública são ocupados por pessoas negras.

O encontro faz parte do encerramento da segunda turma do Ubuntu, que irá apresentar os seus projetos de intervenção antirracistas realizados durante as trilhas formativas do programa, de maio a outubro deste ano. Em sua segunda edição, o Ubuntu contou com mais de 1400 inscrições e 100 pessoas selecionadas.

A programação do encontro em Recife contará com uma mesa para debater o tema com a presença de Robeyoncé Lima (foto), primeira trans, negra e nordestina a conseguir inserir o nome social na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de Iêda Leal, secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, e Lucinha Mota, ex-secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco. Representando o Instituto Gesto e o Vetor Brasil, estarão presentes a CEO das organizações, Joyce Toyota, que fará a abertura do evento, e a gerente de Equidade Racial das organizações, Denise Silva. Além de especialistas e autoridades nacionais no tema de equidade racial, como Giovanni Harvey - diretor executivo do Fundo Baobá para a Equidade Racial e Matilde Ribeiro - primeira ministra da Igualdade Racial do Brasil.

Petrolândia: Ele partiu do zero, e hojé é um grande empreendedor; conheça a história de Aurinézio Construções


Nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, foi realizado no auditório do Centro Cultural Hildebrando de Menezes, em Petrolândia, um evento dinâmico sobre carreira, gestão empreendedora, gestão do conhecimento e muita interatividade. O evento teve como público-alvo alunos do curso de Administração, estudantes do Ensino médio, colaboradores e gestores de empresas locais.

Na oportunidade, o público pode conhecer a história de Aurinézio Ferreira,[Aurinézio Construções] por construir uma marca sólida que cresce cada dia mais na cidade de Petrolândia-PE, bem como seus avanços para estar mais competitivo no mercado. 

O público conhecu a histórias de um empreendedor  de sucesso que começou do zero, e que é uma excelente fonte de inspiração para quem está começando. 

Sem ter herdado uma empresa altamente lucrativa, sem contar com dinheiro de família, começando de forma realmente humilde, eles conseguiu chegar lá. É por isso que pessoas de sucesso nos negócios estão aí para mostrar justamente que é sempre possível alcançar seus objetivos, seja lá qual for seu ponto de partida. 

Assista ao vídeo abaixo, e saiba da história de  Aurinézio Ferreira

O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia parabeniza o jovem empresário Aurinézio Ferreira,[Aurinézio Construções] pelo sucessos alcançado.



Notícia relacionada
Petrolândia: Ele partiu do zero e hoje é um grande empreendedor; conheça a história de Aurinézio Construções

Com articulação de Raimundo e Socorro Pimentel, Fundação Altino Ventura pode implantar unidade oftalmológica em Araripina

Foto: Assessoria/Divulgação

Em um anúncio significativo para a saúde ocular da região, Araripina, no Sertão do Araripe, pode em breve abrigar uma unidade da renomada Fundação Altino Ventura (FAV), instituição com 37 anos de experiência em atendimento, ensino médico e pesquisa científica na área de oftalmologia.

O prefeito Raimundo Pimentel e a deputada estadual Socorro Pimentel têm desempenhado um papel central nesse projeto, após estenderem um convite ao Dr. Marcelo Ventura, presidente da FAV, e Dr. Heber Coutinho, diretor-executivo, que visitaram Araripina nesta sexta-feira (27).

"Essa é uma oportunidade imensa para nossa cidade e toda a região do Araripe. Estamos empenhados em oferecer as melhores condições para que a FAV realize seu excelente trabalho aqui”, disse o prefeito Pimentel.

Petrolândia: Mercadinho Nova Cidade, sua opção de economia da Quadra 17, na Av. Auspício Valgueiro de Barros

  


Localizada na Av. Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 17, o Mercadinho Nova Cidade é opção de economia para quem procura bons preços e, ao mesmo tempo, encontrar tudo em um só lugar.

