segunda-feira, agosto 28, 2023

Petrolândia e Floresta contam com a SYSTEM SAÚDE, um novo conceito em serviços de saúde

 



A System Saúde oferece acesso rápido a consultas e exames em uma ampla rede de conveniados com um preço que cabe no seu bolso!

Sem carência, sem limite de idade e sem limite de utilização, a system cuida de você e da sua família com respeito e sem burocracia.

Viva com saúde, invista em uma vida saudável.

Vem ser System Saúde!


A SYSTEM SAÚDE, em Petrolândia, fica anexo a Clínica MAIS SAÚDE localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia

Blog de Assis Ramalho
Informação: System Saúde

Câmara Municipal de Petrolândia realiza mais uma desempolgante sessão nesta segunda-feira (28)

Plenário da Casa Aureliano de Menezes (Foto: Lúcia Xavier)

Na manhã desta segunda-feira (28/08), a Câmara Municipal de Petrolândia realizou a segunda sessão ordinária do mês, com o marasmo habitual das reuniões da casa. Na leitura da pauta, apenas o cabeçalho dos documentos é lido, sem justificativas para homenagens e indicações, por exemplo, ao contrário do que ocorria em tempos melhores vividos pela Casa Aureliano de Menezes.

A abertura da sessão é surreal. Todos devem "ficar de pé" para ouvir a reprodução do hino da cidade, num suposto respeito ao símbolo oficial. Na verdade, os vereadores deveriam ouvir o Hino de Petrolândia de joelhos sobre a Lei Orgânica, diante da Bandeira de Petrolândia, chorando lágrimas de sangue sobre o Brasão, também símbolos oficiais, já quase esquecidos. E o hino recebe mais aplausos que alguns vereadores. Hoje, por exemplo, somente o hino foi aplaudido. 

O clima no plenário poderia ser solene, mas é fúnebre. A maioria dos vereadores permanece em silêncio do início ao fim da sessão, na tentativa de "enterrar logo o defunto" e ir fazer outra coisa. Alguns edis tanto se escondem tanto do microfone que, quando não falam, ninguém sente falta. Talvez devido à alegada "harmonia" reinante na Câmara de Vereadores, um pode pensar - e falar - por todos. No entanto, o escritor Nelson Rodrigues alertava, décadas atrás, que "toda unimidade é burra. Quem pensa com a unimidade, não precisa pensar".

Apenas dois ou três "representantes do povo" fazem revezamento na tribuna, quinzenalmente, para renovar as costumeiras críticas e/ou bajulações, e, apesar de muito ser falado sobre o papel "fiscalizador" dos vereadores, tudo parece artificial, bonito no discurso e distante na prática. Por exemplo, um dos projetos aprovados hoje determina a proibição de fogos de artíficio com estampidos de Petrolândia. É irônico saber que esse é o recurso mais usado em festas, arrastões de campanhas e entregas de obras e equipamentos, além de visitas de autoridades dentro do município. Esperamos que a lei "pegue", para o bem de enfermos, autistas e animais.

A recente reforma no prédio da Câmara, com a construção de mais um "puxadinho", também denota a cegueira corporativa dos vereadores. Não se viu em frente ou próximo à obra uma placa, sequer um papel A4 colado na parede com informações sobre valor, origem de recursos, construtora e licitação ou dispensa dela, nem o nome do engenheiro responsável pelo projeto. O que se viu foi uma longa extensão puxando energia de fora da Câmara para os equipamentos cuja fiação ficava suspensa, com pregos batidos em uma Palmeira Imperial. 

É remoto o tempo em que as sessões da Câmara tinham oposição e situação digladiando-se verbalmente, em duelos entuasiasmados e, muitas vezes, bem-humorados e cômicos. Só se conforma com o silêncio sepulcral dos atuais vereadores quem não viu o oposicionista Jorge Viana dizer ao colega Juarez Patriota que o então vereador governista "defendia o indefensável". Mais distante ainda estão as sessões entremeadas por exclamações do finado Joãozinho, dando apoio a seus representantes. 

Fazem falta, ainda, os discursos inflamados, mas respeitosos, do ex-vereador Rogério Novaes (atual vice-prefeito), os discursos ponderados e plenos de propriedade do ex-vereador Carlinhos do Banco do Brasil. Hoje, até quem não discursava tão bem durante seus mandatos, como os ex-vereadores Zé Pezão e Eudes Fonseca, foram grandes oradores se comparados à maioria dos atuais ocupantes das cadeiras do Legislativo. 

