terça-feira, setembro 19, 2023

Petrolândia recebe turistas do Rio de Janeiro para conhecer as belezas da igreja semi-submersa e Ilha de Rarrá

Fotos: Assis Ramalho

A manhã da segunda-feira, 18 de setembro, estava nublada e chuvosa, mas esse detalhe não desanimou os turistas que chegaram, em ônibus, à Orla Fluvial de Petrolândia para conhecer as belezas do Lago de Itaparica. O roteiro do grupo incluiu o passeio de catamarã à Ilha de Rarrá, incluindo passagem nas ruínas da igreja semi-submersa, cartão postal da cidade.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia conversou com alguns dos integrantes da excursão. 


"Eu ainda não conhecia Petrolândia. Conheci Paulo Afonso (município a cerca de 50 km, na Bahia), anos atrás, cidade que é vizinha de vocês. Estamos com uma expectativa muito grande em conhecer os pontos turísticos de Petrolândia'', afirmou o guia de turismo Josseir, da agência Josseir Turismo, do Rio. 

''Estamos impressionados com as belezas da cidade. Quando a gente pensa no Nordeste, a gente pensa em seca e em miséria, e aqui só enxergamos belezas'', ponderou Odete.

''É um povo maravilhoso! Sou apaixonada pelo povo do Nordeste'', declarou Luciana.

''A gente tem que bater palma para esse Brasil. Passamos pelo Recife, conhecemos o Trem do Forró, e agora estamos aqui, conhecendo essas maravilhas. Temos que dar valor ao que é nosso. Muita gente fica viajando para o exterior, Europa, Paris, mas, quanto mais a gente viaja por esse Brasil, mais a gente vê coisas maravilhosas'', disse a turista Ilse. 

''Sou de Niterói. Lá existe o projeto Niemeyer, existe museu, cinema, também tem muitas coisas bonitas, mas aqui também encontramos essas belezas'', disse Fátima Diôgo.

O passeio a Petrolândia e Ilha de Rarrá foi realizado através da Maria Bonita Turismo e Receptivo, agência de turismo de Paulo Afonso-BA. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Marcos Braz, vice de futebol do Flamengo, briga com torcedor em shopping


Foto: Reprodução / Redes sociais
Marcos Braz durante a confusão


O vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, brigou com um torcedor dentro de um shopping no Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira.


O dirigente estava com sua filha, que amanhã completa 15 anos, dentro de uma loja quando foi abordado por três torcedores, que se identificaram como integrantes de uma organizada. Eles criticaram o vice de futebol e pediram a saída do técnico Jorge Sampaoli e de Gabigol.

Foto: Reprodução/FlaTV

Segundo Braz, ele foi xingado. Na sequência, o vice de futebol do Flamengo e seu segurança saíram atrás dos rubro-negros e deram início à confusão. Outros torcedores se juntaram no coro de críticas ao cartola.

Em vídeo publicado pelo jornalista Venê Casagrande, Marcos Braz aparece agredindo um torcedor no corredor do BarraShopping, localizado no bairro carioca da Barra da Tijuca.

A briga ocorreu por volta das 17h e assustou lojistas e clientes que passavam pelo shopping. O dirigente se refugiou dentro de uma loja depois da confusão. Além de vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz é vereador eleito do Rio de Janeiro.

Por Eric Faria e Fred Gomes — Rio de Janeiro - ge
Vídeo: Pilhado

Araripina recebe segunda edição do Festival Gastronômico com palestra-show e concurso do 'Melhor Petisco da Cidade'

Foto: PMA/Divulgação

A Prefeitura de Araripina, em parceria com o Sebrae, está se preparando para realizar a segunda edição do Festival Gastronômico de Araripina. O evento, que acontecerá de 21 a 23 de setembro, oferece uma série de atividades voltadas para empreendedores do setor de alimentos e bebidas da cidade. Durante todo o mês de agosto, foram oferecidos cursos e oficinas gratuitas como parte da programação.

A Cozinha Show do Instituto Cesar Santos será montada na Praça Dom Campelo de Aragão (também conhecida como Praça do Hospital) e promete atrair muitos entusiastas da gastronomia. Lá serão ministrados cursos e realizadas apresentações de pratos que levam ingredientes típicos da culinária de Araripina.

