De acordo com informações divulgadas pela família em rede social, o sepultameto do corpo do jovem José Nilton (Niltinho), será realizado nessa segunda-feira (02) no Cemitério do Icó-Mandantes. O cortejo fúnebre deverá sair da residência da família às 08h00 da manhã.
O velório está ocorrendo também na residência da família, na Quadra 10 de Petrolândia, na rua do antigo postinho de saúde.
José Nilton faleceu no final da tarde do último sábado (30/09), vítima de afogamento no Lago de Itaparica, na Orla Fluvial de Petrolândia.
A familia agradece a todos que puderem comparecer.
Apuração da votação para eleição dos conselheiros tutelares terminou quase às 21h30 deste domingo (1º) - Foto: Assis Ramalho
Neste domingo (1º), ocorreram as eleições unificadas para escolha dos conselheiros tutelares em todo o Brasil. Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a votação foi tranquila, com grandes filas em algumas, mas poucas, seções. Todas as seções eleitorais da zona urbana funcionaram na EREM Jatobá, no centro da cidade e as seções da zona rural funcionaram na EREFEM Icó-Mandantes. A apuração dos votos ocorreu na EREM de Jatobá.
Não foram usadas urnas eletrônicas, a votação foi em cédulas de papel. A votação foi iniciada às 08h00 e as urnas fechadas por volta das 17h. A apuração começou, aproximadamente, às 19h, e concluídas quase às 21h30.
Na eleição facultativa, houve grande participação da comunidade para escolha dos 05 (cinco) conselheiros tutelares que irão cumprir mandato de 2024 a 2027, com cinco vagas de suplentes. Assim, os quatro candidatos não eleitos serão suplentes. Também são cinco as vagas para suplência dos titulares, portanto, os quatro candidatos não eleitos serão suplentes.
A reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia acompanhou toda a apuração, na EREM de Jatobá. As horas de apuração foram de grande perspectiva e ansiedade para os candidatos e seus apoiadores, que acompanharem de perto o processo de apuração das urnas. Até houve carreata na cidade após o anúncio do resultado da eleição.
No vídeo abaixo, o anúncio do resultado da eleição para conselheiros tutelares de Petrolândia.
;
A reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia conversou com Maria Marta, eleita titular com votação expressiva, em segundo lugar. Ela vai para o 5º mandato no Conselho Tutelar.
Conversamos ainda com Sílvia Barboza. Ela concorreu pela primeira vez e foi eleita com o quinto maior número de votos.
Confira o resultado:
Titulares 1º Aislan Danilo Barros Julião (Aislan Danilo da Barreiras) - 632 votos 2º Maria Marta dos Santos (Maria Marta) - 460 votos 3º Delani Batista Cavalcanti de Menezes (Laninha do Conselho) - 372 votos 4º Maria Josuenai de Sá Barros Oliveira (Fia de Nair) - 357 votos 5º Maria Sílvia Barboza da Silva (Sílvia Barboza) - 330 votos
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia foi responsável por todo o processo de escolha dos conselheiros tutelares, desde as inscrições até a apuração do resultado da votação e a divulgação dos nomes dos conselheiros eleitos.
O resultado da eleição será oficializado após o período de recursos. Os conselheiros eleitos vão tomar posse em janeiro de 2024 para o mandato de quatro anos.
Padre Luiz Augusto abençoa um cãozinho timido, protegido nos braços do tutor (Fotos; Assis Ramalho)
Na tarde deste domingo, 1º de outubro, a Praça da Matriz sediou um evento "iti malia", com a 2ª Bênção dos Animais. Agora incluída oficialmente na programação da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, a Bênção dos Animais foi realizada pelo Pe. Luiz Augusto.
A bênção atraiu um grande número de tutores que conduziram seus pets para a frente da Igreja Matriz. Nos braços ou pela coleira, cães dos mais variados portes e raças foram a maioria dos abençoados. Este ano, a grande família felina do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia foi representada pelo "adolescente" hiperativo Fogoió (branco com amarelo), abençoado dentro da caixinha de transporte.