Lúcia Xavier, do Blog de Assis Ramalho

Prefeituras de Pernambuco, inclusive a de Petrolândia, colocam faixa preta em suas fachadas em protesto contra queda de receitas

 

Prefeitura de Petrolândia também colocou faixa em protesto contra queda nas receitas municipais, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS.
Fotos: Assis Ramalho


Prefeituras pernambucanas, inclusive a de Petrolândia,  colocaram faixas pretas em protesto pela queda nas receitas municipais, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS. “Chega de queda de receitas e aumento das despesas” e “Recomposição de perdas do ICMS é urgente” são algumas das frases que estampam os materiais. Flores (Sertão do Pajeú) e Paudalho (Mata Norte) estão entre as prefeituras que estenderam a faixa preta. A campanha é realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Outra reivindicação expressa nas faixas é a “Aprovação do 1,5% do FPM já”, um dos principais pleitos dos prefeitos e prefeitas do Estado para recompor as receitas perdidas em julho e agosto. Ainda neste mês, a Amupe vai promover uma campanha de rádio e TV para conscientizar a população sobre os riscos que os serviços públicos enfrentam com o atual cenário financeiro das cidades.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda de 23,54% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em agosto, os municípios também amargam represamento das emendas parlamentares e atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo. As informações são da Amupe. 


Petrolândia/PE: Aproveite as promoções da Loja PARÁPISOS: "Sua casa é nossa estrela", localizada no Bairro Nova Esperança, ao lado da BR-316.

 Loja PARÁPISOS, localizada no Bairro Nova Esperança, ao lado da BR-316. - Fotos: Assis Ramalho




Recentemente foi inaugurado o mais novo empreendimento comercial de Petrolândia, a loja PARÁPISOS, localizada no Bairro Nova Esperança, ao lado da BR-316.

Na PARÁPISOS o cliente encontra o melhor em material de acabamento para sua construção ou reforma, trabalha com pisos e revestimentos cerâmicos, porcelanatos, argamassa, rejunte, louças sanitárias, pias em granito, churrasqueiras e muito mais. Além do melhor atendimento consultivo e especializado da cidade.

Faça uma visita e viverá a sua melhor experiência em compra.

Horário de funcionamento é de 8 as 18h de segunda a sexta e aos sábados das 8 as 13h.

Na PARÁPISOS, sua casa é nossa estrela.

PARÁPISOS
Organização: Frankin, e esposa Aline

Recomendação Conjuta do TCE-PE e MPC traz novas orientações sobre Conselhos Municipais do Idoso


Os prefeitos dos 184 municípios pernambucanos deverão adotar, a partir de agora, uma série de providências para estruturar os Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), e seus respectivos fundos.

As medidas fazem parte da Recomendação Conjunta TCE-PE/MPC (01/2023) assinada no último dia 10 de agosto pelo presidente Ranilson Ramos e pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa. O documento, publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (18), substitui a Recomendação Conjunta anterior 02/2022.

Os Conselhos são formados por representantes da sociedade civil eleitos para propor, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à pessoa idosa nos municípios. O processo eletivo deverá ser conduzido pela prefeitura até a última semana de outubro deste ano, atendendo às disposições da Lei Estadual nº 15.446/2014. A instalação dos CDPIs é prevista pela Política Nacional do Idoso, que estabelece os direitos sociais do idoso, e pelo Estatuto da Pessoa Idosa, que assegura, entre outros, gratuidade de medicamentos e transporte público.

Final da Copa do Brasil: São Paulo decide em casa contra o Flamengo

Sorteio da final da Copa do Brasil 2023 — Foto: Vinicius Rodeio

A CBF sorteou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, a ordem dos mandos de campo das finais da Copa do Brasil, entre Flamengo e São Paulo. O time paulista vai decidir em casa, no Morumbi. Os jogos acontecerão nos dias 17 e 24 de setembro.

O campeão leva R$ 70 milhões, enquanto o vice fica com R$ 30 milhões.

- É o título que falta para o clube. Desafio grande. Caminhada foi terrível até aqui, então estamos preparados para tudo - disse o lateral-direito Rafinha, do São Paulo.

- Escolher se decide fora ou em casa é circunstancial. Sabemos que teremos dois jogos, teremos que tentar ganhar os dois para sermos campeões. A dificuldade não vai ser onde jogar, a dificuldade vai ser o São Paulo - disse Sampaoli, técnico do Flamengo.

Veja as datas das finais da Copa do Brasil

17/09 - Maracanã, Rio de Janeiro
24/09 - Morumbi, São Paulo

O sorteio contou com a presença dos treinadores Jorge Sampaoli (Flamengo) e Dorival Júnior (São Paulo). Compareceram ainda dois jogadores de cada lado: os rubro-negros Filipe Luis e Everton Ribeiro e os tricolores Calleri e Rafinha.

Nesta edição, os dois rivais entraram só na terceira fase do torneio, assim como os outros times que disputaram a Copa Conmebol Libertadores. O Flamengo passou pelo Maringá, Fluminense, Athletico-PR e Grêmio. Já o São Paulo eliminou Ituano, Sport, Palmeiras e Corinthians.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Ministro Nunes Marques libera para julgamento primeiras ações do 8 de janeiro

Grupos de bolsonaristas radicais invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro Foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou hoje (28) para julgamento as primeiras seis ações penais relacionais aos ataques de 8 de janeiro, quando as sedes do Três Poderes, em Brasília, foram invadida e amplamente depredadas.