Segundo o prefeito Raimundo Pimentel, o festival já se tornou um evento fixo no calendário da cidade, impulsionando não apenas o desenvolvimento de habilidades em culinária e gestão, mas também promovendo um concurso para eleger o melhor petisco da cidade, uma competição que tem incentivado bares e restaurantes locais a criarem novos pratos.

MPPE se une a MP de Contas e CPRH para intensificar fiscalização da qualidade da água nas escolas públicas

Foto: MPPE

O acompanhamento da qualidade da água disponibilizada em escolas públicas, unidades de saúde e demais estabelecimentos com grande circulação de público em todo o Estado, realizado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) através do programa Água de Primeira, vai ser intensificado ao longo das próximas semanas.

O MPPE aderiu ao projeto Sede de Aprender, que foi desenvolvido pelo Ministério Público de Alagoas, para aumentar a fiscalização do abastecimento e da qualidade da água nas unidades de ensino públicas em Pernambuco. As primeiras três escolas foram visitadas na quinta-feira (14), nos bairros de Santo Aleixo e Curado V, em Jaboatão dos Guararapes.

Nessas inspeções, o MPPE, o Ministério Público de Contas (MPCO) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) deverão visitar 292 escolas municipais que, segundo o Censo Escolar de 2022, declararam não ter acesso a água potável.

"O MPPE, por meio do Água de Primeira, já vinha realizando essa análise da qualidade da água e do abastecimento em vários locais vulneráveis do Estado de Pernambuco. Atualmente, o MPPE resolveu aderir ao Sede de Aprender, fazendo o recorte específico com relação às escolas. E iniciamos, em algumas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes, a aplicar os questionários sobre o abastecimento de água e coletar amostras para análise laboratorial de vários parâmetros, que será conduzida pela CPRH", detalhou a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Educação do MPPE, Promotora de Justiça Isabela Bandeira.

CPRH apreende caminhão carregado de madeira nativa da floresta amazônica, em Serra Talhada

Foto: Divulgação CPRH

Equipe de fiscalização da Diretoria de Fiscalização Ambiental (DFA), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), apreendeu um caminhão com madeira nativa da floresta amazônica, no município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú. A carga saiu da cidade de Tucuruí, do estado do Pará, com destino ao município do Recife. O veículo foi retido, na quarta-feira, dia 13, no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Serra Talhada.

Durante a abordagem, os policiais verificaram irregularidades na documentação da carga e informaram à CPRH, que enviou equipe de fiscalização ao local. O caminhão transportava 46,65 metros de madeira nativa amazônica. Além da apreensão da madeira e do veículo, o condutor do veículo foi multado em R$ 13,9 mil por conduzir madeira nativa sem o Documento de Origem Florestal (DOF).

CPRH

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta quarta, quinta e sexta-fera, 20, 21 e 22/09/2023; Agende sua consulta

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta quarta, quinta e sexta-feira 20, 21 e 22 de setembro de 2023.

VEJA NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp)

Novo ensino médio não está funcionando, afirmam estudantes

Estudantes têm medo de ser prejudicados ao prestar o Enem (Foto: Arquivo Agência Brasil)

O novo ensino médio não está funcionando bem, na avaliação de três estudantes da rede pública que participaram da mesa Novo Ensino Médio: O Que Pensam Os Jovens, na tarde desta terça-feira (19) no 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, na cidade de São Paulo.

Maria Eduarda Gutérres Escobar, aluna do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, em Porto Alegre, Vitória Ribeiro, que faz o 2º ano na Escola Estadual Eudoro Villela, em São Paulo, e Maria Luiza da Silva Vasconcelos, aluna do 2° ano na Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Inácio, em Feira Nova, Pernambuco, avaliaram que a redução da carga horária de disciplinas básicas nesta etapa de ensino vai prejudicá-las quando forem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. “Vou ter que estudar por fora da escola para poder fazer o Enem”, disse Maria Eduarda.

Ao participar hoje do congresso, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as mudanças no Enem só devem passar a valer em 2025.

O currículo que entrou em vigor no ano passado reduz a obrigatoriedade de algumas disciplinas e cria itinerários que permitem que os alunos se aprofundem nos temas de interesse. Entre as opções, está a ênfase em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou no ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, depende da capacidade das redes de ensino e das escolas.

Volume 13 da Revista da História Municipal inclui artigo "A Hecatombe de Jatobá de Tacaratu", de Leonardo Ferraz Gominho

 Foto: Divulgação

A reunião mensal dos historiadores pernambucanos associados ao Centro de Estudos da História Municipal (CEHM) da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, ocorreu nesta segunda-feira, 18, com a publicação do Volume 13 da Revista da História Municipal – Divulgando a História Municipal. A edição ocorreu em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco – Cepe.