A inclusão da bênção dos animais nos eventos realizados durante a Festa do Padroeiro foi proposta à Paróquia de Petrolândia em 2022 pela presidente da ONG Abrasfa, Jane Souza, sendo realizada ano passado, embora não tenha constado da programação.
Apuração dos votos foi iniciada por volta das 19h00 (Fotos; Assis Ramalho)
Comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia, responsável por conduzir todo o processo de eleição dos conselheiros
Neste domingo (1º), ocorreram em todo o País as eleições para escolha dos conselheiros tutelares. Em Petrolândia, a votação foi tranquila, com filas registradas em algumas seções. Todas as seções eleitorais da zona urbana funcionaram na EREM Jatobá, no centro da cidade. As seções da zona rural funcionaram na EREFEM Icó-Mandantes.Não foram usadas urnas eletrônicas.
A votação foi feita em cédulas de papel. Houve grande participação da comunidade na escolha dos 05 (cinco) conselheiros que irão cumprir mandato de 2024 a 2027. Também são cinco as vagas para suplência dos titulares, portanto, os quatro candidatos não eleitos serão suplentes.
A votação foi iniciada às 08h00 e as urnas fechadas por volta das 17h. A apuração começou, aproximadamente, às 19h, e concluídas quase às 21h30.
A eleição deste ano contou com nove candidatos, abaixo relacionados de acordo com a número do candidato. Entre parênteses, o nome constante na cédula.
01 - Maria Josuenai de Sá Barros Oliveira (Fia de Nair)
02 - Maria Marta dos Santos (Maria Marta)
03 - Sônia Marques da Silva (Sônia Marques - Sessé)
04 - Otávio Sá Souza Oliveira (Otávio Souza)
05 - Josivete Ana da Silva (Josivete)
06 - Delani Batista Cavalcanti de Menezes (Laninha do Conselho)
07 - Janes Franks Dantas (Janes Franks)
08 - Aislan Danilo Barros Julião (Aislan Danilo da Barreiras)
09 - Maria Sílvia Barboza da Silva (Sílvia Barboza)
Confira a votação:
Titulares
1º Aislan Danilo da Barreiras- 632 votos
2º Maria Marta - 460 votos
3º Laninha do Conselho - 372 votos
4º Fia de Nair - 357 votos
5º Sílvia Barboza - 330 votos
Suplentes
6º Josivete - 297 votos
7º Janes Franks - 258 votos
8º Otávio Souza - 119 votos
9º Sônia Marques - Sessé - 93 votos
Nulos - 17 votos
Brancos - 04 votos
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia foi responsável por todo o processo de escolha dos conselheiros tutelares, desde as inscrições até a apuração do resultado da votação e a divulgação dos nomes dos conselheiros eleitos.
O resultado final da eleição somente será oficializado após o período de recursos. os conselheiros eleitos vão tomar posse em janeiro de 2024 para o mandato de quatro anos.
O voto para eleição dos Conselhos Tutelares é facultativo e pode ser exercido por pessoas acima de 16 anos, cujo título de eleitor esteja em situação regular. Como o processo de escolha dos conselheiros é estabelecido por meio de lei municipal, cada cidade tem particularidades na eleição para o Conselho Tutelar, incluindo a quantidade de candidatos que cada eleitor pode votar
Apenas as datas da eleição e da posse são unificadas. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a eleição deve ocorrer a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial.
O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia parabenizam todos os participantes: candidatos e eleitores que compareceram à votação, apesar de facultativa.
A EREM de Jatobá, situada no centro de Petrolândia, divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-aluno JOSÉ NILTON, falecido no final da tarde desse sábado (30/09), vítima de afogamento no Lago de Itaparica.
O jovem é filho de uma servidora da instituição de ensino e a direção da EREM de Jatobá comunicou a suspensão das aulas amanhã, segunda-feira, 02 de outubro, data em que deverá ocorrer o sepultamento do corpo, em horário ainda não confirmado.
A informação foi divulgada em rede social pela EREM de Jatobá.
A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão na próxima semana, de 02 a 06 de outubro de 2023.
VEJA NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS ACIMA E ABAIXO
Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).
A onda de calor que atingiu boa parte do Brasil pode ter uma "nova edição" em outubro —e pode ser ainda mais forte. A informação é da Climatempo e da Metsul.
Segundo a Climatempo, há possibilidade de temperaturas ainda mais altas do que as registradas na última onda de calor, no fim de setembro.
A previsão é de atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, gerando mais calor para um mês que, naturalmente, é quente no Brasil, segundo a Climatempo. A presença do El Niño ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o país.
Como ficam as temperaturas?
As temperaturas em outubro vão ficar acima do normal para o mês na maior parte do país. Os termômetros podem registrar de 2°C a 3°C a mais do que a média normal em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio, Goiás, Mato Grosso e na maior parte de São Paulo.
Um pouco acima da média. Em boa parte do litoral do Nordeste e em toda a região Sul, as temperaturas ficam até 1°C mais altas do que o normal para o mês.
E as chuvas?
A distribuição das chuvas varia em cada região do país, mas, de modo geral, a Região Sul será a mais afetada pela alta de precipitação. Veja abaixo:
Região Sul
O Sul terá chuvas provocadas pelo calor, frentes frias e áreas de baixa pressão. Podem ocorrer ciclones extratropicais.
Onde chove acima da média? Em todo o Rio Grande do Sul e na maioria das áreas de Santa Catarina, segundo a Climatempo. No oeste de Santa Catarina e no estado do Paraná, as precipitações devem ficar um pouco acima da média.
Região Norte
O El Niño causará forte impacto na região Norte, com menos chuva durante o verão, informa a Climatempo.
Onde chove abaixo da média? Em Roraima, no leste e nordeste do Amazonas, em quase todo o estado do Pará e também no norte e oeste do Tocantins, segundo a Climatempo. Nas outras áreas, chove um pouco abaixo da média
Região Sudeste
A chuva na Região Sudeste durante o mês de outubro será provocada pelo calor. Estão previstos temporais, chuvas intensas de curta duração e em pequenas áreas, diz a Climatempo. Não há previsão de chuva generalizada na região em outubro.
Onde terá chuva abaixo da média? Em quase todas as áreas de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio. Em Vitória e Belo Horizonte, a expectativa é de que o mês termine com volumes de chuva abaixo do normal.
Onde terá chuva dentro da média? No centro, norte e noroeste de São Paulo, no sul de Minas, na Zona da Mata mineira, na região serrana do Rio, no Grande Rio e na região dos Lagos.
Estão previstos calor e irregularidade da chuva, afirma o Climatempo. Várias áreas no Centro-Oeste podem ficar dias seguidos sem chuva.
Onde chove um pouco abaixo da média? Em todo o estado de Goiás, no Distrito Federal, em quase todas as áreas de Mato Grosso (incluindo Cuiabá) e também no norte e oeste de Mato Grosso do Sul (incluindo o Pantanal).
Onde chove dentro da média? Nas regiões centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Outubro é um mês seco e de pouca chuva em quase todo o Nordeste.
A Climatempo prevê que haverá "pouquíssima" chuva em outubro no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas —mas dentro da normalidade do mês.
Em algumas áreas como sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, deverá haver ainda menos chuvas do que o normal.
Na tarde deste sábado, 30/09/2023, a Paróquia de Petrolândia realizou a tradicional Procissão de Barcos no Lago de Itaparica, seguida pela Celebração Eucarística na Orla Fluvial (Missa dos Pescadores). A programação faz parte da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis.
A procissão nas águas do São Francisco é realizada há muitas décadas, desde antes da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, conduzindo a imagem do padroeiro de Petrolândia. Hoje, a procissão parte da Orla, contorna as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, semi-submersa no lago, e retorna à Orla, onde grande número de fiéis aguarda para acompanhar o andor até o altar e assistir à celebração.
O pároco de Petrolândia, Pe. Luiz Augusto, e o Pe. Luciano conduziram os ritos da missa campal. Na homilia, em reflexão ao tema "Vocação é assumir o cuidade de toda criação", Pe. Luciano criticou a falta de zelo dos cidadãos e governantes para a preservação do Rio São Francisco, às margens do qual está situada Petrolândia. O religioso também pediu que os pescadores denunciem casos de degradação do Rio São Francisco.
Os serviços litúrgicos da Celebração Eucarística foram feitos pelo Coral Vozes do São Francisco e pela Comunidade São Marcos. O ofertório foi peixe.
Após a celebração, a imagem do Padroeiro é conduzida de volta à Igreja Matriz, em procissão pelas principais avenidas.
A bandeira tarifária para o mês de outubro continuará verde, o que significa que não haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores brasileiros. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia mais barata reflete a melhoria nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.
As condições favoráveis de geração hidrelétrica, que possui um custo mais baixo do que outras fontes de energia, têm mantido a sinalização verde desde abril de 2022.
Com os dados apurados até o momento, a expectativa da Aneel é de que a tarifa não sofra nenhum acréscimo até o final do ano.
A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.639 da Mega-Sena, que foi realizado na noite deste sábado (30), em São Paulo. Os números sorteados foram: 02 - 08 - 11 - 22 - 48 - 49.
Dessa forma, o prêmio para o sorteio de terça-feira (3) subiu para R$: 29 milhões.
A Mega-Sena tem três sorteiros por semana: na terça, na quinta e no sábado.
Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira. Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.
Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na Quadra 12 de Petrolândia.
No Nordeste do país, quase metade do estado do Piauí está em alerta por causa da seca. Alguns municípios já enfrentam racionamento.
Rios, açudes, barragens...Nem os grandes reservatórios resistem à estiagem prolongada. Muitos secaram e em outros a água está no fim. A escassez de chuva devastou as plantações e os animais estão morrendo de sede e fome.
"Para o agricultor, para o criador, pecuarista, a situação é triste. Porque nós não temos pastagem para os animais e a água", diz Luís Nobre, agricultor.
A falta de chuva também já compromete o abastecimento de água em 15 municípios no sul do estado.
A barragem da Salgadinha foi construída para abastecer os quinze mil moradores do município de Simões, mas por causa da estiagem prolongada o reservatório secou praticamente inteiro.
Com a torneira vazia, muita gente tem que comprar água potável. O caminhão -pipa com sete mil litros chega a custar R$ 700. Algumas famílias deixam de comprar comida para ter água em casa.
O projeto de uma usina de tirar sal da água do mar e abastecer a população de Fortaleza, está dividindo o governo do Ceará e empresas do setor de internet. A proposta ainda não saiu do papel.
A Praia do Futuro, em Fortaleza, conhecida pelo turismo, está no centro da polêmica. É no local que o governo do estado pretende construir uma usina de dessalinização para aproveitar a água do mar para o consumo humano.
Na Praia do Futuro também existe um hub, um ponto de conexão de cabos submarinos que ligam o país a outras regiões do planeta (África, Europa e América do Norte e Central).
Essa localização é estratégica porque Fortaleza fica em um ponto central entre a África, a Europa e os Estados Unidos, que concentram a maior parte dos dados de internet no mundo.
Segundo o Ministério das Comunicações, 90% do tráfego de internet do Brasil passam pelo local. As empresas do setor dizem que a instalação na usina pode romper os cabos no mar e, principalmente, na terra.
Segundo as empresas, pode haver um apagão de internet no país.