Marques é revisor das ações penais relacionadas ao episódio. Nessa condição, ele realiza uma análise formal dos processos antes que possam ser julgados. Isto é, ele analisa se todos os procedimentos legais foram conduzidos adequadamente. O relator das ações é o ministro Alexandre de Moraes, a quem cabe conduzir o andamento.

Após a liberação por relator e revisor, cabe à presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, marcar a data de julgamento pelo plenário. Ao todo, 1395 pessoas se tornaram rés por envolvimento com os atos golpistas de 8 de janeiro.

Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas em acidente na BR-232, em Gravatá/PE

Acidente ocorreu na BR-232 em Gravatá — Foto: Divulgação/PRF

Um acidente registrado na noite do último sábado (26) na BR-232, em Gravatá, no Agreste, deixou uma pessoa morta e outras três feridas. A colisão foi registrada entre dois veículos, um Gol e um Renegade, no quilômetro 85 da rodovia por volta das 21h45.

A vítima fatal foi uma mulher, passageira do veículo Gol, que não teve a identidade divulgada. Ela não resistiu aos ferimentos após a colisão e morreu no local do acidente.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi uma colisão traseira entre o Renegade e o Gol. Os feridos foram levados à UPA de Gravatá, onde receberam atendimento médico.

"O motorista do Renegade saiu do local antes da chegada da viatura. Além da PRF, o IC esteve no local. A Polícia Civil vai investigar o caso", disse a PRF em nota.

Por g1 Caruaru

PRODETER – Banco do Nordeste e Crediamigo participaram do Rolê Empreendedor do Sebrae-PE no município de Jatobá - PE.


O Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, e equipe do Programa Crediamigo do BNB, participaram na última quarta-feira (23/08), do ciclo de palestras do Rolê Empreendedor, evento patrocinado pelo Sebrae-PE, e apoio da Prefeitura Municipal de Jatobá, através da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Relações Socioculturais, Escola EREMI e Sala do Empreendedor, que foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio - EREMI no município de Jatobá – PE, no Sertão de Itaparica Pernambuco.

No evento o público foi ao delírio com a trupe do rolê que deu um show de muita música, empreendedorismo e muita interação com os jovens estudantes, com uma abordagem lúdica, dinâmica e interativa, onde os palestrantes Roberto Montanha, Dani Amaral e a participação especial do mágico e palhaço Crispim, emocionaram a todos os presentes, com o tema Empreender Vale a Pena.

O Rolê Empreendedor tem uma metodologia e um formato exclusivo, conduzidos pelos palestrantes, que busca promover a interação e participação dos jovens nos temas abordados, como superação, comportamento, antifragilidade, visão de futuro, motivação e inovação. Os jovens são convidados a interagir e participar não só como ouvintes, mas como atores do conteúdo da palestra.

“Foi uma experiencia única, uma nova abordagem na linguagem dos jovens sobre os conceitos de empreendedorismo e a importância de ter atitudes para conquistar seus sonhos e objetivos”. Concluiu, Adelmo Azevedo.

Ônibus da cantora pernambucana Maria Clara tomba em rodovia alagoana


Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ônibus que transportava a cantora pernambucana Maria Clara e sua equipe tombou na manhã deste domingo (27), na Serra das Pias, região serrana do município de Palmeira dos Índios, em Alagoas. O acidente ocorreu na AL-115 (principal via que liga os estados de Pernambuco e Alagoas), quando a artista seguia de Campina Grande, na Paraíba (onde fez show no sábado, 26), para a cidade alagoana de Minador do Negrão, local que a cantora se apresentaria neste domingo.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do JC, o ônibus que transportava 22 pessoas teria apresentado falha no freio e acabou tombando na pista. Apesar do susto, ninguém morreu e algumas pessoas tiveram apenas ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o SAMU chegaram ao local para realizar os primeiros socorros e garantir a segurança da via.

Através de sua conta oficial no Instagram, onde tem mais de 1 milhão de seguidores, Maria Clara postou um stories agradecendo a Deus pelo livramento. "Hoje tem colocou a mão na minha vida e na de toda minha equipe. Sofremos um acidente, mas todo mundo está bem fisicamente. Todos estamos abalados e assustados, pois o susto e a sensação foi muito ruim. Só agradecer a Deus pela vida de cada um, o resto se resolve. Agradecer a Sorriso, nosso motorista, que foi um herói e evitou que o pior acontecesse", escreveu a cantora.

Mesmo depois do susto, a equipe de Maria Clara procurou a cantora e se colocaram à disposição para cumprir a agenda neste domingo (27), já que todos estavam bem. Em comum acordo, todos decidiram seguir viagem rumo ao município de Minador do Negrão e manter a apresentação.

Maria Clara é Chaves Dias é natural de Ferreiros, na Zona da Mata de Pernambuco, e se destaca por ser uma das vozes que do “Feminejo” no Nordeste. O seu repertório mescla canções autorais, versões de hits e parcerias com nomes conhecidos a exemplo do Gabriel Diniz, Jonas Esticado, Avine Vinny e Aldair Playboy. Ela também gravou a música 'Mulher Feia' com Priscila Senna.

Por JC Online