O evento contou com a presença do presidente da Condepe/Fidem, Jaime Prado, acompanhado pelo diretor de Gestão Administrativa e Financeira, Marcos Luís Lira, que se comprometeu em buscar a reativação do convênio com a Cepe para a editoração dos livros do CEHM/Condepe/Fidem, “teremos sempre um lugar reservado para a história municipal em nossa gestão”.

A reunião foi coordenada por Miguel Meira, ex-gerente do CEHM e agora aposentado, e contou com a presença de cerca de trinta pessoas entre eles o historiador responsável pela apresentação do livro, Igor Carvalho, e o escritor Yony Sampaio, presentes na mesa de abertura. Os historiadores presentes parabenizaram o apoio que vêm recebendo da Condepe/Fidem e o trabalho realizado em prol da preservação da memória dos municípios.

Onda de calor faz Rio de Janeiro se igualar ao Vale da Morte, local mais quente do mundo


Reprodução Canva

Na última semana do inverno, uma nova e intensa onda de calor tem sido responsável pelas altas temperaturas no Rio de Janeiro, que foi a capital mais quente e mais seca do país na segunda-feira, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros registraram o recorde da estação, 41 graus em Irajá, na Zona Norte. A cidade se aproximou, em temperatura, do verão no Vale da Morte, na Califórnia, nos Estados Unidos, considerado o local mais quente do mundo.

As temperaturas no Rio seguem elevadas nesta terça-feira, com mínima de 18 graus e máxima de 40 graus. Em comparação, a previsão para o Vale da Morte nesta tarde é também de 40 graus. Cercada pelo Deserto de Danakil, a cidade de Dallol, na Etiópia, é outra conhecida pelas altas temperaturas. O local chegou aos 43 graus nesta terça.

O Inmet prevê uma diminuição da temperatura no estado na quarta-feira e aponta a possibilidade de chuvas isoladas no dia seguinte. Ainda assim, os termômetros devem registrar temperaturas acima dos 30°C. O calor deve voltar com mais força na sexta-feira.

"São duas leis importantes", afirma Teresa Leitão sobre sanção de leis que protegem crianças e adolescentes e valorizam profissionais da educação

Foto: Mariana Leal

Duas leis relatadas no Senado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), e relacionadas com a educação, foram sancionadas e publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 19 de setembro.

“São duas leis importantes”, afirma a senadora. “Uma delas contribui para uma melhor formação dos profissionais da educação e do SUS, para atuar em situações de violência. Eles estão em contato direto com as crianças e adolescentes e podem identificar de forma mais rápida quando seus direitos são desrespeitados. A outra trata especificamente da valorização do profissional da educação, para que ele tenha melhores condições de exercer seu trabalho no dia a dia, com condições de saúde adequadas”, conclui Teresa.

A lei 14.679/2023 determina que a proteção aos direitos das crianças e adolescentes deve fazer parte da formação dos profissionais da educação e inclui, entre os princípios do Sistema Único de Saúde, a proteção dos direitos humanos e a identificação de maus tratos, negligência e violência sexual contra crianças e adolescentes.

Política de qualidade de vida para profissionais da educação vira lei

Objetivo é evitar doenças no ambiente de trabalho e melhorar o desempenho de professores e auxiliares (Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília)

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou na segunda-feira (18) a Lei 14.681/23, que cria a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação.

A lei norteará a elaboração de planos governamentais, que serão obrigatórios para o sistema público e optativos para as instituições privadas. Os documentos devem prever ações de atenção à saúde integral e de prevenção de doenças no ambiente educacional, além de estimular práticas que promovam o bem-estar no trabalho de maneira sustentável, humanizada e duradoura.

A norma nasceu do Projeto de Lei 1540/21, do ex-deputado Professor Israel Batista (DF) e outros, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021 e pelo Senado Federal em 2023.

Objetivos

Amputações de pés e pernas em decorrência do diabetes batem recorde

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais de 282 mil cirurgias de amputação de membros inferiores (pernas ou pés) foram realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) de janeiro de 2012 a maio de 2023. Apenas no ano passado, os registros alcançaram a marca de 31.190 procedimentos realizados, o que significa que, a cada dia, pelo menos 85 brasileiros tiveram pés ou pernas amputados na rede pública.

