Fábio e Zezé, Lampião e Maria Bonita de Piranhas-AL, ao lado do empresário Daniel da Paulinelly (Fotos: Lúcia Xavier/BlogAR)
Durante o passeio (ida, estada e volta), a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia conversou com alguns dos participantes do Famtour, entre convidados e organizadores, a começar pelo empresário Daniel.
Daniel da Paulinelly é proprietário do Magazine Paulinelly, empreendimento com matriz há 30 anos em Petrolândia. Em 2012 foi inaugurada a Paulinelly Construções. Em 2019, debutou no trade turístico com os Chalés Paulinelly, a poucos minutos do centro da cidade, onde investiu em ponto de embarque para catamarãs, chalés e churrascaria. Por volta de 2020, iniciou maciços investimentos na Praia do Sobrado, ponto de grande potencial turístico, a cerca de 40km da área urbana, onde ainda não havia uma estrutura para dar suporte aos visitantes. O empresário também investiu em um ônibus para facilitar o transporte dos frequentadores da Praia do Sobrado. Em julho deste ano, inaugurou o Catamarã Sobrado I, embarcação de dois pisos, com capacidade para 150 pessoas, projetada para ser veloz e segura. A ocasião foi marcada pelo 1º famtour, direcionado ao trade turístico de Petrolândia, influenciadores e representantes do município. Vídeo abaixo. O trecho inicial do vídeo foi cortado acidentalmente.
Próximo do momento do desembarque, nossa reportagem pediu ao empresário uma avaliação do 2º Famtour Praia do Sobrado. "Foi muito importante mostrar esse passeio para as agências de turismo de Piranhas, para os guias, para a gente começar o trabalho com eles. Foi ótimo, muito bom. Se Deus quiser, vai dar tudo certo!", declarou o Daniel.
.
O petrolandense Fernando Cruz, assessor de imprensa e marketing, representante da revista Turismo na Serra também conversou com nossa reportagem. Formado em Administração, Fernando falou sobre seu amor pelo turismo e sobre seu trabalho de divulgação dos destinos turísticos de Petrolândia e de Pernambuco. Confira.
Enquanto o catamarã levantava âncora para retornar à orla fluvial de Petrolândia, às 15h, conversamos com o extrovertido empreendedor Sérgio Amaral. Natural do Recife, ele hoje habita os cânions do Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, onde explora a atividade de canoagem de travessia, com aluguel de equipamentos e passeios. Sérgio é também músico. Já foi professor de música e de violão clássico, mas hoje se dedica ao amor pelo Velho Chico, à canoagem e à fotografia, especialmente na observação de aves. À nossa reportagem, Sérgio compartilhou sua intenção de realizar um projeto social de canoagem de Petrolândia, destinado a menores em situação de vulnerabilidade.
Apesar da intensa trepidação do catamarã e do vento forte, continuamos nossas entrevistas a bordo. Entrevistamos o mineiro Bruno, ex-gerente de resourt que investiu em um empreendimento na cidade de Piranhas-AL, há mais de ano. Instalada em um prédio centenário, a romântica Pousada Maria Bonita, segundo ele, oferece a mais bela vista de Piranhas. Bruno brinca que foi o segundo mineiro a se instalar na cidade histórica alagoana. O primeiro teria sido o ilustre e saudoso morador Altemar Dutra, cantor falecido aos 43 anos, em 1983.
Quase no desembarque, ainda conversamos com Valdivino, apaixonado por música que fez várias participações ao microfone na animação musical do passeio. Diretor de Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo de Piranhas, Valdivino é guia turístico, assim como Fábio, diretor de Cultura, outra presença marcante no famtour. Á nossa reportagem, Valdivino falou da oportunidade de unir os roteiros turísticos de Petrolândia e Piranhas, além de deixar o convite para o 2º Festival Gastronômico de Piranhas, que acontece nos dias 26 e 27 deste mês.
Resumo do 2º Famtour Praia do Sobrado, com Trade Turístico de Piranhas-AL
Anfitrião do famtour na embarcação de sua propriedade, Damião Teixeira, conhecido como Daniel da Paulinelly, acompanhou os convidados, oriundos do trade turístico de Piranhas, em Alagoas, mas também contando com participantes da sergipana Canindé de São Francisco, além da própria cidade de Petrolândia e Custódia, em Pernambuco. A distância rodoviária entre Piranhas e Petrolândia é percorrida em, aproximadamente, 1h30min. A relativa proximidade motivou a articulação, feita pelo empresário da Praia do Sobrado, para vender passeios à Praia do Sobrado na cidade histórica alagoana, onde o turismo alavanca a economia do município. Assim, o famtour foi programado para apresentar a Praia do Sobrado à "degustação" de guias e empresários piranhenses.
Animado pela cantora Íris de Luxo e participações especiais, em apresentação ao vivo, o trajeto entre o ponto de embarque no catamarã, na Orla Fluvial, zona urbana de Petrolândia, até o destino final durou pouco mais de duas horas, com uma rápida parada para contemplação da "igreja semi-submersa no lago de Itaparica". Depois de fotos, vídeos e apresentação cultural do jovem Selton com sua sanfona, o barco seguiu o roteiro permeado de belas paisagens, dentro e fora do lago.
Ainda no catamarã, próximo do desembarque, foi possível deslumbrar-se com a beleza da Praia do Sobrado, cujo encanto é potencializado quando o observador está no lago. Depois do almoço, houve reunião da equipe do empreendimento com os convidados e apresentação das instalações. Em seguida, foi liberado o desfrute de inesquecíveis momentos de lazer e descobertas no ponto turístico. O catamarã deixou a Praia do Sobrado poucos minutos após as 15h, aportando em Petrolândia, sob um belíssimo pôr do sol. Os participantes foram unânimes nos elogios ao destino turístico apresentado, à visão do empresário e à esmerada recepção a todos os convidados.
Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia agradecemos o convite para cobrir o evento.
Obs: Alguns vídeos ficaram com imagens tremidas, devido à intensa trepidação do catamarã, causada pela alta velocidade e vento forte.
Valdivino, Selton Campos e Íris de Luxo
VISITE PETROLÂNDIA - A cidade está localizada no Sertão de Pernambuco, a cerca de 450km do Recife, é mais conhecida turisticamente pela peculiar "igreja semi-submersa", ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, remanescentes do povoado Barreiras, após o enchimento da barragem da Usina Hidrelétrica de Itaparica, hoje denominada Luiz Gonzaga, no final dos anos 1980. A igreja foi o único prédio nunca coberto pelas águas, nos mais de 30 anos da represa. No entanto, há outros pontos turísticos no município, como dois sítios arqueológicos - Furna do Padre e Letreiro do Sobrado -, o passeio de catamarã à Ilha de Rarrá, diversos balneários, Mirante da Serrota, de onde é possível ver toda a área urbana e grande extensão do Lago de Itaparica. Petrolândia fica a aproximadamente 50 km de Paulo Afonso, Bahia, com acesso pela BR-110.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier