sexta-feira, setembro 29, 2023

Concurso público unificado terá 6.590 vagas em 20 órgãos e entidades federais; entenda como será

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Concurso Público Nacional Unificado, o chamado "Enem dos concursos", vai preencher 6.590 vagas em 20 órgãos e entidades públicas que fizeram a adesão ao processo seletivo. A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado está prevista para até o dia 20 de dezembro, e a prova deve ocorrer entre o final de fevereiro e meados de março.

Inicialmente, o governo tinha anunciado a disponibilidade de 7.826 vagas, mas nem todos os órgãos públicos aderiram ao concurso unificado. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, há possibilidade de outros órgãos participarem até a assinatura do termo de adesão. “Alguns órgãos ainda não entenderam totalmente o modelo e preferiram manter a realização de concurso de forma individual”, disse.

O Concurso Nacional Unificado será organizado a partir da realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades, de forma concomitante. A pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), foi incluída a cidade de São Miguel da Cachoeira, no Amazonas, onde há uma grande população indígena.

A ideia do governo é que o concurso unificado se torne a principal a principal forma de fazer seleção de servidores públicos federais, e que ele seja repetido anualmente ou a cada dois anos.

'Enem dos concursos' terá mais de 6,5 mil vagas em 20 órgãos; veja quais são

Governo federal anuncia quais órgãos vão participar do Concurso Nacional Unificado — Foto: Dragana Gordic/Freepik

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta sexta-feira (29) que 20 órgãos vão participar da prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores, o "Enem dos concursos públicos", previsto para 2024.

No total, serão 6.590 vagas nesta primeira edição (veja a lista completa abaixo)

A ideia é que, com a prova unificada, os candidatos possam concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição (veja como vai funcionar).

O edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024 em 180 municípios brasileiros.

A ministra Esther Dweck participou de uma coletiva de imprensa que foi transmitida ao vivo pelo g1 para divulgar os detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado. Confira abaixo:

Os órgãos que aderiram e as vagas;

Atos golpistas: general alvo da PF tem passaporte, celular e arma apreendidos

Foto: Beto Macário/UOL

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (29), um mandado de busca e apreensão em Brasília contra o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, acusado de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. A ação ocorre no âmbito da 18ª fase da Operação Lesa Pátria (veja detalhes abaixo).

Ridauto presta depoimento na PF, após ser intimado pela corporação durante as buscas. Durante a ação, os agentes apreenderam um celular, arma e o passaporte do general.

Segundo apuração da TV Globo, o militar se assustou com o cumprimento do mandado, mas não causou dificuldade à equipe de policias federais. O g1 tenta contato com o militar.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também determinou o bloqueio de ativos e valores do investigado. Para a investigação, o general é considerado executor e possivelmente um dos idealizadores dos atos golpistas.

A TV Globo apurou que os investigadores suspeitam do envolvimento do general da reserva com este grupo "invisível" que abre acessos especiais para a invasão do Congresso.

O general Ridauto Lúcio Fernandes é ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, ligado ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele foi nomeado para o cargo em julho de 2021 e exonerado em 31 de dezembro, último dia do governo de Jair Bolsonaro.

Atualmente, Ridauto atua como professor do Instituto Sagres de Política e Gestão Estratégica Aplicadas, conforme informações disponíveis na página da internet da própria instituição.

'Kids pretos'

As investigações apontam que o general Ridauto seria um dos denominados “kids pretos” que integravam cargos de alto escalão no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os “kids pretos” — ou “forças especiais” (FE) — seriam militares da ativa ou da reserva do Exército, especialistas em operações especiais. Eles são formados no Comando de Operações Especiais em Goiânia, em Goiás, ou na 3ª Companhia de Forças Especiais, em Manaus, no Amazonas.

Eles são treinados para a participação em missões com alto grau de risco e sigilo, como em operações de guerra irregular — terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência, insurgência —, sendo preparados para situações que envolvam sabotagem, operações de inteligência, planejamento de fugas e evasões.

Investigação

Dois homens morrem após confronto com PMs durante operação policial em Salvador; Bahia registrou ao menos 63 mortes durante confrontos com a polícia neste mês setembro

Material apreendido com os suspeitos — Foto: Divulgação/50ª CIPM

Dois homens foram mortos a tiros na madrugada desta sexta-feira (29), no bairro de Nova Brasília, em Salvador, nesta sexta-feira (29). Segundo a Polícia Militar, eles foram baleados em confronto com as forças de segurança durante a "Operação Alvorada".

Segundo a Polícia Militar, equipes da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Sete de Abril) faziam a operação, por volta das 4h45, quando trocaram tiros com mais de 15 homens armados.

Após o confronto, os policiais fizeram uma ronda no local e encontraram os dois homens, que não tiveram as identidades reveladas, feridos. Eles foram levados para o Hospital Eládio Lassére, no bairro de Águas Claras, mas morreram.