No Mercadinho Nova Cidade, o cliente encontra produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

Mercadinho Nova Cidade, a sua opção de economia, faz entrega na hora na compra a partir de R$ 300,00

Mercadinho Nova Cidade
Av. Auspício Valgueiro de Barros
Quadra 17 - Petrolândia (PE)
Contato: 9. 9107-2835

População de Floresta (PE) é de 30.137 pessoas [15.396 mulheres e 14.741 homens], aponta o Censo do IBGE


A população da cidade de Floresta (PE) chegou a 30.137  pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 2,93% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado de Pernambuco, a população é de 9.058.155, o que representa um aumento de 2,98% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Floresta está:

na 63ª colocação no estado;
na 358ª colocação na região Nordeste;
e na 1.133ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Floresta tem uma densidade demográfica de 8,36 habitantes por km² e uma média de 3,2 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

População de Tacaratu (PE) é de 23.902 pessoas [12.024 homens e 11.878 mulheres], aponta o Censo do IBGE


A população da cidade de Tacaratu (PE) chegou a 23.902 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 8,31% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado de Pernambuco, a população é de 9.058.155, o que representa um aumento de 2,98% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Tacaratu está:

na 82ª colocação no estado;
na 490ª colocação na região Nordeste;
e na 1.463ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Tacaratu tem uma densidade demográfica de 18,9 habitantes por km² e uma média de 3,25 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Portal de Tacaratu - Foto: Lúcia Xavier (BlogAssis Ramalho)

Construída em 1900, a Igreja Matriz, dedicada à Padroeira do Município, Nossa Senhora da Saúde é uma das mais belas do sertão pernambucano e a mais arquitetonicamente suntuosa do Sertão de Itaparica.- Foto/Assis Ramalho

Notícias relacionadas ao município de Tacaratu(clique para ler)
>Tacaratu: Igreja de N. Sra. da Saúde, um tesouro de beleza e fé no Sertão de Itaparica
>Tacaratu-PE: Cidade charmosa, escondida entre as serras do Sertão de Itaparica
>Tacaratu: Casa de Cultura e Ponto de Cultura, espaços de memória e produção da cultura local

Blog de Assis Ramalho

População de Jatobá (PE) é de 14.020 pessoas [ 7.155 mulheres e 6.865 homens], aponta o Censo do IBGE


A população da cidade de Jatobá (PE) chegou a 14.020 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 0,41% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado de Pernambuco, a população é de 9.058.155, o que representa um aumento de 2,98% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Jatobá está:

na 129ª colocação no estado;
na 860ª colocação na região Nordeste;
e na 2320ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Jatobá tem uma densidade demográfica de 50,46 habitantes por km² e uma média de 2,98 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Por G1

População de Petrolândia (PE) é de 34.161 pessoas [ 17.505 mulheres e 16.656 homens], aponta o Censo do IBGE


A população da cidade de Petrolândia (PE) chegou a 34.161 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 5,14% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado de Pernambuco, a população é de 9.058.155, o que representa um aumento de 2,98% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Petrolândia está:

na 53ª colocação no estado;
na 289ª colocação na região Nordeste;
e na 966ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Petrolândia tem uma densidade demográfica de 32,33 habitantes por km² e uma média de 3,13 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Petrolândia-PE: Foto: Pablo Silva


Por G1

Vereador Rony Russo articula com o deputado Carlos Veras (PT) pré-candidatura a Prefeito de Cabrobó


Rony Russo que já se colocou como pré-candidato pela oposição –que até então não chegou a um consenso, mas busca uma unidade– disse a nossa reportagem que o momento é de construção de diálogo e que está à disposição do povo cabroboense.

“Nesse momento a gente tem buscado diálogo para construir meios de chegarmos em 2024 com reais condições de disputar à prefeitura, e para isso estamos alinhando com Carlos Veras melhorias para Cabrobó e a nossa pré-candidatura.” – ressaltou o vereador.

Em suas redes sociais, o vereador compartilhou a informação sobre a reunião com o deputado. “Hoje (27), realizei uma reunião política crucial com o estimado Carlos Veras (PT), visando melhorias para o município de Cabrobó e uma articulação sólida e assertiva para articular minha pré-candidatura à prefeitura. Juntos, estamos traçando um plano de ação consistente para o futuro da nossa cidade.” – escreveu o vereador.