Os dados fazem parte de um levantamento produzido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), que alerta para o aumento desse tipo de procedimento em todo o país. De acordo com a entidade, há estados onde o volume de amputações aumentou mais do que 200% de 2012 para 2013.

“Os dados sugerem uma alta progressiva no número de amputações e desarticulações de membros inferiores no Brasil. O levantamento revela que os dados acumulados em 2023 projetam este ano como o pior da série histórica iniciada em 2012”, destacou a entidade.

Farmácia Central de Petrolândia, o mais completo correspondente bancário da cidade anuncia liberação de empréstimos consignados a pensionistas do LOAS/INSS

 

Sob administração do casal de empresários Cid e Márcia, a Farmácia Central, o mais completo correspondente bancário de Petrolândia, informa aos pensionistas do LOAS/INSS que o governo liberou a contratação de novos empréstimos consignados para esse público. Os interessados já podem procurar a Farmácia Central, localizada na Rua Aureliano de Menezes, ao lado do Mercado Público.

Confira abaixo os serviços oferecidos na Farmácia Central:

PAGAMENTOS (até R$ 2 mil):
*Contas de água, luz, telefone, internet.
*Boletos (até R$ 2 mil)
*INSS
*GPS
*DARF e FGTS com código de barra.
*Contribuição Sindical com código de barra.

SAQUES (até R$ 2 mil):
*Conta corrente, Conta poupança.
*Pensionistas do INSS que recebem no BB .

DEPÓSITO (até R$ 2 mil):
*Conta Corrente e Conta Poupança do BB.

CONSULTAS:
*Saldo Conta BB

RECARGAS:
*Telefones Pré Pagos.

*Empréstimo Consignado e Pensionista do BB.
*Empréstimo Consignado Pensionista do LOAS/INSS.

Polícia Federal descobre fraude milionária em agência do INSS de Penedo, AL

PF descobre fraude na previdência social em agência do INSS de Penedo — Foto: INSS/ Divulgação

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (19), três mandados de busca e apreensão, dois deles em Penedo (AL) e um em São Paulo. A operação é resultado de investigação que descobriu uma fraude milionária no INSS onde criminosos colhiam dados através do equipamento "chupa-cabra" para conseguir benefícios de forma ilegal, causando um prejuízo de R$ 2,640 milhões.

A fraude acontecia na concessão de benefícios previdenciários desde o final de 2022. O próprio INSS suspeitou que equipamentos conhecidos como "chupa-cabra" tinham sido instalados em terminais autoatendimento na Agência da Previdência Social na cidade de Penedo

Através desses equipamentos, os fraudadores tinham acesso aos sistemas corporativos e capturavam informações que circulam na rede da agência. Com essas informações, eles conseguiram realizar diversas fraudes em benefícios previdenciários, entre elas a reativação do pagamento de benefícios já cancelados ou extintos. Eles também conseguiam conceder novos benefícios.

Durante as investigações, a PF descobriu que um vigilante terceirizado facilitou o acesso de uma pessoa à agência e instalou o "chupa-cabra". A partir daí, os criminosos tiveram acesso às informações que precisavam para cometer as fraudes.

Onda de calor: saiba se Pernambuco será afetado por temperaturas extremas

Dia ensolarado - Foto: Pexels

A onda de calor que irá atingir o Brasil na última semana do inverno não deverá ser sentida em Pernambuco, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vale para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Para o Estado, há expectativa de baixa umidade no Sertão e no Agreste.

Meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes explica que a baixa umidade e temperaturas altas até pouco acima da média no Estado nos próximos dias se darão por conta da proximidade da chegada da primavera — a estação das flores terá início às 3h50 de sábado (23).

"A estação da primavera é a mais seca que a gente tem aqui no Estado. Todas as regiões apresentam redução de precipitação, aumento da temperatura e diminuição da umidade. É uma característica", detalha Zilurdes.

Causada por um bloqueio atmosférico que impede a chegada das frentes frias comuns para a época e áreas de baixa pressão térmica na Argentina, a onda de calor, que será intensa e persistente, deve fazer cidades passarem dos 40ºC. Em Cuiabá, nos próximos dias, a máxima pode alcançar até 43ºC. O pico do calor deve ser entre o final desta semana e o começo da próxima, já na primavera.