Com a dupla, foram apreendidos um revólver calibre 38 com quatro munições deflagradas e uma intacta, uma pistola 9mm e uma mochila com porções de cocaína, maconha e uma balança de precisão.

O material foi apresentado na delegacia que atende à região, onde o confronto foi registrado.

Onda de violência na Bahia

A Bahia registrou ao menos 63 mortes durante confrontos com a polícia neste mês setembro – 60 delas de suspeitos de envolvimentos com crimes, uma de um policial federal, o agente Lucas Caribé, e dois policiais militares.

A maioria das mortes ocorreram durante operações policiais nos bairros periféricos da capital baiana Veja, abaixo, a cronologia:

6 de setembro: sete homens mortos em uma operação policial em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.

6 de setembro: o último foragido suspeito de matar 10 pessoas em uma chacina em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi morto em troca de tiros em Dias D'Ávila, também na RMS.

3 a 7 de setembro: 11 suspeitos de integrar facções criminosas foram mortos em troca de tiros com a polícia Militar nos bairros de Alto das Pombas e Calabar, que são vizinhos. Durante os dias de operações, mais de 15 moradores dos bairros foram feitos reféns por suspeitos.

10 de setembro: 2 pessoas foram mortas no Engenho Velho da Federação, bairro que fica próximo ao Alto das Pombas e Calabar.

15 de setembro: 4 suspeitos e um policial federal foram mortos no bairro de Valéria, durante uma operação da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Federal.

16 a 21 de setembro: 10 suspeitos de envolvimento na ação que resultou na morte do policial federal foram mortos em Salvador e cidades da região metropolitana.

22 de setembro: 5 suspeitos de integrarem facções criminosas foram mortos em Águas Claras, bairro de Salvador, e 1 foi morto em Feira de Santana, cidade a 100 km da capital baiana.

23 de setembro: 5 suspeitos mortos após dois confrontos com policiais militares na cidade de Crisópolis, a cerca de 212 km de Salvador.

26 de setembro: 5 suspeitos mortos e dois feridos após troca de tiros com policiais militares em Acajutiba, a 185 km da capital baiana.

27 de setembro: dois homens morreram após confrontos com policiais civis na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

27 de setembro: dois homens morreram em confronto com policiais na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia.

27 de setembro: dois policiais militares e dois homens morreram após dois confrontos no bairro do IAPI, em Salvador.

28 de setembro: dois homens morreram em confronto com policiais militares na cidade de Ibirataia, no sul da Bahia.

29 de setembro: dois homens morreram após confronto com policiais militares durante uma operação no bairro de Nova Brasília, em Salvador.

Fuzis apreendidos e atuação de facções


Apreensão de fuzis dobrou entre 2022 e 2023 — Foto: SSP-BA

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que a guerra entre facções é a principal causa da violência no estado.

O advogado Luiz Henrique Requião, especialista em ciências criminais e presidente do Tribunal do Júri baiano da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM/BA), afirma que as facções criminosas em Salvador e em cidades do interior da Bahia sempre existiram, mas passaram a ganhar força e se enfrentar após se juntarem com grandes grupos criminosos de fora do estado.

Apesar da escalada da violência no estado, o número de fuzis apreendidos até setembro deste ano mais que dobrou em relação a 2022. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), até segunda-feira (25), 48 armas deste tipo foram apreendidas. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram apreendidos 22 fuzis.

Apesar do número alto de mortes em setembro, a realidade da insegurança não é novidade na Bahia. Em 2022, o estado liderou o ranking de mortes violentas no país, com quase 7 mil assassinatos, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número representa 50 casos a cada 100 mil habitantes.

Ainda segundo o Fórum, 1.464 dessas mortes aconteceram em confrontos policiais – uma média de 122 por mês. O estado da Bahia também foi o que mais matou pessoas em intervenções policiais no ano passado, seja de agentes em serviço ou fora dele. Esse número saltou de 1.335 em 2021, para 1.464 mortes em 2022. O órgão não dispõe de dados referentes ao ano de 2023.

Embora não tenha detalhado números, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou, em nota que, de janeiro a agosto deste ano, as intervenções policiais com resultado morte apresentaram redução de 4,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Por g1 BA

Batida entre carro e caminhonete deixa 3 pessoas mortas e 4 feridas em estrada da Bahia; uma das vítimas tem 6 anos

 

Batida entre carro e caminhonete deixa 3 pessoas mortas e 4 feridas em rodovia da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste

Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas após uma batida entre um carro e uma caminhonete no início da manhã desta sexta-feira (29). O acidente ocorreu na BR-020, a cerca de 20 km de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

  • Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão foi registrada por volta das 5h30. Por causa do impacto, os veículos ficaram destruídos e o motor de um deles foi arremessado a cerca de cinco metros de distância do local do choque.

De acordo com a PRF, as pessoas que morreram foram o motorista da caminhonete e duas pessoas que estavam no carro: um adulto de 47 anos e uma criança de 6. No momento do ocorrido, quatro pessoas estavam na caminhonete e três no carro. Os nomes não foram divulgados.

