Pátio de eventos totalmente ocupado pelo parque (Fotos: Assis Ramalho)
Atração obrigatória das festas do padroeiro em Petrolândia, sertão de Pernambuco, o parque de diversões já foi instalado no centro da cidade, novamente no Pátio de Eventos, em frente à Igreja Matriz. Desta vez os equipamentos ocupam mais espaços do que em 2022, o que gerou críticas de alguns moradores.
Os variados brinquedos que compõem o parque de diversões estão instalados no Pátio de Eventos, alguns chegando às imediações da Praça da Matriz. As crianças - e adultos - vão ter muito mais opções de brinquedos este ano. Por outro lado, com equipamentos espalhados por todos os lados, diferentemente do ano passado, há quem reclame que o parque retirou o espaço para mesas das barracas de bebidas e alimentos, que também costumam ser instaladas no local.
A transferência do parque para o pátio de eventos foi uma providência tomada pela Prefeitura de Petrolândia em 2022 para liberar a Avenida dos Três Poderes, nas imediações do mercado público. Durante muitos anos, a via ficava em situação caótica, inclusive em termos de limpeza e higiene, durante a estada do parque naquele local.
O parque de diversões, com muitas cores e luzes, dá um grande colorido ao espaço em frente à Praça da Matriz, palco das celebrações religiosas e quermesse, e transforma em praça da alegria o Pátio de Eventos, onde poucos eventos costumam ser realizados. Além disso, o parque ainda desvia um pouco a atenção para o estado precário, de abandono e vandalismo, em que se encontra a Praça da Matriz, onde o padroeiro é, de fato, celebrado.
Construída como marco zero da nova cidade de Petrolândia, a praça está com as luminárias quebradas, lixeiras destruídas, ponte deteriorada, lago artificial seco e uma imensa cobertura de pichações. Às escuras à noite e parada de ônibus escolares durante o dia, a Praça da Matriz é alvo de todo tipo de "pintura", das quais nem mesmo a grande cruz em frente à Igreja Matriz foi poupada. Sinal de que é tempo de repensar o currículo escolar e incluir o estudo do Patrimônio Histórico e Cultural desde os primeiros anos da educação.
Abaixo, foto do parque de diversões em 2022.
Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR
Redação do Blog de Assis Ramalho