Petrolândia/PE: Evento sobre carreira, gestão empreendedora e gestão do conhecimento, é realizado com sucesso no Centro Cultural Hildebrando de Menezes


Nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, foi realizado no auditório do Centro Cultural Hildebrando de Menezes, em Petrolândia, um evento dinâmico sobre carreira, gestão empreendedora, gestão do conhecimento e muita interatividade. O evento teve como público-alvo alunos do curso de Administração, estudantes do Ensino médio, colaboradores e gestores de empresas locais.

Na oportunidade, o público pode conhecer a história de Aurinézio Ferreira, por construir uma marca sólida que cresce cada dia mais na cidade de Petrolândia-PE, bem como seus avanços para estar mais competitivo no mercado. O outro convidado Jhon Pereira, demonstrou seu perfil empreendedor através de rede de academias na região de cidades circunvizinhas.

Com muita interatividade, o intervalo entre os convidados teve a participação da cantora Jhenifer Mello, que enalteceu os convidados com sua musicalidade impar com seu talento. 

Obs: Em breve esse blog vai publicar matéria (VÍDEO) sobre a história do empresário  Aurinézio Ferreira [Aurinézio Construções],

Paulo Afonso (BA) registra a tarde mais quente de 2023 com termômetro de rua marcando 44ºC


A tarde desta quinta-feira, 26, foi marcada pelo predomínio do sol e temperaturas elevadas em Paulo Afonso e na maior parte do Sertão da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. As temperaturas atingiram níveis superiores, deixando os termômetros de rua e aplicativos fervendo com leituras impressionantes, variando entre 40°C e incríveis 44°C. O resultado? A tarde mais quente do ano em Paulo Afonso!

Até mesmo no final da tarde, quando a noite se aproximava, o calor continuava impiedoso, com temperaturas mantendo-se acima dos 35°C.

Com a presença de um calor intenso e a redução significativa da umidade nos últimos dias, é crucial adotar precauções para manter o bem-estar em meio a esse clima abrasador. Aqui estão algumas dicas essenciais:

👐 Higiene das mãos : Lave as mãos com frequência e evite tocar o rosto, especialmente a boca e o nariz, para evitar a propagação de germes.

🍉 Alimentação: Opte por frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, para ajudar a manter o corpo hidratado.

👴👵 Cuidados especiais : Esteja atento à hidratação de crianças, idosos e pessoas doentes, que são mais vulneráveis ​​ao calor extremo.

👁️‍🗨️ Proteção dos olhos e nariz : Use soro fisiológico para manter o nariz e os olhos hidratados e prevenir o ressecamento.

🏋️‍♀️ Horários para exercícios : Evite exercícios físicos entre as 10h e 16h, quando o calor é mais intenso.

🧴 Hidratação da pele : Utilize produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, especialmente após o banho e antes de dormir.

 Proteção contra o sol : Não se esqueça de usar chapéus e óculos escuros para proteger-se dos raios solares e evitar queimaduras.

Por  Redação, sitepa4


Pernambuco terá R$ 19 bilhões repassados ao Bolsa Família e BPC à população de baixa renda


Ministro Wellington Dias cumpriu agenda em Pernambuco no Encontro Nacional do Congemas (Miva Filho/Secom-PE)

Pernambuco terá cerca de R$ 19 bilhões injetados na economia até dezembro deste ano, somando recursos repassados pelo Bolsa Família e pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) à população de baixa renda. O montante foi divulgado pelo ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, que esteve ontem em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para participar do encerramento do 23º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Em discurso, o ministro disse ainda que o Governo Federal já liberou mais de R$ 150 bilhões para pagamento de Bolsa Família no país. Ele também defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por ser fundamental para o presidente Lula alcançar a proposta de acabar com a pobreza no país.

“Lula mandou dizer que ninguém mexe no SUAS". O presidente tem um compromisso que assumiu com o povo brasileiro. O país precisa priorizar a certificação da ONU como um país fora do mapa da fome. Junto com o SUAS, com os setores de segurança alimentar, com a agricultura familiar e outras frentes nós vamos de novo tirar o Brasil do mapa da fome”, destacou.

Por: Diario de Pernambuco