Julgamento do quarto réu do 8 de janeiro será em plenário virtual

Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o julgamento do quarto réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro será realizado pelo plenário virtual da Corte. A análise do caso foi incluída na pauta da sessão virtual que será realizada entre 26 de setembro e 2 de outubro.

Os ministros vão julgar Moacir José dos Santos, de Foz do Iguaçu (PR). No dia dos atos, ele foi preso pela Polícia Militar no Palácio do Planalto. Ele é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cinco crimes e responde ao processo em liberdade.

Pela modalidade virtual, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento é aberto com o voto do relator. Em seguida, os demais ministros passam a votar até o horário limite estabelecido pelo sistema. Antes do julgamento, os advogados incluem vídeos com a gravação da sustentação oral.

Petrolândia: Mercadinho Nova Cidade, sua opção de economia da Quadra 17, na Av. Auspício Valgueiro de Barros

 


Localizada na Av. Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 17, o Mercadinho Nova Cidade é opção de economia para quem procura bons preços e, ao mesmo tempo, encontrar tudo em um só lugar.

No Mercadinho Nova Cidade, o cliente encontra produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

Mercadinho Nova Cidade, a sua opção de economia, faz entrega na hora na compra a partir de R$ 300,00

Mercadinho Nova Cidade
Av. Auspício Valgueiro de Barros
Quadra 17 - Petrolândia (PE)
Contato: 9. 9107-2835

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (20/09/2023) a partir das 14h:00; marque já sua consulta

 


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62, informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 20 de setembro de 2023, a partir das 14h00.Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 08h;00.

Polícia apura emboscada a duas turistas de Pernambuco mortas em quarto de hotel em Maceió



A Polícia Civil de Alagoas investiga a morte de duas mulheres que moravam em Pernambuco e foram assassinadas com tiros na cabeça por homens dentro de um quarto de hotel em Maceió, no último sábado (16) pela manhã.

O que aconteceu

Ewellyn Hansen, 30, e Jéssica Cassandra Pereira da Silva, 19, são as vítimas. Elas chegaram a um hotel no centro da capital alagoana por volta das 5h do sábado. Cerca de duas horas depois, foram assassinadas com tiros na cabeça.

Família de bebê que mora em Águas Belas ganha na Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) direito de tratar criança a receber do SUS remédio mais caro do mundo; medicamento custa R$ 8,6 milhões

O remédio chega a custar R$ 8,6 milhões (Foto: Divulgação/Novartis)

A família de um bebê que mora em Águas Belas, no Agreste, ganhou na Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) o direito de tratar a criança de 1 ano e meio com Zolgensma, considerado o remédio mais caro do mundo.

Por determinação da JFPE, o medicamento que custa R$ 8,6 milhões deverá ser fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os laudos médicos mostram que o bebê é portador de Amiotrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 2 (G.12.1). Essa comprovação foi feita por meio de exame de DNA.

A decisção foi assinada pelo juiz titular da 23ª Vara Federal, Felipe Mota Pimentel, na quinta-feita (14).

A JFPE afirmou que a medida deve ser cumprida em até 15 dias, a contar da intimação.
Caso descumpra, o governo está sujeito a uma multa diária de R$ 10 mil. Também fica previsto o bloqueio de contas bancárias.

O Zolgensma foi incorporado à lista do SUS para tratar pacientes com AME tipo 1, sendo o Spinraza o medicamento indicado para o Tipo 2.

No processo, a família da criança informou à Justiça Federal que este último remédio “somente retarda os efeitos da doença, apenas para evitar a degradação do total de proteína que o corpo necessita, sendo método paliativo”.

No texto postado no site da Justiça Federal, o juiz justificou que analisou os laudos médicos que embasaram o pedido para o fornecimento do medicamento pelo SUS. Essa solicitação foi feita pela mãe do bebê, Marcela Carneiro de Farias,

O magistrado também solicitou como ferramenta de apoio o parecer do Núcleo de Assistência Técnica em Saúde (NATJUS), que emitiu conclusão desfavorável ao fornecimento do remédio.

Em resposta à falta de apoio do NATJUS, o juiz ressaltou que “não possui expertise em tais matérias, devendo se orientar - mas não se determinar pela opinião de especialistas. Isso é simplesmente uma questão de humildade epistêmica. E, dentre os especialistas, o mais adequado no presente caso é aquele que acompanha e conhece o paciente”.