Três das quatro pessoas feridas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães e um homem, que aparentava estar em quadro mais grave, para o Hospital do Oeste, que fica em Barreiras, município vizinho. O estado de saúde deles não foi informado.

Informações iniciais apontam que os ocupantes do veículo de passeio passavam férias em Luís Eduardo Magalhães e retornavam para São Paulo, quando sofreram o acidente. Ainda não se sabe o que provocou a colisão.

Batida entre carro e caminhonete deixa 3 pessoas mortas e 4 feridas em rodovia da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste

Por g1 BA e TV Oeste

Técnica de enfermagem de 22 anos é morta a tiros pelo cunhado ao tentar defender irmã, no interior do Ceará



Uma técnica de enfermagem foi morta a tiros durante uma discussão com o ex-cunhado na localidade de Jatobá, zona rural da cidade de Varjota, no interior do Ceará, na noite desta quinta-feira (28). Dulce Maria Araújo de Sousa, de 22 anos, foi baleada quando tentava defender a irmã, que havia rompido relações com Pedro Ivo de Lima Neto, suspeito do crime.

Conforme o relatório de ocorrência da Polícia Militar, ao qual o g1 teve acesso, os agentes foram comunicados sobre o crime por volta das 21h50. Quando os policiais chegaram ao endereço, testemunhas relataram que o ex-marido da irmã da vítima tentou entrar na casa da família.

Audiência pública termina em pancadaria e confusão entre vereadores e deputados em Câmara de São Paulo (veja o vídeo)

Montagem - audiência pública termina em pancadaria e confusão na Câmara dos Vereadores de Taboão da Serra, na Grande SP — Foto: Montagem/g1

Uma audiência pública na Câmara dos vereadores de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, terminou em pancadaria e confusão generalizada na noite desta quinta-feira (28).

A briga começou ainda dentro do plenário e seguiu até a parte de fora da Casa. Guardas municipais foram acionados e não conseguiram conter a confusão. Centenas de pessoas participavam da audiência

vídeo

Desemprego cai a 7,8% no trimestre, menor taxa desde 2015, diz IBGE


A taxa de desemprego no Brasil foi de 7,8% no trimestre móvel terminado em agosto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, entre março e maio, o período traz redução de 0,5 ponto percentual (8,3%) na taxa de desocupação. No mesmo trimestre de 2022, a taxa era de 8,9%. A taxa trimestral é a menor desde fevereiro de 2015, quando chegou a 7,5%.

Com os resultados deste trimestre, o número absoluto de desocupados teve baixa de 5,9% contra o trimestre anterior, chegando a 8,4 milhões de pessoas. O país chegou ao menor contingente de desocupados em números absolutos desde o trimestre móvel encerrado em junho de 2015, com 8,5 milhões de desocupados.

Em relação ao trimestre anterior, são 528 mil pessoas a menos no contingente de desocupados. Comparado ao mesmo período de 2022, o recuo é de 13,2%, ou 1,3 milhão de trabalhadores.
de acordo com o IBGE, a redução da taxa de desemprego está novamente ligada ao aumento do número de pessoas ocupadas. No trimestre, houve crescimento de 1,3% na população ocupada, que chegou a 99,7 milhões de pessoas. No ano, o aumento foi de 0,6%, com mais 641 mil pessoas ocupadas.
Vários grupamentos de atividade econômica demostram crescimento da absorção de trabalhadores. Temos a volta de um comportamento mais caraterístico de mercado de trabalho pré-pandemia.
— Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE.

PF faz buscas contra ex-integrante das Forças Especiais do Exército por participação nos ataques de 8 de janeiro

General Ridauto Lúcio Fernandes — Foto: Exército Brasileiro/Reprodução

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (29), um mandado de busca e apreensão em Brasilia contra o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, acusado de participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. A ação ocorre no âmbito da 18ª fase da Operação Lesa Pátria (veja detalhes abaixo).

O Supremo Tribunal Federal (STF) também determinou o bloqueio de ativos e valores do investigado. Para a investigação, o general é considerado executor e possivelmente um dos idealizadores dos atos golpistas.

Durante a ação, os agentes apreenderam armas do general. O g1 tenta contato com o militar.

O general Ridauto Lúcio Fernandes é ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde. Ligado ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Foi nomeado para o cargo em julho de 2021 e exonerado no dia 31 de dezembro, último dia do governo de Jair Bolsonaro.

Investigação

Petrolândia: Começa hoje e vai até domingo (1º de outubro) promoções de fraldas na DHFARMA; confira preço e aproveite

 



PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ DOMINGO (1º/10/2023)

A DHFARMA, localizada na Avenida dos Tês Poderes, centro de Petrolândia, informa aos clientes promoção de fraldas; confira marca e preço, no cartaz acima.

A oferta é válida até o próximo domingo, 1º de outubro de 2023.  APROVEITE!

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 29 de setembro de 2023

 














Confira abaixo demais manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 29 de setembro de 2023