O texto da decisão ainda ressalta que a norma superior do estado garante a universalidade e a integralidade do direito à saúde para todos e concede absoluta prioridade a esses direitos. “Portanto, defiro o pedido de tutela provisória, determinando que os entes demandados, solidariamente, forneçam o medicamento Zolgensma (onasemnogene abeparvovec), bem como todos os meios para sua aplicação, equipe médica, hospital e insumos, arcando, por conseguinte, com os custos necessários para viabilização da aplicação do fármaco”, conclui o magistrado Felipe Mota.

Por: Adelmo Lucena, do Diário de Pernambuco

Na ONU, Lula cobra ação de ricos contra fome e desigualdade

 

Lula na 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos(foto: Reprodução/YouTube)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (19), na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, que "o mundo está cada vez mais desigual".

Lula cobrou maior empenho dos "países ricos" em temas como a superação da fome e da desigualdade, a promoção da paz, a reversão das mudanças climáticas e a reforma de instituições como a própria ONU.

Ao tratar da guerra na Ucrânia e de outros conflitos pelo mundo, por exemplo, disse que o Conselho de Segurança da ONU (formado por Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Rússia) "vem perdendo progressivamente sua credibilidade".

Lula abriu seu discurso na assembleia, que durou pouco mais de 21 minutos, tratando da fome – e citou que 735 milhões de pessoas em todo o mundo vão dormir "sem saber se terão o que comer amanhã".

"Há 20 anos, ocupei esta tribuna pela primeira vez. Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade, reafirmando o que disse em 2003. Naquela época, o mundo ainda não havia se dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas, destrói nossas casas, nossas cidades, nossos países, mata e impõe perdas e sofrimentos a nossos irmãos, sobretudo os mais pobres. A fome, tema central da minha fala neste Parlamento Mundial 20 anos atrás, atinge hoje 735 milhões de seres humanos, que vão dormir esta noite sem saber se terão o que comer amanhã", declarou.

O tema da desigualdade foi a tônica do discurso – e Lula voltou a usar o termo ao citar assuntos como a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

"No Brasil, estamos comprometidos a implementar todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de maneira integrada e indivisível. Queremos alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira por meio de um 18º objetivo, que adotaremos voluntariamente", declarou, sob aplausos.

Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro país a discursar na fase de debates. Antes, falaram o secretário-geral da ONU, António Guterres; e o presidente da Assembleia Geral, o diplomata Dennis Francis, de Trinidad e Tobago.

Mais falas sobre desigualdade

O presidente brasileiro também citou programas de combate à desigualdade como o Brasil sem Fome e o Bolsa Família, e a lei aprovada este ano que obriga empresas a pagar salários iguais para homens e mulheres na mesma função.

E incluiu, ainda no tema de desigualdade, a pauta das mudanças climáticas – que vem sido defendida por Lula e pelo governo brasileiro nos fóruns internacionais desde janeiro, marcando posição em oposição ao governo Jair Bolsonaro (2019-2022).

"Agir contra a mudança do clima implica pensar no amanhã e enfrentar desigualdades históricas. Os países ricos cresceram baseados em um modelo com alta taxa de emissão de gases danosos ao clima. A emergência climática torna urgente uma correção de rumos e a implantação do que já foi acordado", disse.

"Os 10% mais ricos da população mundial são responsáveis por quase metade de todo o carbono lançado na atmosfera. Nós, países em desenvolvimento, não queremos repetir esse modelo", prosseguiu, novamente marcando uma distinção entre países ricos e o chamado "Sul Global".

Desigualdade deve 'inspirar indignação'

Já ao encerrar o discurso, Lula voltou ao tema da desigualdade. E disse que o assunto deve gerar a "indignação" dos líderes globais.

"A desigualdade precisa inspirar indignação. Indignação com a fome, a pobreza, a guerra, o desrespeito ao ser humano. Somente movidos pela força da indignação poderemos agir com vontade e determinação para vencer a desigualdade e transformar efetivamente o mundo a nosso redor", disse.

Lula também cobrou o papel da própria Organização das Nações Unidas (ONU) na superação das desigualdades globais. Com frequência, a entidade é criticada por não prever mecanismos eficientes para monitorar ou punir governos que reduzam a qualidade de vida das populações.

"A ONU precisa cumprir seu papel de construtora de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Mas só o fará se seus membros tiverem a coragem de proclamar sua indignação com a desigualdade e trabalhar incansavelmente para superá-la", declarou Lula ao encerrar o pronunciamento.

Por Guilherme Mazui, Mateus Rodrigues, Pedro Alves Neto, Gustavo Garcia, g1 — Brasília

Fabrizio Ferraz visita o IPA em busca de recursos para o interior do estado


O deputado estadual Fabrizio Ferraz esteve, nesta terça-feira (19), no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Durante a visita institucional ao presidente Joaquim Neto, o parlamentar ressaltou a importância de investimentos do Governo de Pernambuco no interior do estado.

Fabrizio também tratou sobre a aplicação das emendas parlamentares, recursos que contribuem para o fortalecimento da economia nos municípios pernambucanos e consequentemente o desenvolvimento do estado.

“Conversamos sobre projetos que contribuirão para o crescimento de Pernambuco ao estimular a geração de empregos, aumentando a renda dos pernambucanos. O interior do nosso estado necessita de investimentos específicos. Agradeço ao presidente Joaquim Neto, sempre solicito, pela atenção e pela compreensão”, disse o deputado.

Assessoria de Fabrízio Ferraz


Vila Real x Petrolândia e Top 10 x Arsenal são os duelos de hoje no Ginásio de Esportes pela Copa Sertão de Futsal

 


Penúltima rodada da primeira fase , e os times brigam pela classificação ! Vamos lá hoje neh ?!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Miltinho Couto


Prévia do PIB acelera em julho e avança 0,44%, segundo o Banco Central



A atividade econômica brasileira teve elevação em julho deste ano, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (19) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 0,44% em julho em relação ao mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período).

Em julho, o IBC-Br atingiu 150,94 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 0,66% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo em 3,12%.

Este foi o segundo mês seguido de alta no indicador, após retração em maio.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,25% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia – indústria, comércio e serviços e agropecuária –, além do volume de impostos.

Taxa básica

Novo Diretório do PT é eleito em Jatobá/PE



NOVO DIRETÓRIO DO PT É ELEITO EM JATOBÁ-PE

Nesse domingo, 17 de setembro de 2023, das 9 às 17h, filiados e filiadas do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Jatobá compareceram à Rua Ibimirim, 14, Centro, onde participaram da Plenária e também exerceram seu direito ao voto, elegendo a nova composição do Diretório Municipal do PT – Gestão 2023-2025.

Com uma longa história de luta, os filiados (as) do Partido dos Trabalhadores (PT) de Jatobá discutiram sobre diversas questões, entre elas: análise da conjuntura política, econômica e social do município; identificação dos principais problemas e desafios enfrentados pela população local; avaliação dos resultados das últimas eleições municipais; identificação das potencialidades e oportunidades; levantamento dos impactos positivos e negativos das últimas gestões municipais, estratégias para o fortalecimento do partido, inclusive sendo base forte ao governo Lula 3; e a organização de uma agenda de atividades a serem realizadas pelo novo diretório.

Na oportunidade, os participantes da plenária ainda se emocionaram ao rememorar os filiados pioneiros de 1981, inclusive sob aplausos para aqueles que já partiram, a exemplo de Eraldo José de Souza, popularmente conhecido como Eraldo do PT, grande líder sindical e político deste território, falecido em 2019.

Após às 17h com a apuração dos votos, a chapa Reconstrução foi democraticamente eleita e empossada, assumindo a presidência do Diretório o jovem militante Emanoel Carlos de Souza, atualmente um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jatobá e representante da juventude rural. Completam a chapa os veteranos sindicalistas: Paulo José, Odair Pedro, Jerônimo Barros (liderança indígena Pankararu); Maria de Lourdes da Silva, ex-dirigente do STR, Joyse Souza e Gilcimaura Santos.

Petrolândia: Farma21 conta com mix completo de medicamentos, perfumaria, genéricos, similares e preço acessíveis aos consumidores

  

Desde quando chegou à Petrolândia, a Farma21 carrega no seu DNA características que se alinham perfeitamente a sua missão: de estar pertinho dos clientes oferecendo sempre o melhor.

A Farma21 conta com um mix completo de perfumaria, medicamentos genéricos, similares e preço acessíveis aos consumidores.

A Farma21fica localizada na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, Quadra 09, no centro da cidade. Pois, trata-se de mais uma ótima opção de farmácia na cidade de Petrolândia-PE.

Contato (87) 9.9125-3821

O horário de funcionamento da Farma21 é diário (todos os dias) das 06:30 às 10:30